Transmissões de Dados 2014/2015 Comunicação de Dados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 3 – Transmissão Digital
Advertisements

Aula 1 – Sinais Analógicos e Digitais
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Comunicação de Longa Distância
Redes de alta velocidade
por Fernando Luís Dotti
por Fernando Luís Dotti
Camada Física O nível físico fornece as características mecânicas, elétricas, funcionais e de procedimento para ativar, manter e desativar as conexões.
Telecomunicações Conceitos Básicos de Telecomunicações
Prof. Eduardo Leivas Bastos
Comunicação local Assíncrona
Comunicação de longa distância
Modelos Fundamentais -> Interação Falhas Segurança.
Comunicação de Dados Consiste na transferência de informações entre dispositivos eletrônicos; Os dispositivos podem se conectar diretamente (ponto-a-ponto)
MODULAÇÃO Conceito de Modulação
Oficina de Pesquisa na Rede
Sinais e tipos de transmissão;
TELECOMUNICAÇÕES INFORMAÇÕES voz, tambor, fumaça, correio, telégrafo,
MODULAÇÃO POR CÓDIGO DE PULSO
Padrão rede ISDN (ou RDIS)
Camada Física Universidade do Estado de Mato Grosso
Prof. Djamel Sadok Assistentes: Rafael Aschoff Breno Jacinto
Redes – Unidade 1 Aula 4 Professor: Marcelo Maia.
4. Fundamentos das WANs Camada 1 OSI para WANs Ponto-a-Ponto
Tecnológicas de Mídias Digitais André Santos Silva Rodrigo T2B1 Redes
Redes de Computadores e Internet
Redes de Computadores Transmissão da Informação.
Fundamentos de Telecomunicações
AULA 2 – VISÃO GERAL DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Comunicação de Longa D i s t â n c i a.
Disciplina: Redes de Computadores I Prof. João Paulo de Toledo Gomes
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
0825 – Tipologias de Redes.
Prof. Msc. Wellington W. F. Sarmento
Redes de Computadores.
Prof. Cristiano Forte Aula 4
Transmissão de dados Transmissão de dados Modos de operação
Princípios de Sistemas de Informação
Sistema de Redes 1 Transmissão de dados - Sinal - 1ª parte
Índice Modulação Modulação - Portadora Modulação Amplitude Frequência
Um pouco de história… Maxwell (1831–1879) previa a existência de ondas electromagnéticas, idênticas às ondas luminosas. A sua teoria foi muito contestada.
Um glossário de termos indispensáveis...
Marta Carrilho nº15 10ºGI.  Um sistema de comunicação interliga um emissor e um recetor através de um canal. Entre eles é estabelecida uma ligação que.
Ligações síncronas e assíncronas
Entrada e Saída (E/S).
Fundamentos de Redes de Computadores
Organização e Arquitetura de Computadores 2ºSemestre Aula 11 – Parte 2 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Modulação Trabalho Realizado por: João Santos Disciplina de:
TRABALHO REALIZADO POR: Ricardo costa
Rede de Computadores (REC)
Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Telecomunicações Conceitos Básicos de Telecomunicações
Trabalho realizado por: Ricardo Costa Comunicação de dados
Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Redes e Manutenção de Computadores
Escola Básica e Secundária de Velas Curso de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos PROFIJ II - T2 – 2.º ano Ano letivo 2014 / 2015 (Módulo.
Trabalho realizado por: Nuno bandola
Modulação Disciplina: Comunicação de Dados Ano lectivo: 2014/2015
MODEMS „A palavra MODEM vem da contração das palavras MOdulador e DEModulador. „ É um equipamento bidirecional o qual é instalado nas duas extremidades.
Tecnologia em Gestão da TI
Redes de Computadores e Internet Sistemas de comunicação de dados Professor: Waldemiro Arruda.
Prof. Msc. Ricardo S. Casado
Redes de Computadores e Internet Transmissão de dados Professor: Waldemiro Arruda.
MODULO 16 Trabalho elaborado por: Ana Beatriz Silva nº1.
1 Redes de computadores e a Internet  1.1 Evolução Histórica das Redes de Dados  1.2 Terminologia de Teleprocessamento  1.3 Formas de Utilização do.
Fundamentos de Redes de Computadores
Comunicação de Dados.
Modelos de Troca de Dados em Nível Elétrico ARQUITETURA DE COMPUTADORES II Prof. César Augusto M. Marcon.
Transcrição da apresentação:

