Tendência de Crescimento da Economia do Paraná PIB – EVOLUÇÃO EMPREGO INVESTIMENTOS PRODUÇÃO - INDUSTRIAL - AGRONEGÓCIO IMPORTAÇÃO EXPORTAÇÃO
Amplia os desafios do Estado na área de infraestrutura Novos investimentos para garantir a competitividade Atender à Expansão Produtiva Tendência de Crescimento da Economia do Paraná
Fonte: IBGE – Contas Regionais Nota: * Estimativas preliminares do Ipardes PIB
Fonte: IBGE – Contas Regionais; IPARDES; BACEN Nota: * Estimativas preliminares do Ipardes para o Paraná ( ) - Taxa do PIB do Brasil referente às expectativas de mercado do Banco Central ( ) PIB
Fonte: MTE/RAIS Emprego 0,5 1 1,5 2 2,5 Milhões
Paraná Competitivo Retomada na atração de novos investimentos R$ 7,5 bilhões Empregos R$ 7,5 bilhõesProjetos em análises e conversações R$ 15,0 bilhões Investimentos
Aves Cooperativas 3 novas fábricas ( Santo Inácio, Ubiratã e Mandaguari) Ampliações no abate nas unidades existentes empregos R$ 500 milhões investidos Novas fábricas – soja, milho, trigo, lácteos e alimentos Armazenagem de grãos Transportes e logística R$ 1,1 bilhão Projetos não inseridos no Paraná Competitivo
Produção de Grãos no Paraná 2000/2011 (milhões T.)
Fonte: MDIC/Secex/ /Elaboração: Ocepar Exportações Totais do Paraná 2001/2011 (Bilhões US$)
Fonte: MDIC/SECEX Nota: * 2011 abrange o período janeiro a setembro Importações e Exportações Paranaenses (US$ FOB) – 2011
Fonte: MDIC/SECEX Nota: * 2011 abrange o período janeiro a setembro Importações e Exportações Paranaenses (T) – 2010
Porto de Paranaguá Movimentação total 2006 – 2015 (Milhões T.)
Veículos
Fonte: APPA Elaboração: Getec/Ocepar Grãos
Porto de Paranaguá - Importação de fertilizantes Paraná /2012 (milhões T.)
Áreas Prioritárias: 1.Educação; 2.Infraestrutura; 3.Inovação e Empreendedorismo; 4.Modernização da Gestão Pública Fórum Permanente de Desenvolvimento – FF 10 Paraná
Infraestrutura: 1.Portos; 2.Ferrovias; 3.Aeroportos; 4.Rodovias / Pedágio; 5.Banco de Projetos
Prioridades 1.Dragagens; 2.Corredor de exportação; 3.Acesso rodoviário (Paranaguá e Antonina); 4.Novo berço para movimentação de veículos; 5.Atendimento a navios de passageiros.
Fórum Permanente de Desenvolvimento – FF 10 Paraná Infraestrutura: 1.Portos; 2.Ferrovias; 3.Aeroportos; 4.Rodovias / Pedágio; 5.Banco de Projetos
Malha Ferroviária do Paraná
Prioridades 1.Ferrovia Guarapuava - Paranaguá; 2.Ferrovia Cascavel – Guaíra – Maracaju (MS); 3.Ramal Ferroviário de Contorno de Curitiba;
Infraestrutura: 1.Portos; 2.Ferrovias; 3.Aeroportos; 4.Rodovias / Pedágio; 5.Banco de Projetos Fórum Permanente de Desenvolvimento – FF 10 Paraná
Aeroporto Internacional Afonso Pena
1.Terminal de Cargas 2. Estacionamento para veíc. 3. Ampl. Pátio de Aeronaves 4. Pistas de Taxi “taxiways” 5. Recapeamento da Pista 6. Terminal de Passageiros 7. ILS CAT II Cabeceira 33 e ILS CAT III Cabeceira Nova Pista Principais Empreendimentos
Nova Pista
Existente : 30 balcões de check in 6 pontes de embarque 4 esteiras de bagagens Ampliação: 64 balcões de check in 14 pontes de embarque 8 esteiras de bagagens Reforma/Ampliação Terminal de Passageiros
Vista lado ar Área ampliada em azul Reforma/Ampliação Terminal de Passageiros
Prioridades 1.Ampliação do Terminal de Foz do Iguaçu 2.Ampliação da Pista de Londrina 3.Ampliação do aeroporto de Cascavel; 4.Ampliação da Pista de Maringá; 5.Projeto Arco Norte (Londrina/Maringá) 6.Implantação da 2ª pista no Afonso Pena
Infraestrutura: 1.Portos; 2.Ferrovias; 3.Aeroportos; 4.Rodovias / Pedágio; 5.Banco de Projetos Fórum Permanente de Desenvolvimento – FF 10 Paraná
Rodovias: 1.Anel de Integração – Rodovias Pedagiadas; 2.DNIT – Dept. Nac. de Infraestrutura de Transportes; 3.Outras Intervenções. Fórum Permanente de Desenvolvimento – FF 10 Paraná
Anel de Integração Rodovias Pedagiadas
MATO GROSSO DO SUL
