A LINGUAGEM E AS SUAS FUNÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Advertisements

Prof. Valdenir Araújo Pessôa
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Funções da linguagem 1º ano Língua Portuguesa
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Existem seis elementos no ato de comunicação: o locutor ou emissor, o interlocutor ou receptor (a pessoa com quem se fala), o canal ou contato (o som.
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
Funções intrínsecas do texto
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
9º ano EF FUNÇÕES DA LINGUAGEM Profª Andréa Fávaro Reis Baroni
GRAMÁTICA : módulo 02 Professora: Maria Leonor Teixeira Favero Montoro
Função emotiva ou expressiva
PROFͣ SABRINA LINHARES
Professora: Aíla Rodrigues
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Técnicas de Comunicação Oral e Escrita
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
As funções da linguagem
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
Funções da Linguagem.
Conceitos, Funções e Estilística
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
AULAS 5 A 8 Profª Lídia Helena Gomes de Oliveira
Carta pessoal.
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
Dois irmãozinhos brincavam em frente de casa,
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
Redação Profª Ana Carolina Silva Mendonça
Funções da Linguagem.
Funções da linguagem INTERLOCUTORES
Processo de Comunicação
A Comunicação Escrita.
Linguagem e comunicação
Kembleton Wiggins (Soul Winning Made Easier) – Pacific Press Concordância cognitiva.
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
Capítulo 4 Funções da linguagem.
Comunicação.
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
Um Dia, Falei Com Deus Lu Carlos.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Prof.: Romão Júnior.
Leitura e interpretação de texto
Aula 6 – Funções da Linguagem e Comunicação Interpessoal
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Português Instrumental REVISÃO
Funções da Linguagem.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Funções da Linguagem Professora Raysa.
AGORA EU SEI PORQUE A MINHA VIDA É IMPORTANTE ASSIM DEUS PAI ENVIOU EM MEU LUGAR O SEU FILHO QUE MORREU POR MIM A NOTÍCIA DA MINHA VIDA VEIO A TEMPO DE.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFESSORES: JULIÃO e ASSONILDE NEGREIROS Técnicas de Comunicação Oral e Escrita.
A comunicação.
Funções da Linguagem.
Linguagem, códigos e suas tecnologias Língua Portuguesa
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
Variação Linguística Funções da Linguagem.
Função de linguagem Função referencial ou denotativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários,
Transcrição da apresentação:

A LINGUAGEM E AS SUAS FUNÇÕES

PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO, É NECESSÁRIO O USO DE RECURSOS QUE DÃO ÊNFASE AO QUE O EMISSOR DESEJA TRANSMITIR PARA QUE A MENSAGEM VENHA A SER COMPREENDIDA POR QUEM A RECEBE. 

AMBIENTE DE COMUNICAÇÃO

- Emissor ou remetente: é aquele que envia a mensagem (uma pessoa, uma empresa, uma emissora de televisão etc.) - Receptor ou destinatário: é aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo ou um grupo). - Mensagem:  é o conteúdo das informações transmitidas. - Canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem será transmitida (carta, palestra, jornal televisivo) - Código: é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem; o emissor codifica aquilo que o receptor irá descodificar. - Referente  ou contexto: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere.

FUNÇÃO REFERENCIAL OU DENOTATIVA: TRANSMITE UMA INFORMAÇÃO OBJETIVA, EXPÕE DADOS DA REALIDADE DE MODO OBJETIVO, NÃO FAZ COMENTÁRIOS, NEM AVALIAÇÃO. GERALMENTE, O TEXTO APRESENTA-SE NA TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR OU PLURAL, POIS TRANSMITE IMPESSOALIDADE. A LINGUAGEM É DENOTATIVA, OU SEJA, NÃO HÁ POSSIBILIDADES DE OUTRA INTERPRETAÇÃO ALÉM DA QUE ESTÁ EXPOSTA. EM ALGUNS TEXTOS É MAIS PREDOMINANTE ESSA FUNÇÃO, COMO: CIENTÍFICOS, JORNALÍSTICOS, TÉCNICOS, DIDÁTICOS OU EM CORRESPONDÊNCIAS COMERCIAIS.