Transmissões de Dados 2014/2015 Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL

Transmissão em Série Transmissão em série os dados são transmitidos bit a bit , ou seja , uns a seguir aos outros em fila. As portas e os cabos série permitem a comunicação simultânea nos dois sentidos. No caso de transmissão nos computadores a sua velocidade máxima não atinge sequer os 500 Kbps. Exemplo de Porta em Série

Exemplo Porta em Paralelo Transmissão em Paralelo Os dados seguem em paralelo , ou seja , “ lado a lado”. Seguem por 8 fios de cabos. As transmissões nos computadores atingem a velocidade de 2Mbps , pelo que são mais rápidas do que as em série. Exemplo Porta em Paralelo

Transmissão Simplex As transmissões podem ser feitas apenas num só sentido, de um dispositivo emissor para um ou mais dispositivos receptores. Por exemplo: Rádio , Televisão , etc..

Transmissão Half-Duplex Temos um Transmissor e um Receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados, porém nunca simultaneamente. Tem sentido bidireccional (nos dois sentidos).

Transmissão Full-duplex As transmissões podem ser feitas nos dois sentidos em simultâneo, ou seja, um dispositivo pode transmitir informação ao mesmo tempo que recebe-la. Por exemplo: Telefone , computador

Transmissão Unicast Transmissão feita por um emissor, destinada a apenas um receptor na rede. É viável graças ao facto de cada posto da rede ter um endereço único.

Transmissão Multicast Transmissão feita de um emissor para vários receptores na rede (não necessariamente todos). Por exemplo: Transmissão de vídeo ( transmite-se uma vez e pode ser recebida por vários).

Transmissão Broadcast É a transmissão feita de um emissor para todos os receptores da rede.

Baseband e Broadband Baseband: Broadband: É uma transmissão em que o sinal utiliza toda a largura de banda do canal para uma única transmissão. Broadband: É uma transmissão em que a largura de banda pode ser utilizada para várias transmissões em simultâneo .

Comunicação Síncrona e Assíncrona O emissor e o receptor devem estar num estado de sincronia antes de a comunicação iniciar e permanecer em sincronia durante a transmissão. Quando dois dispositivos trocam dados entre si, existe um fluxo de dados entre os dois. Comunicação Assíncrona: Nestas transmissões, emissor e receptor não estão sincronizadas. Obrigam a que cada pacote de dados se identifique e assinale o seu início e fim.

Informação Analógica e Digital Um circuito analógico é um circuito eléctrico que opera com sinais analógicos. São sinais que podem assumir infinitos valores dentro de determinados intervalos. Digital: Está associado a tudo aquilo que pode ser representado por valores discretos (como 0,1,2,3,). Circuito digital trabalha com sinais discreto binário.

Diferença entre Digital e Analógico A informação analógica é representada por ondas. A informação digital usa apenas dois valores, nitidamente diferenciados, o que torna a reconstituição da informação danificada mais simples, o sistema binário.

Transmissão Analógica São um meio de transmitir sinais analógicos. Exemplo: Voz , etc.. O sinal, ao longo do canal, perde energia e fica distorcido. Usam-se amplificadores que recuperam a energia mas não a forma original; pelo contrário, aumentam a distorção.

Analógico Para Digital Digital Para Analógico Modem: É um dispositivo da junção da palavra modulador e desmodulador. Modula uma onda analógica para digital. Transmissão Digital A largura de banda para transmissão de um sinal digital é relativamente alta . Facilidade de comunicação . Analógico Para Digital Digital Para Analógico