Assimetria do Universo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Explorando Partículas
Advertisements

Rosana de Oliveira Gomes COSMOLOGIA E RELATIVIDADE (FIS2012)
Angela Olinto University of Chicago Beatriz B. Siffert IF – UFRJ
Origem do Universo.
ELETRICIDADE ESTÁTICA
O UNIVERSO.
Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
ORIGEM DO UNIVERSO No princípio, havia uma grande concentração de matéria e energia… até que, aproximadamente, 15 bilhões de anos atrás…, houve uma grande.
E. E. Braz Sinigáglia alunos:Heitor e Gustavo
Escola estadual braz sinigáglia
Teoria atômica da matéria
ESTRUTURA ATÔMICA.
Cosmologia Laerte Sodré Jr. IAG/USP 14/09/2004.
supergravidade ou gravitação quântica gravitação eletromagnética forte t < s , T > 1032 K ERA DE PLANCK supergravidade ou gravitação quântica.
ELETROSTÁTICA.
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
OS RAIOS X E A RADIOATIVIDADE
Novas leis de conservação
As antipartículas: a descoberta do pósitron
ÁTOMO, MATÉRIA E ENERGIA
Estrutura Atômica Aula 1.
PARTÍCULAS ELEMENTARES
Processos de eletrização
Universo.
Física de Partículas e o Universo
Física de Partículas e o Universo
?
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Universo, o conjunto de tudo quanto existe
Universo História térmica.
Escola Secundária Prof. Reynaldo dos Santos
Origem e propriedades da água
Evolução dos Modelos Atômicos
Teorias Atômicas.
O SISTEMA SOLAR E A TERRA
Matéria e Energia Escuras, Buracos Negros
Túnel da Ciência Universo, Matéria e Energia. Universo O Universo é constituído de tudo o que existe fisicamente, a totalidade do espaço e tempo e todas.
RADIOATIVIDADE.
A CONCEPÇÃO MATERIALISTA E DIALÉTICA DE MUNDO
ELETROSTÁTICA PROFESSOR : MARCELO ALANO.
CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA
Processos de eletrização
Química.
Escola: Coopen Série:4°ano A Vespertino Aluno:Pedro Paulo
OS PRIMEIROS MODELOS ATÔMICOS
Estrelas de Nêutrons.
Universidade Federal de Itajubá
BIG BANG E A EXPANSÃO DO UNIVERSO
Estrutura eletrônica dos átomos
FÍSICA DE PARTÍCULAS PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO
Escola: COOPEN Nome: Rafael Série: 4º ano B
1.2. Teoria do Big Bang, galáxias e enxames de galáxias.
Física dos Buracos Negros Os trabalhos de Hawking
Explicando o universo Denise Godoy.
Evolução do Universo Jovem
Origem do Universo.
Os novos constituintes da matéria
Universo, matéria e energia
A Origem de Tudo. J á deves ter olhado para o céu e perguntado : de onde vieram os planetas, o Sol, as estrelas?
O Decaimento Radioativo (6 aula)
AS RADIAÇÕES NUCLEARES 4 AULA
Teoria da Relatividade Especial
Aula 01 QUÍMICA GERAL 1. Natureza da matéria Tales de Mileto ( a. C.) “Tudo é água” Anaxímenes de Mileto ( a. C.) “Tudo provém do ar e retorna.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA E DA FÍSICA
As estrelas. Formação e evolução das estrelas Estrelas nascem em nuvens moleculares. Estrelas gastam 90% das suas vidas realizando a fusão nuclear do.
Introdução ao Modelo Padrão (Standard Model) 2ª Aula 1.
QUÍMICA INORGÂNICA ESTRUTURA ATÔMICA. DALTON: Postulados de Dalton: 1- Toda matéria é formada por entidades extremamente pequenas, os átomos. 2- Os átomos.
Maratona cósmica Painel: “Linguagens da criação” Bruno Dias Fátima, 2012.
O Universo é um conjunto de tudo quanto existe. Fazendo uma contagem decrescente do Universo para a Terra temos : Super enxames, enxames de galáxias,
OS RAIOS X E A RADIOATIVIDADE
Transcrição da apresentação:

