Servidores e Programação Web Redes de Computadores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2008, Edgard Jamhour IPv6 Exercício de Tunelamento 6To4 Edgard Jamhour.
Advertisements

April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Modulo I Internet Computing Prof. Ismael H F Santos.
Ronaldo Celso Messias Correia
PORTAIS E WEB Alunos: Carlos Magno, Elaynne Sodré, Fernanda Alves.
FORTRAN 90 Denise Yumi Takamura.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
SQL Procedural Junho/2006.
Estruturas de Dados para projeto de SGBD. Estruturas de dados analisadas Estruturas de nível Esparso Denso Combinadas Arvore B+ Tabela de hash.
Trac é uma ferramenta open source e de interface web para controle de projetos de desenvolvimento de software. O objetivo do software é ajudar o desenvolvedor.
Sistemas Operacionais
Boa tarde, pessoal!!.
Vulnerabilidade de Unicode
Curso Grid Globus Monitoring and Discovery Service (MDS)
Slide 1 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 GT GRADEp Middleware GRADEp Serviços.
Slide 1 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Treinamento em Gradep - julho 2005 Serviço Worb Treinamento no GRADEp Serviço Worb WorbDemo.
Publicidade e Propaganda - Conceitos e categorias 1° PPN Lucas Vinícius.
1 Oi BlackBerry. 2 Índice 1Configurando o seu aparelho BlackBerry 2Formatando o seu aparelho BlackBerry 3Solicitando senha de ativação empresarial 4Indicador.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Tipografia Livro: Princípios de Disenõ Básicos para la Creación de Sítios WEB Autores: Patrick J. Lynch, Sara Horton.
Metodologias de Construção de Sites
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
Informática Instrumental
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PPGEP - Jornalismo On-line
UD de Sorocaba/ Iperó UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
Campus de Sorocaba UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
CT-300 – Seminário de Tese 1/25 Um Framework Padrão para Simulação de Modelos de Robôs Móveis de Robôs Móveis Juliano A. Pereira Prof. Carlos H. C. Ribeiro.
1.3 – Interpretadores – Compiladores versus Interpretadores
ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Aula #1.1 – Tutorial de Web Services utilizando o VS.NET Disciplina: CE 262 – Ontologias e Web Semântica. Prof.
Gerenciamento de Dados Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA CE-245 Tecnologias da Informação Professor Adilson Marques da Cunha Aluna: Michelle.
1. Função: - Criar meios para que o processador possa comunicar-se com todos estes componentes com a maior velocidade e confiabilidade possíveis. - Na.
III – Uso da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos III – Uso da Infraestrutura Tecnológica.
I – Descrição da Infraestrutura Tecnológica Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
Simulado Técnico Judiciário – TRE SP Informática.
Agente de Telecomunicações Polícia Civil - SP
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS
Business Process Management e Workflow - jBPM Aluno: Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Novembro 2006.
EEL170 COMPUTAÇÃO I Antonio Cláudio Gómez de Sousa 1a série de slides versão 19/03/2012.
Camada de aplicação  2.1 Princípios de aplicações de rede
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
Tecnologia para Web JavaScript Enrique Pimentel Leite de Oliveira
AES - Academia de Ensino Superior HTML - HiperText Markup Language Tecnologia para Web Prof.º Enrique Pimentel Leite de Oliveira
Comandos básicos do MS-DOS
Marco Antonio Montebello Júnior
Tecnologia para Web Enrique Pimentel Leite de Oliveira
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet
Redes para Automação Industrial Capítulo 1: Automação Industrial
Sistemas Operacionais e Windows XP Aula 04 – DCA0302.
04:27 Introdução Tipos de Fluxo de Dados e de Arquivos Manipulação de Arquivos em Java Classes FileReader e FileWriter Classes FileInputStream e FileOutputStream.
Programação Concorrente com Thread Java
SUPERVISÃO E CONTROLE OPERACIONAL DE SISTEMAS
INPE / CAP-334 Celso L. Mendes Aula 4-D(1) Reestruturação de Programas em Sistemas Vetoriais (II) Tópicos: Suporte à Paralelização Vetorização.
Configuração do Servidor Linux. Serviços Configuração do httpd /etc/init.d/httpd /etc/httpd/conf/httpd.conf arquivo de configuração do httpd httpd {start|stop|restart|status}
Uniform Resource Identifier (URI). Uniform Resource Identifiers Uniform Resource Identifiers (URI) ou Identificador de Recursos Uniforme provê um meio.
Java em Redes de Computadores
Arquitecturas de extensão do servidor HTTP CGI | ISAPI : ASP, ASP.NET Programação na Internet Secção de Programação ISEL-DEETC-LEIC Luis Falcão -
Arquitecturas de extensão do servidor HTTP Arquitecturas de extensão do servidor HTTP CGI e ISAPI: ASP, ASP.NET Programação na Internet Secção de Sistemas.
Utilize qualquer Web Service a partir do Progress 4GL
O Que É a Internet e Como Funciona: Tecnologias Ativas Renato M.E. Sabbatini, PhD Aula.
TÉCNICO EM INFORMÁTICA Linguagem e Técnica de Programação III PROF. MARCELO N. SANTOS
A World Wide Web
Profº Cláudio Barbosa WWW - World Wide Web Rede de computadores na Internet que fornece informação em forma de hypertexto;
Transcrição da apresentação:

