CNIDÁRIOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-Campus Salinas
Advertisements

Cnidários (“urticantes”) ou Celenterados (“com cavidade digestiva”)
Biologia Professor Thomaz Nagel
Reino Animalia Ciências Tassinari.
“PORÍFEROS E CNIDÁRIOS”
Cnidários.
Cnidários.
FILO CNIDÁRIA (COELENTERATA)
Platelmintos.! Características Gerais Os platelmintos, também conhecidos popularmente como vermes, são animais pertencentes ao filo Platyhelminthes, reino.
“PORÍFEROS E CNIDÁRIOS”
FILO CNIDARIA Do Grego (Cnid=urtiga), devido aos cnidócitos
Filo Cnidaria ou Coelenterata
CNIDÁRIOS ou Celenterados
CELENTERADOS.
FILO PORIFERA AS ESPONJAS.
Cnidários ou Celenterados
Cnidários ou Celenterados
CNIDÁRIOS.
Medusas: as formas livres.
Estrutura Interna dos Cnidários
CELENTERADOS ou CNIDÁRIOS
Ciências Karol.
CNIDARIOS Animais dotados de células urticantes (cnidoblastos).Apresentam-se nas formas de pólipo ou de medusa. Simetria radial ou birradial. Diblásticos.
Filo Cnidária (Cnidários)
CNIDARIA.
CELENTERADOS OU CNIDÁRIOS
FILO CNIDARIA Está representado por hidras, medusas ou águas-vivas, corais, anêmonas-do-mar e vespas-do-mar. Existem basicamente dois tipos morfológicos.
Reino Animal Filo Cnidaria – (Cnidários)
Cnidaria Professor Guilherme Ferreira de Lima Filho.
PORÍFEROS E CNIDÁRIOS.
CNIDÁRIOS.
Cnidários ou celenterados
Poríferos e Cnidários/Celenterados
Zoologia 1. Cnidários
FILO CNIDARIA (CELENTERADOS)
Reino Animalia Filo Cnidaria
Cnidários Ou celenterados, São hidras, caravelas, águas vivas, corais e anêmonas do mar.
Prof. Giseli Trento Andrade e Silva
Poríferos e Cnidários CAP. 10 1ª SÉRIE Prof. Alexsandra Ribeiro.
FILO CNIDARIA Do Grego (Cnid=urtiga), devido aos cnidócitos
É a parte da biologia que se preocupa com o estudo dos
CNIDÁRIOS.
REINO ANIMAL OU METAZOA - Pluricelular – Eucarionte – Heterótrofo
FILOS ANIMAIS
Professora: Kellin Mioranza Pereira.
Cnidários ou Celenterados
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS
CNIDARIA-Celenterados
SIMETRIA: divisão imaginária do corpo de um animal em partes opostas que devem ser semelhantes externamente. Existem: Assimétricos: não possuem simetria.
Filo dos Invertebrados
Filo dos Cnidários (Celenterados) Móds. 07 e 08 Setor 1403 Prof. Rafa.
Professora Luciana Guerim
Filo Porifera e Filo Cnidaria
INVERTEBRADOS MAIS SIMPLES
Obs.: antigamente Filo Coelenterata (celenterados)
Celenterados ou Cnidários
INVERTEBRADOS 04/08/10 1.
Pré vestibular Frei Seráfico Filo Cnidário (Celenterado)
PORÍFEROS E CNIDÁRIOS.
PORÍFEROS. REINO ANIMAL: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS 2º ANO-ENSINO MÉDIO BIOLOGIA PROF. VANESCA.
Características Gerais dos Filos
CNIDÁRIOS.
CNIDÁRIOS.
Poríferos.
Cnidários Cnidários Guilherme Campos do Amaral
Colégio Maria Imaculada
GRUPOS ANIMAIS META Apresentar, em linhas gerais, as características dos representantes do Reino Animal, bem como citar os principais filos inseridos neste.
Aquáticos (dulcícolas e marinhos). Presença de tentáculos com células urticantes. 1 o grupo animal a apresentar um sistema digestório (enterozoários).
Transcrição da apresentação:

