Processos de separação de misturas PROF. BETO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos de separação de misturas PROF. Eduardo Ulisses
Advertisements

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS AULA 4.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Meio Aquático INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Profa Rejane Freitas Benevides
Transporte em Nanoestruturas. I) Transporte balístico Um material unidimensional (confinado em duas dimensões) transporta carga quando uma voltagem é
Conceitos gerais - Solo
Prof. Celso Gramática.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
AVALIAÇÃO OXIDATIVA DO ÓLEO RESIDUAL E BIODIESEL DURANTE A ESTOCAGEM Gabriela Menegon Buosi UFPR/TN Maria Cristina Milinsk Figura 1. Resultados das análises.
Astrofísica Observacional Aline de Almeida Vidotto
Criptografia Quântica : Um Estudo
Equilíbrio de solubilidade
Este material está disponível no endereço:
Abertura: o pequeno traço vertical interrompendo uma das extremidades indica o limite da abertura abertura: indica o local onde deverá ser feita uma abertura.
Calorimetria – Mudança de Fase Professor: Marcelo Alano.
Problema do percurso mínimo
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO QUÍMICA BACHAREL
LIOFILIZADOR CONTÍNUO
IV. INTRODUÇÃO À OBTENÇÃO DE CELULOSE E PAPEL
CRISTALIZADOR Equipamento: Acadêmica: Jaque B Viacelli
Curitiba, 12 de Junho de 2007Carvão Vegetal TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO E USO MÚLTIPLO DE CARVÃO ATIVADO. Bruno Bueno Carolina Griebeler Patrícia Quinsler.
High Performance Liquid Chromatography
CICLONE Neiva Löser Simone Conculato UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Ciência dos Materiais I
Ciências de Materiais I
Sensor de Proximidade Capacitivo
Técnicas de Amostragem
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Materiais Propriedades mecânicas Reologia.
LIPÍDEOS.
CARACTERIZAÇÃO DE PARTÍCULAS
Composição centesimal
TA 733 A – Operações Unitárias II
DECANTAÇÃO PARA SEPARAÇÃO OU CLASSIFICAÇÃO DE PARTICULAS OU PARA CLARIFICAR FLUÍDOS.
Sedimentação Universidade Estadual de Campinas
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO
TA 733 A – Operações Unitárias II
TA 534 – FENÔMENOS DE TRANSPORTE Transferência de massa
TA 733 A – Operações Unitárias II
TA 733 A – Operações Unitárias II
TA 733 A – Operações Unitárias II
OPERAÇÕES UNITÁRIAS DE Q. MOVIMENTO
OPERAÇÕES BÁSICAS UTILIZADAS EM PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS
Estatística Dados valores (amostras) de variáveis aleatórias X 1, X 2,..., X n, cuja distribuição conjunta é desconhecida, inferir propriedades desta distribuição.
Origem Pré-sal Fracionamento Poluição
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1., SOBRENOME, Autor 2…., Verdana, 32, negrito,
Modelos de Iluminação Daniel Lemos. Definição MODELOS DE ILUMINAÇÃO são técnicas usadas para calcular a intensidade da cor de um ponto a ser exibido.
Modelos de Iluminação e Tonalização
Hoje é domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo,
Igor S. França Rocha. A Energia e suas Fontes Fontes de Energia Renováveis Fontes de Energia Não-Renováveis Conclusões.
DETERGENTES Principal função
Fenômenos Magnéticos Capítulo 13
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
UFScar- CNI - IEL – SEBRAE
PROTEÍNAS.
Tecido conjuntivo hematopoiético
Por que se utiliza panela de pressão para cozinhar alimentos?
Curso de Programação em C++
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Processos de separação de misturas PROF. GIL KENEDY
Mistura. Mistura CONCEITO DE MISTURA Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Processos de separação
Análise Imediata Alvernes Cruz.
Processo de Separação de Misturas
Separação de Misturas Marcelo Cardoso.
SUBSTÂNCIAS x MISTURAS
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Transcrição da apresentação:

Processos de separação de misturas PROF. BETO QUÍMICA GERAL Processos de separação de misturas PROF. BETO

Processos Mecânicos Catação: Método rudimentar de separação de mistura baseado na diferença de tamanho e de aspecto das partículas de uma mistura de sólidos granulados. Ex: mistura de feijão e impurezas.

