Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS
Advertisements

PORTAS ABERTAS VESTIBULAR 2010 CONTRIBUIÇÃO DA COMGRAD FIS Pensando em fazer Física e querendo convencer seus pais com aquele papo da Física do.
Propostas de mudanças curriculares na graduação e novas tecnologias no ensino de Física E. A. Veit Instituto de Física – UFRGS 08/2002.
E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002
Modelagem computacional no ensino de Física
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora.
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Política Nacional de Meio Ambiente
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
Investigação de Surtos
Fernando Carvalho Faião
O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação U F B A.
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
IV Encontro de Avaliação Institucional da USP
1 Proposta para Discussão do Plano de Carreira dos Funcionários da USP.
Pró-Reitoria de Graduação A Avaliação Institucional e a Graduação A Avaliação Institucional e a Graduação Universidade de São Paulo Sonia Teresinha de.
1 III Encontro de Avaliação Institucional da Universidade de São Paulo Hélio Nogueira da Cruz Comissão Permanente de Avaliação - CPA 30/09/2004.
Instituto de Geociências Universidade de São Paulo Causas e conseqüências das mudanças climáticas no Brasil O que o Instituto de Geociências têm feito.
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
26/03/2017 DRE - ARAGUAÍNA Avançar.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
- 1 - Instituto Serzedello Corrêa Resultados Globais.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESu PRIORIDADES PARA O ANO DE 2004 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESu.
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Secretaria de Comunicação
LDB 9394/96 Art A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Concepção de Projetos através da METODOLOGIA DE DELINEAMENTO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS MDPO.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ
Programa de Saúde Mental Comunitária Secretaria Municipal da Saúde
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
Data: 19/08/2011 Rio Branco-Acre. Breve Histórico Decreto- Lei nº 9053 de 12/03/1946: criação dos Colégios de Aplicação. Deste modo, os CAps fazem parte.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte RESULTADOS DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO Comissão Própria de Avaliação - CPA.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
REGIÃO SUDESTE Balanço.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Matusalém dos Santos Advogado, Especialista em Direito Previdenciário, sócio-administrador da Matusalém e Castelan Advogados Associados. Tubarão/SC
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Seleção de conteúdos Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro

Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de Física. Preparo deficiente dos calouros. Altos índices de repetência. Baixa taxa de diplomação. Reduzida participação da UFRGS na formação de professores de Física. Repercussões da LDB, GED e Diretrizes Curriculares no curso. Promover a divulgação da Física entre os estudantes do ensino médio. Diagnosticar deficiências e qualidades dos calouros e fazer ajustes curriculares pertinentes. Dedicar parte das vagas atuais a um curso noturno de licenciatura. Estudar com o IM as experiências locais e externas para a melhoria do desempenho dos estudantes em cálculo.

Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixo interesse pela profissão de físico. Poucas oportunidades de emprego de bacharel em física. Promover contatos com profissionais em setores empresariais para determinar onde estão os nichos profissionais para os bacharéis em Física. Pensar em ações para tornar as atividades do Físico mais reconhecidas. Considerar novas habilitações ou ênfases, adicionais ao bacharelado em Física: Bacharelado em Física aplicada a Ciência Ambiental, á Computação, á Instrumentação e Medidas, á Proteção radiológica, etc.

Disciplinas ministradas para outros Cursos Questões: Sugestões: Falta de percepção pelos estudantes da relevância da Física para seus cursos. Redução da presença da Física nos currículos de outros cursos. Pouco diálogo com as áreas a que servimos sobre a disciplinas lecionadas. Falta de disciplinas opcionais sobre temas d ponta na pesquisa científica, dirigida a outros cursos. Contatar professores, estudantes, ex- estudantes e profissionais das áreas para identificar problemas e soluções. Adequar programas e métodos aos objetivos de cada curso, distinguindo cursos profissionais, cursos em áreas básicas e licenciaturas. Reunir professores para discutir experiências com o ensino de Física para não-Físicos. Oferecer disciplinas que proporcionem conhecimentos especializados de interesse para outras áreas; ou uma visão geral dos conceitos de Física para não- Físicos.

Pós - Graduação Questões: Sugestões: Áreas de atuação dos físicos restrita. Necessidade de maior contato entre o Instituto de Física e empresas e órgãos públicos e privados para melhor divulgação dos resultados das nossas atividades e disseminação das competências e técnicas disponíveis no Instituto. Demanda da LDB para a formação urgente de docentes das IES em nível de mestrado. Fazer um levantamento de Áreas especializadas em os físicos poderiam atuar. Avaliar a experiência do Curso de Especialização em Física das Radiações Ionizantes. Organizar mestrado temático na área de Física Aplicada. Organizar Curso de Especialização em Instrumentação, Medida e Controle. Estruturar programa de mestrado interinstitucional.

Pós – Graduação Questões: Sugestões: Equilíbrio entre disciplinas e pesquisa na atividade de pós- graduação. Nível de exigência das disciplinas. Incluir no programa de doutorado (mestrado), como disciplinas obrigatórias, seminários, totalizando oito (dois) créditos, voltados para a discussão da literatura da área maior de pesquisa em que se insere o projeto, e reunindo todos os estudantes de doutorado (mestrado) do orientador. Preservar a capacidade discriminativa do processo de avaliação das disciplinas, evitando o nivelamento por baixo do curso.

Extensão Questões: Sugestões: Interação restrita do IF com estudantes do ensino médio e fundamental. Ausência de atividades de treinamento e atualização voltadas para técnicos de nível médio e superior. Necessidade de ampliação e consolidação da educação continuada para professores de Física e Ciências. Analisar e ampliar o impacto do Curso de Física para Secundaristas (estender aos estudantes do ensino básico). Promover Cursos de Inverno para egressos do Curso de Física e de outras áreas, abordando tópicos de ponta em Física e áreas interdisciplinares. Inovar em relação ao PRO-CIÊNCIAS, promovendo programas itinerantes, ensino a distância, congressos, simpósios ou escolas. Oferecer cursos técnicos de nível médio em áreas de nossa competência (criogenia, vácuo, vidraria, técnicas de medidas, métodos computacionais, etc.) Planejar a participação do IF em feiras e exposições.