Sistemas Operacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Banco de Dados Aula 01: Conceitos Básicos
Advertisements

SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores. SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores.
FORTRAN 90 Denise Yumi Takamura.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
BARRAMENTOS Iriam Cristiane Damas e Ronaldo Hornburg
Modularização de Código. Modularizar código Construção do algoritmo em um módulo único (Início...Fim/ Program... End) Único arquivo.
Arquitetura de computadores
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Arquiteturas de 4, 3, 2, 1 e 0 endereços.
Algoritmos com laços (ou seja, com conjuntos de instruções que devem ser executados repetidas vezes)
(Como implementar multiplicação e divisão uma vez só :-)
Gustavo Vieira Pereira
Compressão por Hardware
Gerência de Dados em Grades Motivação: – 1a geração de suporte a dados em Grades: ferramentas para transferência e catalogação de réplicas: Globus: GridFTP,
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Servidores e Programação Web Redes de Computadores.
Profa. Graziela Santos de Araújo Algoritmos e Programação II, 2010
Arquitetura de Computadores I
Conceitos iniciais Hardware/Software
1 Oi BlackBerry. 2 Índice 1Configurando o seu aparelho BlackBerry 2Formatando o seu aparelho BlackBerry 3Solicitando senha de ativação empresarial 4Indicador.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Aula 12 - CONFIGURAÇÃO DO SETUP
UD de Sorocaba/ Iperó UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
Campus de Sorocaba UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
Funções de um computador
Prof: Encoder Angular Prof:
Prof: Encoder Linear Prof:
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC MONTADOR E REPARADOR DE COMPUTADOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE UNIVERSIDADE FEDERAL.
CT-300 – Seminário de Tese 1/25 Um Framework Padrão para Simulação de Modelos de Robôs Móveis de Robôs Móveis Juliano A. Pereira Prof. Carlos H. C. Ribeiro.
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
Segurança de Dados no MAER.
Capítulo 8 Sistemas com Múltiplos Processadores
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Gerenciamento de Dados Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA CE-245 Tecnologias da Informação Professor Adilson Marques da Cunha Aluna: Michelle.
Discos Rigídos 1. Tecnologia Raid
Jumpers 1. O que são Jumpers
Memórias 1. Definição de Memórias: Divisão – Leitura e Escrita
1. Função: - Criar meios para que o processador possa comunicar-se com todos estes componentes com a maior velocidade e confiabilidade possíveis. - Na.
1. Formação -Ensino Médio Profissionalizante (Proc. de dados) -Superior (Engenharia Eletrônica / Computação) -MBA Gestão Empresarial Financeira -Pós Graduação.
Capítulo I – Conceitos Primários 1.1 – Estrutura de um computador 1.2 – Informações manipuladas por um computador 1.3 – Evolução das linguagens de programação.
TA 733 A – Operações Unitárias II
I – Informação Digital – Tema de Discussão Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Descrição da Infraestrutura Tecnológica Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Informação Digital – Trabalho Grupo Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
Simulado Técnico Judiciário – TRE SP Informática.
Agente de Telecomunicações Polícia Civil - SP
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS
Business Process Management e Workflow - jBPM Aluno: Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Novembro 2006.
Introdução à Codificação de Canal Evelio M. G. Fernández
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
Organização de Sistemas de Computadores
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
Recursividade Estrutura de Dados.
Marco Antonio Montebello Júnior
Autenticação em ASP.NET
The Data Warehouse Toolkit
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet
Redes para Automação Industrial Capítulo 1: Automação Industrial
Sistemas Operacionais e Windows XP Aula 04 – DCA0302.
04:27 Introdução Tipos de Fluxo de Dados e de Arquivos Manipulação de Arquivos em Java Classes FileReader e FileWriter Classes FileInputStream e FileOutputStream.
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
ab SISTEMAS OPERACIONAIS ab
Transcrição da apresentação:

Sistemas Operacionais

Sistema Operacional Sistema Operacional: principal programa do sistema, que controla todos os recursos do computador (dispositivos físicos e funções de software). É um programa de controle do computador. O Sistema Operacional é responsável por alocar recursos de hardware e escalonar tarefas. Ele também deve prover uma interface para o usuário - ele fornece ao usuário uma maneira de acesso aos recursos do computador.