Processos Mecânicos Peneiração ou tamisação: Utilizado quando uma mistura de sólidos granulados, cujo tamanho das partículas é sensivelmente diferente, é colocada sobre uma peneira e submetida à agitação. Ex: mistura de areia fina e pedregulhos.

Processos Mecânicos Levigação: Usada para separar misturas do tipo sólido-sólido, quando um dos componentes (em forma de pó) é facilmente arrastado por um líquido enquanto o outro componente mais denso não o é. Ex: ouro e areias auríficas (em pó).

Processos Mecânicos Ventilação: É utilizada quando os sólidos granulados que formam a mistura possuem densidades sensivelmente diferentes. Ex: grãos de café e cascas.

Processos Mecânicos Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um ímã. Ex: Ferro e areia.

Processos Mecânicos Flotação:Sedimentação fracionada: Utilizada para separar misturas do tipo sólido-sólido cujos componentes apresentam uma acentuada diferença de densidade. Ex: areia e serragem.

Processos Mecânicos Sedimentação fracionada: Utilizada para separar misturas do tipo sólido-sólido cujos componentes apresentam uma acentuada diferença de densidade. Ex: areia e serragem.

Processos Mecânicos Filtração comum: É utilizada para separar misturas de um líquido com um sólido não dissolvido, quando o tamanho das partículas do sólido é relativamente grande e, assim, existe uma diferença acentuada entre o tamanho das partículas do sólido e o tamanho dos poros do papel de filtro. Ex: água e areia.

Processos Mecânicos Filtração a vácuo: É utilizada para separar misturas de um líquido com um sólido não dissolvido, quando o tamanho das partículas do sólido não é muito grande e formam um pasta “entupindo” os poros do papel de filtro caso seja feita a filtração comum. Ex: água e carbonato de cálcio.

Processos Mecânicos Dissolução fracionada: Usada para separar misturas do tipo sólido-sólido. Baseia-se na diferença de solubilidade dos sólidos em um determinado líquido. Ex: sal e areia

Processos Mecânicos Decantação: Processo utilizado para separar misturas heterogêneas dos tipos líquido-sólido e líquido-líquido. Ex: água barrenta.

Processos Mecânicos Decantação: Ex: água e óleo.

Processos Mecânicos Centrifugação: É utilizada para separar misturas imiscíveis do tipo sólido-sólido ou líquido-líquido. É uma maneira acelerada de se realizar a decantação. Ex: água e iodeto de chumbo II.

Processos Físicos Destilação simples: É utilizada para separar misturas homogêneas do tipo sólido-líquido, nas quais os componentes têm pontos de ebulição muito diferentes. Ex: água e cloreto de sódio.

Processos Físicos Destilação fracionada: É usada para separar misturas homogêneas não azeotrópicas do tipo líquido-líquido. Ex: componentes da gasolina.

Processos Físicos Cristalização fracionada: É utilizada para separar misturas homogêneas do tipo sólido-sólido que possuem diferentes solubilidades em um solvente particular (ou misturas de solventes). Ex: purificação da acetanilida usando água como solvente.

Processos Físicos Sublimação fracionada: Usada para purificar substâncias que sofrem sublimação facilmente. Ex: cânfora, iodo e naftaleno.

Processos Físicos Liquefação fracionada: Teoricamente é indicada para separar misturas nas quais todos os componentes encontram-se na fase gasosa. Ex: mistura de gás amônia e gás oxigênio. Fusão fracionada: Teoricamente é indicada para separar misturas comuns (não eutéticas) cujos componentes estejam na fase sólida. Ex: liga metálica de cobre e níquel presente em moedas.

Cromatografia: Nesse processo, os componentes de uma mistura de sólidos em solução são separados e identificados pela cor. Em dos primeiros processos usados foi a cromatografia em papel. Ex: tinta da caneta.