MORADORES DO QUILOMBO RIO DOS MACACOS, LOCALIZADO EM UM TRECHO ONDE FICA A  BASE NAVAL DE ARATU, VIVERAM, NA MANHÃ DESTE DOMINGO, 4, MOMENTOS  DE TENSÃO QUANDO POLICIAIS MILITARES E EFETIVOS DA MARINHA FIZERAM UM CERCO À COMUNIDADE. NESTE DOMINGO, VENCEU O PRAZO DADO PELA JUSTIÇA PARA A REINTEGRAÇÃO DE POSSE EM FAVOR DA MARINHA. MAS, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA REALIZADA NO ÚLTIMO DIA 27, COM A PRESENÇA DE REPRESENTANTES DO  GOVERNO  FEDERAL, FICOU ACERTADO QUE A REINTEGRAÇÃO FICARIA SUSPENSA POR CINCO MESES. A MARINHA NÃO SE PRONUNCIOU SOBRE O ASSUNTO ATÉ O FECHAMENTO DESTA EDIÇÃO. OS CINCO MESES DE PRAZO SERÃO USADOS PARA FINALIZAR O RELATÓRIO TÉCNICO DE IDENTIFICAÇÃO E DELIMITAÇÃO REALIZADO PELO  INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA (INCRA). O OBJETIVO DO ESTUDO É  IDENTIFICAR  DETALHES SOBRE A PROPRIEDADE DA ÁREA E HÁ QUANTO TEMPO OS  QUILOMBOLAS ESTÃO NO LOCAL. NESTA MANHÃ, INTEGRANTES DO MOVIMENTO DESOCUPA SALVADOR  TENTARAM DISTRIBUIR ALIMENTOS NA COMUNIDADE, MAS FORAM IMPEDIDOS DE ENTRAR NA BASE PELA POLÍCIA. A INFORMAÇÃO FOI PASSADA PELO INTEGRANTE DO MOVIMENTO, MICHELE PERRONI.  APÓS ACORDO, OS REPRESENTANTES FORAM LIBERADOS PARA ENTREGAR AS DOAÇÕES. SEGUNDO VILMA REIS, PRESIDENTE DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA (CDCN), NA MANHÃ DESTE DOMINGO, CAMINHÕES DA MARINHA, TRATORES E VIATURAS DA POLÍCIA MILITAR (PM) CERCARAM, A COMUNIDADE, ONDE VIVEM CERCA DE 50 FAMÍLIAS. OS VEÍCULOS DEIXARAM O LOCAL SÓ POR VOLTA DO MEIO-DIA.

CONDOMÍNIO - A MARINHA ENTROU NA JUSTIÇA PORQUE PRETENDE EXPANDIR UM CONDOMÍNIO PARA OS SEUS OFICIAIS NO TERRITÓRIO, QUE FICA NA REGIÃO LIMÍTROFE ENTRE SALVADOR E SIMÕES FILHO. "A MARINHA DO BRASIL NÃO PODE TOMAR O TERRITÓRIO DE RIO DOS MACACOS, PORQUE ELA COMO INSTITUIÇÃO BRASILEIRA NÃO ESTÁ ACIMA DAS DEMAIS INSTITUIÇÕES NACIONAIS", DISSE VILMA REIS. ALÉM DO CDCN OUTRAS ORGANIZAÇÕES VEM ACOMPANHANDO A QUESTÃO. DENÚNCIA - EM JANEIRO, OS INTEGRANTES DA COMUNIDADE APROVEITARAM A PRESENÇA DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF NA BAHIA PARA DENUNCIAR A PRESSÃO QUE A MARINHA ESTARIA FAZENDO PARA QUE ELES DEIXASSEM A ÁREA, LOCALIZADA DENTRO DA VILA MILITAR. NA OCASIÃO, UM GRUPO DE 50 QUILOMBOLAS REALIZOU MANIFESTAÇÃO NA ÁREA DO PIER MARÍTIMO DE SÃO THOMÉ DE PARIPE, COM FAIXAS REIVINDICANDO À PRESIDENTE UMA "SOLUÇÃO" PARA O CONFLITO DE TERRAS QUE, SEGUNDO ELES, OCORRE DESDE A DÉCADA DE 70, QUANDO FOI CRIADA A BASE NAVAL DE ARATU. DE ACORDO COM OS MORADORES DA ÁREA, AS FAMÍLIAS ESTÃO NO LOCAL DESDE A ÉPOCA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA, HÁ MAIS DE 100 ANOS. HTTP://WWW.ATARDE.COM.BR/NOTICIA.JSF?ID=5816822

