Tendência de Crescimento da Economia do Paraná PIB – EVOLUÇÃO EMPREGO INVESTIMENTOS PRODUÇÃO - INDUSTRIAL - AGRONEGÓCIO IMPORTAÇÃO EXPORTAÇÃO.

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Transcrição da apresentação:

Tendência de Crescimento da Economia do Paraná PIB – EVOLUÇÃO EMPREGO INVESTIMENTOS PRODUÇÃO - INDUSTRIAL - AGRONEGÓCIO IMPORTAÇÃO EXPORTAÇÃO

Amplia os desafios do Estado na área de infraestrutura Novos investimentos para garantir a competitividade Atender à Expansão Produtiva Tendência de Crescimento da Economia do Paraná

Fonte: IBGE – Contas Regionais Nota: * Estimativas preliminares do Ipardes PIB

Fonte: IBGE – Contas Regionais; IPARDES; BACEN Nota: * Estimativas preliminares do Ipardes para o Paraná ( ) - Taxa do PIB do Brasil referente às expectativas de mercado do Banco Central ( ) PIB

Fonte: MTE/RAIS Emprego 0,5 1 1,5 2 2,5 Milhões

Paraná Competitivo Retomada na atração de novos investimentos R$ 7,5 bilhões Empregos R$ 7,5 bilhõesProjetos em análises e conversações R$ 15,0 bilhões Investimentos

Aves Cooperativas 3 novas fábricas ( Santo Inácio, Ubiratã e Mandaguari) Ampliações no abate nas unidades existentes empregos R$ 500 milhões investidos Novas fábricas – soja, milho, trigo, lácteos e alimentos Armazenagem de grãos Transportes e logística R$ 1,1 bilhão Projetos não inseridos no Paraná Competitivo

Produção de Grãos no Paraná 2000/2011 (milhões T.)

Fonte: MDIC/Secex/ /Elaboração: Ocepar Exportações Totais do Paraná 2001/2011 (Bilhões US$)

Fonte: MDIC/SECEX Nota: * 2011 abrange o período janeiro a setembro Importações e Exportações Paranaenses (US$ FOB) – 2011

Fonte: MDIC/SECEX Nota: * 2011 abrange o período janeiro a setembro Importações e Exportações Paranaenses (T) – 2010

Porto de Paranaguá Movimentação total 2006 – 2015 (Milhões T.)

Veículos

Fonte: APPA Elaboração: Getec/Ocepar Grãos

Porto de Paranaguá - Importação de fertilizantes Paraná /2012 (milhões T.)

Áreas Prioritárias: 1.Educação; 2.Infraestrutura; 3.Inovação e Empreendedorismo; 4.Modernização da Gestão Pública Fórum Permanente de Desenvolvimento – FF 10 Paraná

Infraestrutura: 1.Portos; 2.Ferrovias; 3.Aeroportos; 4.Rodovias / Pedágio; 5.Banco de Projetos

Prioridades 1.Dragagens; 2.Corredor de exportação; 3.Acesso rodoviário (Paranaguá e Antonina); 4.Novo berço para movimentação de veículos; 5.Atendimento a navios de passageiros.

Fórum Permanente de Desenvolvimento – FF 10 Paraná Infraestrutura: 1.Portos; 2.Ferrovias; 3.Aeroportos; 4.Rodovias / Pedágio; 5.Banco de Projetos

Malha Ferroviária do Paraná

Prioridades 1.Ferrovia Guarapuava - Paranaguá; 2.Ferrovia Cascavel – Guaíra – Maracaju (MS); 3.Ramal Ferroviário de Contorno de Curitiba;

Infraestrutura: 1.Portos; 2.Ferrovias; 3.Aeroportos; 4.Rodovias / Pedágio; 5.Banco de Projetos Fórum Permanente de Desenvolvimento – FF 10 Paraná

Aeroporto Internacional Afonso Pena

1.Terminal de Cargas 2. Estacionamento para veíc. 3. Ampl. Pátio de Aeronaves 4. Pistas de Taxi “taxiways” 5. Recapeamento da Pista 6. Terminal de Passageiros 7. ILS CAT II Cabeceira 33 e ILS CAT III Cabeceira Nova Pista Principais Empreendimentos

Nova Pista

Existente : 30 balcões de check in 6 pontes de embarque 4 esteiras de bagagens Ampliação: 64 balcões de check in 14 pontes de embarque 8 esteiras de bagagens Reforma/Ampliação Terminal de Passageiros

Vista lado ar Área ampliada em azul Reforma/Ampliação Terminal de Passageiros

Prioridades 1.Ampliação do Terminal de Foz do Iguaçu 2.Ampliação da Pista de Londrina 3.Ampliação do aeroporto de Cascavel; 4.Ampliação da Pista de Maringá; 5.Projeto Arco Norte (Londrina/Maringá) 6.Implantação da 2ª pista no Afonso Pena

Infraestrutura: 1.Portos; 2.Ferrovias; 3.Aeroportos; 4.Rodovias / Pedágio; 5.Banco de Projetos Fórum Permanente de Desenvolvimento – FF 10 Paraná

Rodovias: 1.Anel de Integração – Rodovias Pedagiadas; 2.DNIT – Dept. Nac. de Infraestrutura de Transportes; 3.Outras Intervenções. Fórum Permanente de Desenvolvimento – FF 10 Paraná

