DNS Suporte - DI.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Já que está instalado, por que não usar?
Advertisements

DNS Domain Name System.
Servidor de DNS Profº Marcio Funes.
Aula 3 Sistema de Nomes de Domínios
Laboratório de Informática Plataforma Web 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
Rede Local Instalação de Software Base
IPv6 no Linux com túnel Teredo Tunneling
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Disciplina: Gerência de Redes Profa. Ana Cristina Benso da Silva
DNS: Domain Name System
DNS Introdução.
GERENCIAMENTO DE REDES
Internet e Intranet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite.
TCP/IP CAMADA DE APLICAÇÃO SERVIÇOS
Servidor HTTP (Apache)
Possibilidades de um byte:
GERENCIAMENTO DE CHAVES PÚBLICAS. Gerenciamento de chaves públicas Abril de 2006 Criptografia de Chave Pública 2 Problema: Se Alice e Bob não se conhecem.
Aula 9 - Camada de aplicação
HIP Protocolo de Identificação do Usuário Uma visão geral sobre este protocolo que promete ser uma solução às atuais dificuldades de implementação da internet.
DNS (Domain Name System) Sistema de Nomes de Domínios
Termo da Microsoft para designar um conjunto de serviços de directórios do Windows Server. Conceito utilizado a partir da versão do Windows Server 2000.
Infraestrutura para otimização de consultas DNS
PERÍCIA EM INFORMÁTICA Aula 09 –Análise de sites e mensagens eletrônicas Curso de Sistemas de Informação. Prof. Diovani Milhorim.
Protocolo DHCP Willamys Araújo.
1 ENUM Pedro Veiga FCCN 24 de Junho de Índice O que é o DNS DNS em Portugal DNS a nível internacional Do IAHC ao ICANN O WIPO DNS em Portugal.
Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial
Serviços de Nomes e DNS 1.
Prof. Arthur Transmissão de Dados A Camada de Aplicação Transmissão de Dados Prof. Arthur O Modelo de Referência TCP/IP A Camada de.
Redes de Computadores I Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Maria Alessandra Dubowski Nascimento
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios
Prof. Rafael Folha SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 03 Prof. André Lucio.
Redes de Computadores I Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
ANTONIO LIMEIRA EDUARDO FRANKLIN LUCAS ARANHA RANIERI VALENÇA RODRIGO PIGATTI DNS.
Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
DNS Willamys Araújo 1. Introdução A internet possui uma infinidade de sites e, para acessá-los, você digita um endereço no campo correspondente do seu.
Active Directory Services Serviço de Diretório Ativo
LDAP+SSO SUPORTE TÉCNICO. COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS ● Arquivos locais o Sistemas Operacional o HDs, DVD, PenDrive, SSD...
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
Planejamento e Implantação de Servidores
DEFINIÇÕES DE DNS DNS é a abreviatura de sistema de nomes de domínio (DNS, Domain Name System) Sistema de Resolução de Nomes. É um sistema para atribuir.
Termos – redes de computadores
Microsoft Students to Business
Tema 07: A camada de aplicação: protocolos HTTP, SMTP, DNS, FTP
Redes de Computadores I Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
IP/DNS NUNO BANDOLA COMUNICAÇÃO DE DADOS CARLOS PEREIRA.
DNS = Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios)
Active Directory Profa. Priscila Facciolli Sistemas Operacionais.
PROTOCOLOS DE REDE Endereço Real e Reservado
Índice I Índice II (14) Índice III (22) Endereços IP (2)
REDES DE COMPUTADORES II
IP-INTERNET PROTOCOLO. EQUIPE: Aline Helena de Oliveira Dione de Souza Neves Jefferson Dalla Lasta Johnathan Maurício Silva Galvão Mario Fernando Pioski.
Ataque ao DNS.
Informática Industrial N8INF
Fonte: Fonte:
Faixa de Numeros IP O endereço IP, na versão 4 do IP (IPv4), é um número de 32 bits oficialmente escrito com quatro octetos (Bytes) representados no formato.
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
Aula 6.  Conceitos de redes ◦ Protocolo TCPI/IP ◦ Endereçamento ◦ DNS ◦ Gateway ◦ Atribuição dinâmica e estática (DHCP)  Exercícios : Verificar configurações.
DNS Suporte técnico. DNS ● Domain Name Server ● Responsável pela resolução de nomes ● IP (v4 e v6) identificador único na rede o ● Nomes facilitam.
Alessandro D. R. Fazenda
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de aplicação IGOR ALVES.
DNS, IP e GATEWAY Os componentes de rede citados anteriormente servem, basicamente, para permitir acesso à rede e à Internet, seja em ambiente doméstico.
Segurança de Rede Prof. Sales Filho Infra-estrutura de chaves públicas.
Sistemas Operacionais de Redes DNS
Capítulo 2 Redes de computadores e a Internet Camada de aplicação Prof. Gustavo Wagner.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação B. Internet Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
DNS Domain Name System. O que é o DNS ?  O DNS ( D omain N ame S ystem - Servidor de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquicos.
Transcrição da apresentação:

DNS Suporte - DI

O que é o DNS ? O DNS (Domain Name System - Servidor de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquicos e distribuído operando segundo duas definições: Examinar e atualizar seu banco de dados. Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs).

Como funciona ? O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, e permitindo a localização de hosts em um domínio determinado. Exemplo: Quando digitamos algum site em nosso browser (www.ufes.br) o DNS resolve o nome do site para o IP 200.137.65.84

Qual a motivação do seu uso ? De uma maneira simples, o DNS permite que consigamos gravar os endereços de uma maneira mais fácil e prática. Imagine se você precisasse gravar o IP de todos os sites que você conhece !

Exemplos de Domínios

Curiosidades Existem 13 servidores DNS raiz no mundo todo e sem eles a Internet não funcionaria. Destes, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, um na Ásia e dois na Europa. Para Aumentar a base instalada destes servidores, foram criadas réplicas localizadas por todo o mundo, inclusive no Brasil desde 2003. O servidor DNS secundário é uma espécie de cópia de segurança do servidor DNS primário. Quando não é possível encontrar um domínio através do servidor primário o sistema tenta resolver o nome através do servidor secundário.

O DNS reverso. Em síntese o DNS reverso resolve IP em nome. Essa é uma forma de certificar de que aquele IP aponta realmente para um nome desejado.

Como esse serviço é implementado no LabGrad ? O software que utilizamos para gerenciar o DNS em nosso laboratório é o BIND , que está instalado em nosso servidor (Pahnois) Uma aplicação: Quando utilizamos o serviço de SSH, por exemplo, “ssh grad01”, esse nome é enviado para nosso servidor que por sua vez consulta em sua base de dados qual é o IP correspondente ao nome dado, para que então seja estabelecida a conexão.

Note que se você tentar dar um SSH para uma maquina que não tenha seu nome registrado no banco de dados do nosso servidor, o serviço não funcionará.

Extra http://www.youtube.com/watch?v=Q3QjjA_yDKI