FUNÇÃO CONATIVA OU APELATIVA: O OBJETIVO É DE INFLUENCIAR, CONVENCER O RECEPTOR DE ALGUMA COISA POR MEIO DE UMA ORDEM (USO DE VOCATIVOS), SUGESTÃO, CONVITE OU APELO (DAÍ O NOME DA FUNÇÃO). OS VERBOS COSTUMAM ESTAR NO IMPERATIVO (COMPRE! FAÇA!) OU CONJUGADOS NA 2ª OU 3ª PESSOA (VOCÊ NÃO PODE PERDER! ELE VAI MELHORAR SEU DESEMPENHO!). ESSE TIPO DE FUNÇÃO É MUITO COMUM EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS, EM DISCURSOS POLÍTICOS OU DE AUTORIDADE.

FUNÇÃO METALINGUÍSTICA: ESSA FUNÇÃO REFERE-SE À METALINGUAGEM, QUE É QUANDO O EMISSOR EXPLICA UM CÓDIGO USANDO O PRÓPRIO CÓDIGO. QUANDO UM POEMA FALA DA PRÓPRIA AÇÃO DE SE FAZER UM POEMA, POR EXEMPLO. VEJA: “PEGUE UM JORNAL PEGUE A TESOURA. ESCOLHA NO JORNAL UM ARTIGO DO TAMANHO QUE VOCÊ DESEJA DAR A SEU POEMA. RECORTE O ARTIGO.” ESTE TRECHO DA POESIA, INTITULADA “PARA FAZER UM POEMA DADAÍSTA” UTILIZA O CÓDIGO (POEMA) PARA EXPLICAR O PRÓPRIO ATO DE FAZER UM POEMA.

FUNÇÃO FÁTICA: O OBJETIVO DESSA FUNÇÃO É ESTABELECER UMA RELAÇÃO COM O EMISSOR, UM CONTATO PARA VERIFICAR SE A MENSAGEM ESTÁ SENDO TRANSMITIDA OU PARA DILATAR A CONVERSA. QUANDO ESTAMOS EM UM DIÁLOGO, POR EXEMPLO, E DIZEMOS AO NOSSO RECEPTOR “ESTÁ ENTENDENDO?”, ESTAMOS UTILIZANDO ESTE TIPO DE FUNÇÃO OU QUANDO ATENDEMOS OCELULAR E DIZEMOS “OI” OU “ALÔ”.

FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA: O OBJETIVO DO EMISSOR É TRANSMITIR SUAS EMOÇÕES E ANSEIOS. A REALIDADE É TRANSMITIDA SOB O PONTO DE VISTA DO EMISSOR, A MENSAGEM É SUBJETIVA E CENTRADA NO EMITENTE E, PORTANTO, APRESENTA-SE NA PRIMEIRA PESSOA. A PONTUAÇÃO (PONTO DE EXCLAMAÇÃO, INTERROGAÇÃO E RETICÊNCIAS) É UMA CARACTERÍSTICA DA FUNÇÃO EMOTIVA, POIS TRANSMITE A SUBJETIVIDADE DA MENSAGEM E REFORÇA A ENTONAÇÃO EMOTIVA. ESSA FUNÇÃO É COMUM EM POEMAS OU NARRATIVAS DE TEOR DRAMÁTICO OU ROMÂNTICO.