USUÁRIOS SISTEMA OPERACIOANAL HARDWARE SOTWARE

O que um sistema operacional faz? Gerencia os recursos de hardware e software do sistema. Em um computador de mesa, esses recursos incluem o processador, a memória, o espaço em disco etc. Em um telefone celular, o sistema operacional gerencia o teclado, a tela, a agenda, a bateria e a conexão de rede;

TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS Monoprogramáveis / Monotarefa Multiprogramáveis / Multitarefa Sistemas com Múltiplos Processadores

SISTEMAS MONOPROGRAMÁVEIS / MONOTAREFA Execução de um único programa; Qualquer outro programa, para ser executado, deveria aguardar o término do programa corrente; Tipicamente relacionado ao surgimento dos mainframes;

SISTEMAS MULTIPROGRAMÁVEIS / MULTITAREFA Mais complexos e mais eficientes; Vários programas dividem os mesmos recursos; Aumento da produtividade dos seus usuários e a redução de custos;

SISTEMAS COM MÚLTIPLOS PROCESSADORES Caracterizam por possui duas ou mais UCPs interligadas, trabalhando em conjunto; Fortemente Acoplado dois ou mais processadores compartilhando uma única memória e controlados por apenas um único SO Fracamente Acoplado Dois ou mais sistemas de computação interligados, sendo que cada sistema possui o seu próprio SO

A inicialização do sistema operacional Quando você liga o computador, o primeiro programa executado é, geralmente, um conjunto de instruções armazenadas na memória ROM. Este código examina o hardware do sistema para ter certeza de que tudo está funcionando corretamente. Este autoteste, conhecido como POST ele verifica a CPU, a memória, a BIOS (Sistema de Entrada e Saída Binário ), procura por erros e armazena o resultado em uma memória especial.

A inicialização do sistema operacional Ao completar o POST, o software é carregado na memória ROM (às vezes chamado de BIOS ou firmware) ativa as unidades de disco do computador. Na maioria dos computadores modernos, quando o computador ativa o disco rígido ele encontra o trecho inicial do sistema operacional, conhecido como bootstrap loader (sistema de inicialização).

Bootstrap loader O bootstrap loader é um pequeno programa que tem uma única função. Ele carrega o sistema operacional na memória e permite que ele comece a operar.

Tarefas do sistema operacional Gerenciamento do processador Gerenciamento da memória Gerenciamento de dispositivos Gerenciamento de armazenamento Interface de aplicativos Interface do usuário

ESTRUTURA DO SO Formado por um conjunto de rotinas (procedimentos) que oferecem serviços aos usuários do sistema e suas aplicações, bem como a outras rotinas do próprio sistema. Esse conjunto de rotinas é chamado núcleo do sistema ou kernel (cérebro).

KERNEL O Kernel é um componente do Sistema Operacional, mas fica tão escondido que a maioria dos usuários domésticos sequer ouviu falar nele.

O cérebro do S.O. É o grande responsável por fazer a interação entre as camadas (Software e Hardware). Em outras palavras, é o Kernel que gerencia os recursos do sistema e permite que os programas façam uso deles.

Simples assim? Basicamente, ele começa a funcionar assim que o computador é ligado; nesse momento ele inicia a detecção de todo o hardware indispensável ao funcionamento da máquina (monitor, placa de vídeo etc.).

O Sistema Operacional é carregado em seguida e, uma vez que o usuário faça seu login, o Kernel passa a administrar as principais funções dentro do S.O.: isso inclui o gerenciamento da memória, dos processos, dos arquivos e de todos os dispositivos periféricos. Dessa forma o Kernel pode ser descrito como um grande organizador: é ele o responsável por garantir que todos os programas terão acesso aos recursos de que necessitam .

Exercício 1 – O QUE É SISTEMA OPERACIONAL? 2 – O QUE É HARDWARE E SOFTWARE? 3 – O QUE O SISTEMA OPERACIONAL FAZ? 4 – O QUE É SISTEMA MONOTAREFA? 5 – O QUE É SISTEMA MULTITAREFA? 6 – COMO SE CARACTERIZA SISTEMAS COM MÚLTIPLOS PROCESSADORES? 7 – O QUE É MEMÓRIA ROM? 8 – O QUE É BIOS? 9 – O QUE É BOOTSTRAP? 10 – QUAIS AS TAREFAS DO SISTEMA OPERACIONAL? 11 – O QUE É KERNEL?