Introdução a história de um garoto que sofria da corrupção e

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Advertisements

Tema: Triângulo amoroso entre amigos
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Personagens: Hermano e Amália se aproximam da concepção de personagens redondos. Carlos Hermano Aguiar: (duplicidade no nome: Carlos para os íntimos e.
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
Em defesa da Família Tentacular
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
Categorias e falas dos professores/ pais e alunos Desinteresse e desmobilização É necessária unidade na ação pedagógica O pessoal não participa. Tá acostumado.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Há sempre uma razão que nós desconhecemos.
Regras e limites na educação de crianças
ENTRE O EGO E A ALMA - Sílvia Schmidt -
Uma linda idéia a ser imitada......
Que tenhas um bom dia Benjamin Disraeli
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
O GESTO DE AMOR.
Um Gesto de Amor.
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
Uma linda ideia a ser imitada...
UMA FAMÍLIA ESPECIAL.
COMO SE ESCREVE ?....
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Palavras que os pais nunca devem dizer aos filhos
O nó de afeto.
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
A menina mal comportada!
“Saber a verdade sobre sua paternidade é um legítimo interesse da criança; um direito humano que nenhuma lei pode frustrar”.
Clique para passagem de slides
A mulher e a logomarca.
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
“Havia uma pequena aldeia onde o dinheiro não entrava.
Entrevista com Dona Angélica da Conceição Martins Cardoso
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
O exemplo do menino Osvino Toillier. O exemplo do menino Osvino Toillier.
João e Mário ..
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
COMO SE ESCREVE ....
25 O que será que Deus vai perguntar aos pais... Naquele dia...
COESÃO E COERÊNCIA Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre si. De que trata,
ENTRE O EGO E A ALMA.
Desconhecemos o autor Melhor visualizado no Power Point 2000.
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
O CÍRCULO DO ÓDIO.
Dois irmãozinhos brincavam em frente de casa,
PEDACINHOS (Cris Cervo)
“O segredo do êxito na vida do homem consiste em estar disposto a aproveitar a ocasião que se lhe depare." Benjamin Disraeli Con.
“Havia uma pequena aldeia onde o dinheiro não entrava.
Quem está pensando neles?
Aula 07 – Ensino Fundamental II
By Búzios Slides UMA LENDA CHINESA Automático.
Os anos das grandes oportunidades
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
SITUAÇÕES.
AMAR, VERBO INTRANSITIVO (MÁRIO DE ANDRADE)
Adolescência: Conflito entre gerações
Qual será o melhor método para se ensinar a virtude da gratidão aos filhos? Haverá uma fórmula especial que dê resultado garantido? Por vezes, o mais.
A verdadeira história da casa 352. Um menino chamado Lucas teve que mudar de casa, para um lugar perto de um vilarejo. Então seus pais estavam procurando.
UMA PESCARIA INESQUECÍVEL
Qual é o número de seu calçado?
UMA LENDA CHINESA Clique para passagem de slides / ligue o som.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Transcrição da apresentação:

Introdução a história de um garoto que sofria da corrupção e da delação (dedurar). Contada em primeira pessoa, pelo garoto já adulto chamado Pilar, voltando a época da escola.

Ironia Critica irônica das: Situações humanas, Relações entre as pessoas e dos padrões de comportamento; Casamento, amor e família são inventados pelo interesse, pelas segundas intenções e pela malícia.

Hábitos sociais do século XIX Profissões Mascate: vendedor de porta a porta; Sapateiro: que consertava e fabricava sapatos e bolsas de couro; Dono de mercado: hoje um gerente ou dono de mercado. Advogado; médico: hoje um clinico geral. Policial militar: que fazia o que hoje faz a PM e Civil só que tudo junto. Submissão feminina; Sociedade patriarcal(tudo gira em torno de um chefe de família); Mulher separada era mal vista, manutenção da instituição familiar; Luxos como cortinas e tapetes tornaram-se mais acessíveis.

Século XIX No inicio: Nenhuma importância para escola; No meio: Pouca importância para a escola; No fim: Total importância para a escola: Revolução Industrial; Escola experiência aos alunos; Comunicação melhor com outras pessoas.

No conto... Escola era como prisão, algo sufocante; Escola ensina o protagonista a vida mesmo de forma errada; Professor rígido; Seu pai obrigava-lhe a ir ; Mostra que a história representa o fim do século XIX; Não é comentado nada sobre a mulher da época;

Personagens Pillar – personagem principal que se descreve como um dos mais adiantados da escola, sem se gabar. Diz contraditoriamente que era um dos mais inteligentes. “Na lição escrita por exemplo, acabava sempre antes de todos” segundo ele, no texto. Curvelo – quem delatou a troca de favores entre Pillar e Raimundo. Raimundo – filho de Policarpo, garoto que pediu a explicação da lição em troca de uma moeda de prata. Policarpo – professor de Pillar, muito bravo e rigoroso.

Características Machadinas no conto Critica irônica das situações humanas, das relações entre as pessoas e dos padrões de comportamento; Casamento, amor, família são inventados pelo interesse, pelas segundas intenções e pela malícia.

Justificativa do titulo Conto de Escola é resultado das lembranças nada agradáveis de Pillar, seu narrador-protagonista, em relação aos tempos de escola A lembrança da “sova de vara de marmeleiro”, que recebera o fez desistir da diversão e rumar para a escola. Surra único motivo que o fazia optar pelo colégio e explica: “Não era um menino de virtudes”.

Conteúdo Pilar decidia se brincava no morro de São Diogo ou no campo de Sant’Anna; Lembrou da sova de marmeleiro (um tipo de vara) que havia recebido de seu pai, por ter faltado à aula na semana anterior; Vai à aula; Pilar é interrompido por Raimundo; (filho do professor) Raimundo lhe oferece a sua moedinha de prata, que ganhou de aniversário e em troca pediu que Pillar lhe explicasse a lição de sintaxe; (parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si.)

insistência, Pillar; Papel com a explicação da tarefa e “pratinha”; Curvelo, vê a troca; Pillar com a moeda no bolso, pensando e apalpando; professor chama ele e Raimundo.; Curvelo havia delatado a troca de “favores”; Policarpo(o professor) pega a moeda e a joga na rua, dá uma lição de moral nos meninos e os castiga com 12 palmatórias (régua grande para bater nas mãos de quem aprontava).

Pillar prometeu para si que ia bater em Curvelo, que se esconde; Contou para a mão que não sabia a lição e por isso sofreu o castigo do professor; No dia seguinte, Pillar acorda cedo para pegar a pratinha na rua da escola; Começa a seguir um batalhão de fuzileiros e falta da aula; Praia da Gamboa; Voltou para casa sem pratinha e sem ressentimentos, como deve ser uma criança.

Haissa Fernanda 14 Giacomo Giovanetti 10 Giovani Ortolani 12 Luísa Castellani 20 Rebeca Busato 27