Calor e trabalho (cont.)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptado da Porto Editora por Marília Peres
Advertisements

Química dos Biocombustíveis
W Compressão do gás Expansão do gás
Aula 05 Calor e Trabalho.
MODOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Energia e a Primeira Lei da Termodinâmica
HIGIENE DO TRABALHO “O MESTRE TEM A RESPONSABILIDADE DE FAZER COM QUE O ALUNO DESCUBRA, NÃO O CAMINHO PROPRIAMENTE DITO, MAS AS VIAS DE ACESSO A ESSE CAMINHO,
TERMOLOGIA Revisão e cont.
Cap. 2 – Energia e Primeira Lei da Termodinâmica
-2- A PRIEMEIRA LEI OS CONCEITOS.
Equação da Energia Primeira lei da termodinâmica para sistemas aberto e não estacionários.
Física Geral e Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
TERMOLOGIA IVAN SANTOS. CONCEITOS FUNDAMENTAIS Temperatura: Medida da agitação molecular. Calor: Energia térmica em trânsito. Equilíbrio térmico: temperaturas.
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
Variação de Entropia em Processos Reversíveis
A primeira lei da Termodinâmica para um Volume de Controle Inercial
Eficiência em Processos
3. Regime Transitório (ou transiente)
(Análise da segunda lei para processos)
A Propriedade Termodinâmica Entalpia
Segunda Lei da Termodinâmica
Boltzman Kelvin Clapeyron
A Segunda Lei da termodinâmica em Volumes de Controle
Conservação da Massa para um Volume de Controle
Segunda Lei da Termodinâmica restrita a ciclos (cont.)
1- O processo em regime permanente (cont.):
Variação de Entropia do Sistema Durante um Processo Irreversível
Primeira Lei da Termodinâmica (Lei da Conservação da Energia)
A Energia Interna, Entalpia e Calor Específico de Gases Perfeitos
Calor e Trabalho Definição de trabalho mecânico: “produto escalar de uma força aplicada sobre um corpo ou sistema pelo deslocamento” Definição termodinâmica.
Boltzman Kelvin Clapeyron CALOR é uma forma de energia em transito de um ponto a outro do espaço. Boyle Charles.
Calor e Temperatura.
Propagação(transmissão) do calor
Calorimetria Termodinâmica
TERMOLOGIA.
Forma Integral das Equações Básicas para Volume de Controle
CONVECÇÃO E RADIAÇÃO DE CALOR FENÔMENOS DE TRANSPORTES II.
FENÔMENOS DE TRANSPORTE
TRABALHO, CALOR e 1ª Lei da Termodinâmica. Definição de Calor Calor é a forma de transferência de energia através da fronteira de um sistema, numa dada.
TRABALHO E CALOR.
Exemplo 2 (Bocal). Vapor entra em um bocal operando em regime permanente com p1 = 40 bars, T1 = 400oC, e uma velocidade de 10 m/s. O vapor escoa através.
2. FORMAS INTEGRAIS DAS LEIS FUNDAMENTAIS
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
L - calor latente da substância
TERMOMETRIA, CALORIMETRIA E TERMODINÂMICA – Aula 7
Calor e temperatura Calor: É uma forma de energia térmica em trânsito, ou seja, está sempre se transferindo de um corpo com maior temperatura para um corpo.
Fenômenos de Transporte II
O estudo da Energia Térmica Prof.: Bruno Felix
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
Exercício 1 1- Óleo quente com temperatura de 200ºC, h = 50W/m.k escoa através de um longo tubo ( L = 2 m ) de paredes delgadas e 30 mm de diâmetro.
TERMOLOGIA Prof. Samuel Degtiar.
Superintensivo Professor John Disciplina Física E.
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Condução de Calor Fluxo de Calor
Calor, Primeira Lei da Termodinâmica e Transformações Gasosas
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Introdução à Termodinâmica.
h h2h2h2h2 h h1h1h1h1  1111  2222.
UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORTÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ.
MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA EM FORMA DE CALOR
Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II TRANSFERÊNCIA DE CALOR: CONCEITOS GERAIS Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira.
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Aula 4 – Trabalho.
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II CONDUÇÃO: UNIDIMENSIONAL E ESTACIONÁRIA
Trocadores de Calor Casco e Tubos – Correção da DTML
4ª CONFERÊNCIA DE FMT II. CALOR E 1ª LEI DA TERMODINÂMICA
Hidrodinâmica Aula 11 (1 0 Sem./2016) 1. As relações de energia 2.
I Revisão de Física Termodinâmica Prof: Marcos Rogério
Transcrição da apresentação:

Calor e trabalho (cont.) Exemplo 1: Conforme mostrado na Fig. o sistema consiste de uma mola e uma força F aplicada na direção do eixo da mola. Assume-se que o produto força-deslocamento é uma relação linear na qual a força é sempre igual a kx. a) Represente graficamente o trabalho desenvolvido e proponha uma expressão para o trabalho. b) Se a constante da mola é 20 kN/m, qual é o trabalho realizado quando a mola é comprimida 75 mm?

Exemplo 2: Gás num conjunto cilindro-pistão passa por um processo de expansão cuja relação pressão-volume é dada por: A pressão inicial é 3 bars, o volume inicial é 0,1 m3, e o volume final é 0,2 m3. Determine o trabalho para o processo, em kJ, se (a) n = 1,5; (b) n = 1,0, e (c) n = 0.

Definição de Calor Calor é a forma de energia que é transferida através da fronteira de um sistema a uma dada temperatura para outro sistema (ou arredores) a uma temperatura mais baixa em virtude da diferença de temperatura entre os dois sistemas. Um corpo nunca contém calor. Contém energia. Calor só pode ser identificado enquanto cruzando a fronteira. Calor é um fenômeno transitório. (+) Q calor transferido para o sistema (sistema ganha energia) (-) Q calor transferido do sistema (sistema perde energia)

Exemplo 3: temos um sistema fechado não adiabático preenchido por um fluido em repouso; colocamos as paredes não adiabáticas do sistema em contato com fontes de alta temperatura; Após um curto espaço de tempo, observamos uma agitação do fluído. O efeito descrito no exemplo acima é uma iteração de calor, e neste caso uma quantidade de energia (Q) foi transferida na iteração e esta quantidade de energia (Q) é igual à mudança energética da massa que compõe o sistema. Ou seja, calor e trabalho são mecanismos pelos quais a energia é transferida em sistemas fechados. Relembrando: no sistema fechado, apenas calor e trabalho podem cruzar as fronteiras do sistema.

Outra definição para processo adiabático: um processo com transferência de calor nula (Q = 0). Calor é uma função de linha, como trabalho, e é reconhecido como uma diferencial inexata: A taxa de transferência de calor é dada por: por unidade de massa:

Métodos de Transferência de Calor Condução Lei de Fourier da condução: Convecção Lei do resfriamento de Newton: Radiação Taxa de emissão superficial de energia:

o calor trocado pelo sistema, e a temperatura máxima da placa. Exemplo 4: Um fluido a 30 oC e coeficiente de troca de calor por convecção igual a 50 W/m2K molha a superfície de uma placa de alumínio (k = 237 W/moC), de 15 cm de espessura e 0,08 m2 de área. Sabendo-se que a temperatura da face direita do conjunto vale 135 oC, determine o calor trocado pelo sistema, e a temperatura máxima da placa. Fonte de Energia Δx = 15 cm Qcond. Qconv. ∞ s

Comparação entre Trabalho e Calor Calor e trabalho são fenômenos transitórios. Sistemas nunca possuem calor ou trabalho, mas cada um ou ambos cruzam a fronteira do sistema quando este sofre uma mudança de estado. Ambos calor e trabalho são fenômenos de fronteira. Ambos são observados somente nas fronteiras do sistema e ambos representam energia cruzando a fronteira do sistema. Tanto calor como trabalho são funções de linha e tem diferenciais inexatas.