Obras do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes
MATO GROSSO DO SUL
Outras Intervenções
MATO GROSSO DO SUL
1.Contorno Norte de Curitiba; 2.Duplicação da Serra do Cafezal em SP – BR116; 3.BR 101 no Paraná; 4.Duplicação Lapa - São Mateus. Outras Rodovias
O Que o Paraná Precisa
Portos: /15 situação 1.Corredor de Export. (berços/silos);150,0530,0emenda 2.Dragagem e Aprofundamento; 20,0 30,0emenda 3.Subst. Equip. Corredor Export. 0,0155,0emenda 4.Derrocagem Submarina 0,0 28,0emenda 5.Berço p/ veíc. / Navio de Passag. 9,0 67,0emenda 6.Ampliação Porto de Antonina 0,0 15,0emenda 7.Dragagens / Adeq. Navegabilidade 12,0 0,0 PAC/OGU Total Portos: R$ 1,0 bilhão O Que o Paraná Precisa
Ferrovias: /15 situação 1.Ferrovia Guarap - Pguá; 0, ,0 emenda 2.Ferrovia Casc-Guaíra-Maracajú; 0, ,0 emenda 3.Contorno Ferrov. de Curitiba 25,0 475,0 emenda 4.Rebaix. Mgá / Interseção Londrina 3,0 0,0 PAC/OGU Total Ferrovias: R$ 3,0 bilhões O Que o Paraná Precisa
Aeroportos: /15 situação 1.Ampliação Term. Pass. Foz; 0,0 40,0emenda 2.Ampliação Pista Londrina; 0,0150,0emenda 3.Ampliação aeroporto de Casc 5,0 0,0emenda 4.Ampliação Pista Maringá 0,0 80,0 emenda 5.Implant da 2ª pista em Ctba 30,0 570,0 emenda 6.Implant Aeroporto Reg Oeste 5,0 95,0 emenda Total Aeroportos: R$ 975 milhões Obs. Afonso Pena (obras 1 a 7) em andamento c/ orçam. da Infraero O Que o Paraná Precisa
Rodovias: /15 situação 1.Duplic BR476 Lapa – S. Mateus; 60,0 88,0 emenda 2.Duplic BR163 Casc – Cap Leonid.; 40,0 58,0 emenda 3.Adeq. BR153 Imb.– Paulo Frontin; 40,0 100,0 emenda 4.Acessos Porto Paranaguá; 17,0 17,0 emenda 5.Contorno Mar Candido Rondon; 5,0 11,0 emenda 6.Constr. BR 272 Iporã – Goioerê; 4,0 164,0 emenda 7.Ampl BR158 Palmital – Laranj Sul 20,0 50,0 emenda 8.Projeto da BR101 50,0 350,0 emenda 9.Duplicações e Obras Rod. Pedagiadas executar Total Rodovias: R$ milhões + Obras DNIT O Que o Paraná Precisa
MODAL /15 TOTAL 1.Portos; 179,0 825,01.004,0 2.Ferrovias 25, ,03.000,0 3.Aeroportos 40,0 935,0 975,0 4.Rodovias 236,0 838, ,0 Total (R$ milhões) 480,05.573, ,0 O Que o Paraná Precisa
Infraestrutura: 1.Portos; 2.Ferrovias; 3.Aeroportos; 4.Rodovias / Pedágio; 5.Banco de Projetos Fórum Permanente de Desenvolvimento – FF 10 Paraná
Proposta Conceitual Para Implantação do Banco de Projetos
PELT 2020 Intervenções Por Modal
PROJETOS: R$ 600 milhões Estimativa de Recursos Necessários Para Projetos
ATIVIDADEANO 1ANO 2ANO 3 EVTA PROJETO AMBIENTAL PROJETO DE ENGENHARIA CORRENDO TUDO BEM, A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO ESTRUTURANTE DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES LEVA, NO MÍNIMO, 2 ANOS E MEIO. Interferência do Tempo na Elaboração de Projetos de Infraestrutura de Transportes
GOVERNO FEDERAL Elaboração proposta: Casa Civil (Projeto de Lei) CRIAÇÃO DE FUNDO NACIONAL PARA PROJETOS ESTRUTURANTES DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES Origem dos Recursos: União Alocação dos Recursos: Ministério do Planejamento Caminhos: LDO (OGU), PPA NIVEL DE ESTADO ASSOCIAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS sediada no ambito do setor produtivo participação do Governo Estadual no Conselho Diretor Funding
PRINCÍPIOS DO PROJETO DE LEI: Realimentação do fundo com vendas dos projetos: (realimentaçao na venda do projeto pronto para investimento em novos projetos) Em PPP’s o projeto é pago pelo vencedor do certame e o resultado da venda realimenta o fundo; Em concessões, o projeto é pago pelo concessionário e o resultado da venda realimenta o fundo. Com empresas de economia mista, o projeto é pago e o resultado da venda realimenta o fundo. R$ ,00 (BANCO DE PROJETOS) Projeto de Lei
PREPARAÇÃO DE MINUTA DE PROJETO DE LEI; ANÁLISE PELA OAB-PR / UFPR / FÓRUM FUTURO 10 PARANÁ R$ ,00 (BANCO DE PROJETOS) Situação Atual