CNIDÁRIOS

CARACTERÍSTICAS Cnidários são animais aquáticos, radialmente simétricos com uma extremidade do corpo exibindo uma boca circundada por tentáculos. A boca é a única abertura para a cavidade intestinal. Os cnidários apresentam-se em duas formas, a medusa e pólipo. As medusas são formas móveis semelhantes a guarda- chuva, com a boca na região mediana, rodeada de compridos tentáculos, os braços orais. Os pólipos são semelhantes a tubos, em que a extremidade inferior se mantém fixa no substrato e na extremidade superior estão boca e tentáculos. Primeiros animais dotados de tecidos organizados, chamados de histozoários. Eles já possuem, inclusive, alguns esboços de órgãos e sistemas.

*São diblásticos. A ectoderme dá origem à epiderme, e a endoderme, à gastroderme. Entre ambas, existe a mesogléia, um material gelatinoso. *Na linha evolutiva, são os primeiros animais que apresentam cavidade digestória e sistema nervoso.

CNIDOBLASTOS OU CNIDÓCITOS *Célula característica dos celenterados. Relacionado com a captura de alimento e defesa).   * Cada um pode conter uma cápsula ovalada,o nematocisto. No interior dele há uma solução tóxica e um filamento enrolado, com ponta em forma de dardo. No exterior do cnidócito, há uma proeminência em forma de espinho, o cnidocílio. Quando tocado, abre-se o nematocisto, disparando o filamento embebido na substância tóxica(hipinotoxina)     

FUNÇÕES     Sistema excretor Ausente.  Os produtos do metabolismo celular são excretados na cavidade gastrovascular e eliminados pela boca.         Sistema nervoso: Presente, formando uma rede difusa no corpo. Os celenterados é o primeiro da escala animal há apresentar sinais de sistema nervoso, este sistema chamamos de Sistema Nervoso Difuso. Assim, estimulando apenas um tentáculo todo o organismo reage, isto ocorre graças à difusão do estímulo por toda a rede nervosa.  Sistema sensorial:  Presente, reduzido. Células sensitivas   espalhadas pela epiderme. Algumas espécies com células sensíveis à luz (ocelos).

FUNÇÕES Sistema digestório incompleto. As presas são capturadas pelos tentáculos, levadas a boca e chegam a cavidade gastrovascular. Nela os alimentos são parcialmente digeridos por enzimas e depois são englobados pelas células dessa cavidade, que completam a digestão. Como a digestão ocorre dentro e fora das células, a digestão é intra e extracelular. São carnívoros e alimentam-se de peixes e zooplâncton.   Sistema cardivascular: Ausente. Nutrientes e gases respiratórios são distribuídos por difusão entre as células. Sistema respiratório: Ausente. Trocas gasosas por difusão.

   Reprodução ASSEXUADA: *Brotamento Um broto desenvolve-se no corpo do pólipo,forma boca e tentáculos e, depois se destaca e passa a ter vida independente. Regeneração Quando um celenterado é dividido em vários fragmentos, cada um pode originar um novo indivíduo. SEXUADA Algumas espécies são monóicas outras dióicas. Espermatozóides liberados na água nadam à procura do óvulo. Após a fecundação e a formação do zigoto, o desenvolvimento pode ser direto, como no caso da hidra Em outros, a fecundação pode ocorrer externamente, no ambiente ou na cavidade gastrovascular.O zigoto origina uma larva(PLÂNULA) achatada e ciliada, que nada e se fixa a um substrato, formando um novo indivíduo( desenvolvimento indireto)

ALTERNÂNCIA DE GERAÇÃO OU METAGÊNESE

CLASSIFICAÇÃO Filo Cnidaria ou Coelenterata apresenta três classes: Hydrozoa (a maioria das espécies com forma de pólipo). Scyphozoa (a maioria das espécies com forma de medusa). Anthozoa (apenas pólipos). Os corais pertencem à classe Anthozoa.

CNIDÁRIOS