Servidores e Programação Web Redes de Computadores

Identificando uma página WEB: integra vários serviços (http, telnet, ftp, mail) URL (Uniform Resource Locator) –protocolo://nome_computador:porta/nome_documento Protocolo –http –mailto –ftp –telnet

Interação Cliente-Servidor Navegação pela Web utiliza-se do paradigma cliente-servidor Browser –Cliente que, através de uma URL, solicita um documento –Faz o display do documento Servidor – atende a solicitação e devolve o documento Conexão: curta duração

Estrutura de um Cliente controlador Interp. HTML Interp. Opcional Cliente HTTP Cliente Opcional Interface de Rede Input Mouse e teclado Output enviado ao monitor Comunic. com servidor remoto Driver

Documentos Dinâmicos Um servidor pode prover documentos dinâmicos (gerados on-the-fly) –O servidor executa um programa auxiliar que cria o documento em função de uma solicitação do cliente –O servidor passa ao browser (cliente) um programa. O cliente executa o programa localmente e permite que o programa mostre a informação, interaja com o usuário, etc.

Aplicação + Servidor e Browser

Padrão CGI CGI - Common Gateway Interface –Mecanismo criado pela NCSA (National Center for Supercomputer Applications) que define como um servidor Web interage com um aplicativo capaz de criar um documento dinâmico. Não especifica uma linguagem de programação –C, C++, Perl, ASP, PHP Output de um aplicativo CGI –html, texto, imagem,

CGI Segundo a NCSA Um documento HTML padrão é estático, o arquivo nunca muda. Um programa CGI, por outro lado, é executado em tempo real e pode gerar informação dinâmica na saída. Suponha que se queira conectar um banco de dados Unix a WWW, de forma que todos possam acessá-la. Basicamente, será preciso criar um programa CGI a ser executado pelo daemon Web para transmitir informações ao motor do banco de dados e, ainda, receber dados de volta, além de mostrá-los no cliente Web. Este é um exemplo de Gateway e é aí que o CGI teve sua origem.

Arquitetura CGI Padrão

Exemplo de script CGI em Perl #!/bin/sh # # Script CGI que imprime a data e horario da execucao # # imprime o cabeçalho do documento seguido de uma linha em branco echo Content/type: text/plain echo # Saída echo Este documento foi criado em `date`

Adicionando acesso a Banco de Dados <?php $db = mysql_connect("localhost", "root"); mysql_select_db("mydb",$db); $result = mysql_query("SELECT * FROM employees",$db); echo " \n"; echo " Name Position \n"; while ($myrow = mysql_fetch_row($result)) { printf(" %s %s %s \n", $myrow[1], $myrow[2], $myrow[3]); } echo " \n"; ?>

Servidor Web Apache Versão 2.0 / Versão 1.3 POSIX Threads Maior estabilidade em plataformas não UNIX Suporte IPv6 Maior número de módulos.