LÁGRIMA – ROQUE FERREIRA LÁGRIMA POR LÁGRIMA HEI DE TE COBRAR  TODOS OS MEUS SONHOS QUE TU CARREGASTE, HÁS DE ME PAGAR  A FLOR DOS MEUS ANOS, MEUS OLHOS INSANOS DE TE ESPERAR  OS MEUS SACRIFÍCIOS, MEUS MEDOS, MEUS VÍCIOS, HEI DE TE COBRAR  CADA RUGA QUE EU TROUXER NO ROSTO, CADA VERSO TRISTE QUE A DOR ME ENSINAR  CADA VEZ QUE NO MEU CORAÇÃO, MORRER UMA ILUSÃO, HÁS DE ME PAGAR  TODA FESTA QUE ADIEI, TESOUROS QUE ENTREGUEI, A IMENSIDÃO DO MAR  AS NOITES QUE ENCAREI SEM DEUS, NA CRUZ DO TEU ADEUS, HEI DE TE COBRAR  LÁGRIMA POR LÁGRIMA. 

FUNÇÃO POÉTICA: O OBJETIVO DO EMISSOR É EXPRESSAR SEUS SENTIMENTOS ATRAVÉS DE TEXTOS QUE PODEM SER ENFATIZADOS POR MEIO DAS FORMAS DAS PALAVRAS, DA SONORIDADE, DO RITMO, ALÉM DE ELABORAR NOVAS POSSIBILIDADES DE COMBINAÇÕES DOS SIGNOS LINGÜÍSTICOS. É PRESENTE EM TEXTOS LITERÁRIOS, PUBLICITÁRIOS E EM LETRAS DE MÚSICA. NA POESIA ACIMA “EPITÁFIO PARA UM BANQUEIRO”, JOSÉ DE PAULO PAES FAZ UMA COMBINAÇÃO DE PALAVRAS QUE PASSA A IDEIA DO DIA A DIA DE UM BANQUEIRO, DE ACORDO COM O POETA.

Intertextualidade e os operadores argumentativos.

TERESINHA DE JESUS TEREZINHA DE JESUS DEU UMA QUEDA FOI AO CHÃO ACUDIRAM TRÊS CAVALHEIROS TODOS DE CHAPÉU NA MÃO O PRIMEIRO FOI SEU PAI O SEGUNDO SEU IRMÃO O TERCEIRO FOI AQUELE QUE A TEREZA DEU A MÃO QUANTA LARANJA MADURA QUANTO LIMÃO PELO CHÃO QUANTO SANGUE DERRAMADO DENTRO DO MEU CORAÇÃO TEREZINHA LEVANTOU-SE LEVANTOU-SE LÁ DO CHÃO E SORRINDO DISSE AO NOIVO EU TE DOU MEU CORAÇÃO DÁ LARANJA QUERO UM GOMO DO LIMÃO QUERO UM PEDAÇO DA MORENA MAIS BONITA QUERO UM BEIJO E UM ABRAÇO

Teresinha Chico Buarque

O PRIMEIRO ME CHEGOU COMO QUEM VEM DO FLORISTA: TROUXE UM BICHO DE PELÚCIA, TROUXE UM BROCHE DE AMETISTA. ME CONTOU SUAS VIAGENS E AS VANTAGENS QUE ELE TINHA. ME MOSTROU O SEU RELÓGIO; ME CHAMAVA DE RAINHA. ME ENCONTROU TÃO DESARMADA, QUE TOCOU MEU CORAÇÃO, MAS NÃO ME NEGAVA NADA E, ASSUSTADA, EU DISSE "NÃO".

O SEGUNDO ME CHEGOU COMO QUEM CHEGA DO BAR: TROUXE UM LITRO DE AGUARDENTE TÃO AMARGA DE TRAGAR. INDAGOU O MEU PASSADO E CHEIROU MINHA COMIDA. VASCULHOU MINHA GAVETA; ME CHAMAVA DE PERDIDA. ME ENCONTROU TÃO DESARMADA, QUE ARRANHOU MEU CORAÇÃO, MAS NÃO ME ENTREGAVA NADA E, ASSUSTADA, EU DISSE "NÃO".

O TERCEIRO ME CHEGOU COMO QUEM CHEGA DO NADA: ELE NÃO ME TROUXE NADA, TAMBÉM NADA PERGUNTOU. MAL SEI COMO ELE SE CHAMA, MAS ENTENDO O QUE ELE QUER! SE DEITOU NA MINHA CAMA E ME CHAMA DE MULHER. FOI CHEGANDO SORRATEIRO E ANTES QUE EU DISSESSE NÃO, SE INSTALOU FEITO POSSEIRO DENTRO DO MEU CORAÇÃO.