Assimetria do Universo Nome: Camilla Zacche da Silva Cosmologia e relatividade 2008/02 Professora: Thaisa Storchi Bergmann

Diferenças básicas Matéria Escura: Forma de matéria postulada que só interage gravitacionalmente. Energia escura: forma hipotética de energia que estaria permeada no espaço que teria uma forte pressão negativa. Antimatéria: extensão do conceito de antipartícula da matéria.

Como foi proposta? Primeira foi a hipótese feita por Dirac da existência, até então ignorada, de um "mar" de partículas com energia negativa coexistindo, totalmente insuspeitado, com nosso universo observado. A outra, foi a constatação de que matéria e antimatéria, ao se encontrarem, deveriam se aniquilar mutuamente

Descoberta experimental da Antimatéria Em 1932, o americano Carl Anderson, examinando trilhas deixadas por raios cósmicos em uma câmara de nuvens, observou algumas bifurcações

Na presença de um campo magnético, essas trilhas bifurcantes se encurvam em sentidos opostos, isto é uma indicação de que são devidas a partículas de mesma massa e cargas opostas

Afinal o que é a assimetria do Universo? Assimetria de matéria e anti-matéria do universo significa que temos grande quantidade de bárions – constituintes da matéria- mas praticamente nenhum antibárion.

A questão: Os processos experimentais conhecidos até hoje conservam o número bariônico, ou seja, bárions e antibarions são produzidos em quantidades iguais. Observamos mais matéria no Universo do que antimatéria.

Mas como sabemos que o Universo não é simétrico com relação à matéria e antimatéria? As partículas emitidas pelo Sol, são matéria pois interagem com a matéria na Terra sem sofrer aniquilação Os raios cósmicos trazem material de várias partes da Via-Láctea e foi observado que a relação de bárions e antiárions foi de 10.000 para 1

Se houvessem Galáxias de antimatéria, então seria possível observar emissões gama advindas de aniquilações. A sua ausência é um forte indicio que ao menos o grupo local é constituído de matéria.

Onde está a anitmatéria? A teoria mais aceita para a criação do Universo é a do Big Bang que diz que tudo se iniciou em uma grande explosão, nos primeiros instantes o universo não era constituído por matéria mas por energia sob forma de radiação.

Teorias propostas para assimetria 1º É possível que algum processo de origem desconhecida tenha provocado uma separação entre matéria e antimatéria Como até hoje não se conhece nenhum processo que possa causar esta separação esta hipótese não é muito aceita

2º É possível também que a natureza trate de forma ligeiramente diferente a matéria e a antimatéria. Se isto for verdade uma pequena fração da matéria inicialmente criada teria sobrevivido e formado o Universo que hoje conhecemos.

Condições necessária para o desequilíbrio matéria-antimatéria de Andrei Sakharov Conservação do número bariônico: Os prótons devem decair e a estimativa para esta ocorrência é de 10³² anos; Mesmo na presença de reações com a violação do numero bariônico, sem preferência de matéria sobre antimatéria o evento ocorreria nas duas direções deixando pouca matéria em excesso

Esta preferência foi observada experimentalmente com o decaimento da partículas káon

3. O esfriamento do Big Bang ocorreu fora do equilíbrio térmico, ou seja, partes do universo se esfriaram mais rapidamente do que outras proporcionando a assimetria.

Conclusões: Ainda continua um mistério como se deu esta separação de matéria e anitmatéria; Não há até hoje não há um experimento que corrobore definitivamente alguma teoria.

Existiria um anti-universo? Pergunta retórica Existiria um anti-universo?

Bibliografia Wikipedia; Blogui-Ci; http://omnis.if.ufrj.br/~leandro/divulga/cp/n ode2.html