Anel de Integração Rodovias Pedagiadas

MATO GROSSO DO SUL

Obras do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes

MATO GROSSO DO SUL

Outras Intervenções

MATO GROSSO DO SUL

1.Contorno Norte de Curitiba; 2.Duplicação da Serra do Cafezal em SP – BR116; 3.BR 101 no Paraná; 4.Duplicação Lapa - São Mateus. Outras Rodovias

O Que o Paraná Precisa

Portos: /15 situação 1.Corredor de Export. (berços/silos);150,0530,0emenda 2.Dragagem e Aprofundamento; 20,0 30,0emenda 3.Subst. Equip. Corredor Export. 0,0155,0emenda 4.Derrocagem Submarina 0,0 28,0emenda 5.Berço p/ veíc. / Navio de Passag. 9,0 67,0emenda 6.Ampliação Porto de Antonina 0,0 15,0emenda 7.Dragagens / Adeq. Navegabilidade 12,0 0,0 PAC/OGU Total Portos: R$ 1,0 bilhão O Que o Paraná Precisa

Ferrovias: /15 situação 1.Ferrovia Guarap - Pguá; 0, ,0 emenda 2.Ferrovia Casc-Guaíra-Maracajú; 0, ,0 emenda 3.Contorno Ferrov. de Curitiba 25,0 475,0 emenda 4.Rebaix. Mgá / Interseção Londrina 3,0 0,0 PAC/OGU Total Ferrovias: R$ 3,0 bilhões O Que o Paraná Precisa

Aeroportos: /15 situação 1.Ampliação Term. Pass. Foz; 0,0 40,0emenda 2.Ampliação Pista Londrina; 0,0150,0emenda 3.Ampliação aeroporto de Casc 5,0 0,0emenda 4.Ampliação Pista Maringá 0,0 80,0 emenda 5.Implant da 2ª pista em Ctba 30,0 570,0 emenda 6.Implant Aeroporto Reg Oeste 5,0 95,0 emenda Total Aeroportos: R$ 975 milhões Obs. Afonso Pena (obras 1 a 7) em andamento c/ orçam. da Infraero O Que o Paraná Precisa

Rodovias: /15 situação 1.Duplic BR476 Lapa – S. Mateus; 60,0 88,0 emenda 2.Duplic BR163 Casc – Cap Leonid.; 40,0 58,0 emenda 3.Adeq. BR153 Imb.– Paulo Frontin; 40,0 100,0 emenda 4.Acessos Porto Paranaguá; 17,0 17,0 emenda 5.Contorno Mar Candido Rondon; 5,0 11,0 emenda 6.Constr. BR 272 Iporã – Goioerê; 4,0 164,0 emenda 7.Ampl BR158 Palmital – Laranj Sul 20,0 50,0 emenda 8.Projeto da BR101 50,0 350,0 emenda 9.Duplicações e Obras Rod. Pedagiadas executar Total Rodovias: R$ milhões + Obras DNIT O Que o Paraná Precisa

MODAL /15 TOTAL 1.Portos; 179,0 825,01.004,0 2.Ferrovias 25, ,03.000,0 3.Aeroportos 40,0 935,0 975,0 4.Rodovias 236,0 838, ,0 Total (R$ milhões) 480,05.573, ,0 O Que o Paraná Precisa

Infraestrutura: 1.Portos; 2.Ferrovias; 3.Aeroportos; 4.Rodovias / Pedágio; 5.Banco de Projetos Fórum Permanente de Desenvolvimento – FF 10 Paraná

Proposta Conceitual Para Implantação do Banco de Projetos

PELT 2020 Intervenções Por Modal

PROJETOS: R$ 600 milhões Estimativa de Recursos Necessários Para Projetos

ATIVIDADEANO 1ANO 2ANO 3 EVTA PROJETO AMBIENTAL PROJETO DE ENGENHARIA CORRENDO TUDO BEM, A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO ESTRUTURANTE DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES LEVA, NO MÍNIMO, 2 ANOS E MEIO. Interferência do Tempo na Elaboração de Projetos de Infraestrutura de Transportes

GOVERNO FEDERAL Elaboração proposta: Casa Civil (Projeto de Lei) CRIAÇÃO DE FUNDO NACIONAL PARA PROJETOS ESTRUTURANTES DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES Origem dos Recursos: União Alocação dos Recursos: Ministério do Planejamento Caminhos: LDO (OGU), PPA NIVEL DE ESTADO ASSOCIAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS sediada no ambito do setor produtivo participação do Governo Estadual no Conselho Diretor Funding

PRINCÍPIOS DO PROJETO DE LEI: Realimentação do fundo com vendas dos projetos: (realimentaçao na venda do projeto pronto para investimento em novos projetos) Em PPP’s o projeto é pago pelo vencedor do certame e o resultado da venda realimenta o fundo; Em concessões, o projeto é pago pelo concessionário e o resultado da venda realimenta o fundo. Com empresas de economia mista, o projeto é pago e o resultado da venda realimenta o fundo. R$ ,00 (BANCO DE PROJETOS) Projeto de Lei

PREPARAÇÃO DE MINUTA DE PROJETO DE LEI; ANÁLISE PELA OAB-PR / UFPR / FÓRUM FUTURO 10 PARANÁ R$ ,00 (BANCO DE PROJETOS) Situação Atual