FUNÇÕES MOTORAS DA MEDULA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientação Postural no Trabalho
Advertisements

Lista 3!!!.
Lista 3!!!.
Por que será que o som é diferente nestas duas circunstâncias?
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
Ondas distúrbio / variação de uma grandeza física se propagam
Ondas distúrbio (de um meio) se propagam
Transporte em Nanoestruturas. I) Transporte balístico Um material unidimensional (confinado em duas dimensões) transporta carga quando uma voltagem é
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
Prof. Celso Gramática.
Força, resistência muscular e flexibilidade na saúde
Custos XP x Custos Tradicionais André Chinvelski.
INTRODUÇÃO À GEOMETRIA DO ESPAÇO-TEMPO
►► outras formas dessa equação:
 MORAL DA HISTÓRIA?? Nesse caso, os e - de maior  contribuição importante   pressão do gás; é a chamada PRESSÃO DE DEGENERESCÊNCIA. ►►
ALGUNS CONCEITOS DE TERMODINÂMICA
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini. SUMÁRIO Algumas Aplicações O Treinamento da RNA Redes Neurais em Identificação e Controle de Processos Redes Neurais.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Desempenho de Tratores aula 3
MODELAGEM DINÂMICA DE SISTEMAS MECÂNICOS
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Compressão de Voz Francisco Socal Tiago Peres Leonardo Silveira.
Gustavo Vieira Pereira
JOGO DO MITO OU FATO MITOS: ESTÃO RELACIONADOS COM O GRAU DE INFORMAÇÃO PESSOAL, MAIS PRINCIPALMENTE COM A CULTURA E VALORES PREDOMINANTES NA SOCIEDADE.
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO (SNP)
Enf. Neuropsiquiátrica Profª Dinamara Selbach 2013
Profª Vivian Zaboetzki Dutra
Histologia Animal Definição: estudo dos tecidos (conjunto de células diferenciadas e adaptadas à uma determinada função) em animais. Tipos básicos de Tecidos.
Unidade VIII – Capítulo 3, livro texto Págs.:
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Snap Together Visualization. Introdução - Exploração Visual de Dados Aplicada em conjuntos de dados abstratos. Facilitar a percepção de padrões, tendências,
Técnicas de Processamento Imagens
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
TECIDO NERVOSO O sistema nervoso é constituído por todos os tecidos nervosos do organismo. SNC Medula espinhal Encéfalo SNP Nervos, gânglios e terminações.
Sistema Nervoso e Integração Nervosa: Organização em Vertebrados
Sistemas Biocontráteis Sistema de Contração Celular
PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS FABIANO ABEL ANDRÉ RODRIGO
Faculdade de Ciencias Medicas de Minas Gerais
 RACIOCÍNIO FISIOLÓGICO APLICADO
Prof: Encoder Angular Prof:
 RACIOCÍNIO FISIOLÓGICO APLICADO
BERKELEY E O IMATERIALISMO
o córtex cerebral gânglios da base cerebelo e tronco cerebral
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
Física Quântica Exercícios
CT-300 – Seminário de Tese 1/25 Um Framework Padrão para Simulação de Modelos de Robôs Móveis de Robôs Móveis Juliano A. Pereira Prof. Carlos H. C. Ribeiro.
A Árvore dos meus COLEGAS e por que não, AMIGOS..
Materiais Propriedades mecânicas Reologia.
Preservação de Alimentos por Tecnologia dos Obstáculos
Probabilidade e Esperança Condicional
Mecânica dos Materiais TA-431 FEA/Unicamp
Modelos de Iluminação e Tonalização
LIDERANÇA.
Resposta imune celular
Teorema do Confronto Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
PROPRIEDADES DO MÚSCULO CARDÍACO
Ewaldo Luiz de Mattos Mehl
Departamento de Engenharia Elétrica
Sistemas Lineares Parte 2
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
PROTEÍNAS.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Introdução ao controle de robôs
Robótica: Sistemas Sensorial e Motor
Computação Gráfica Geometria de Transformações
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
1 Seja o resultado de um experimento aleatório. Suponha que uma forma de onda é associada a cada resultado.A coleção de tais formas de ondas formam um.
Transcrição da apresentação:

FUNÇÕES MOTORAS DA MEDULA Reinaldo O. Sieiro

Conceitos Gerais Funções motoras da medula: - Vias neurais que controlam a sequência e o padrão de contrações dos músculos esqueléticos (Posturas, Reflexos, Atividades Rítmicas e Movimentos Voluntários). Unidade motora: - Fibras musculares esqueléticas, inervadas pelo axônio de um MOTONEURÔNIO ALFA. A relação de fibras esqueléticas pode variar de 5 a 2000 por MOTONEURÔNIO, dependendo do tipo de músculo.

Conceitos Gerais Motoneurônio ALFA - Células com grande soma ( 5 a 22 Dendritos) com até 1 mm de comprimento. Axônios mielinizados. Se localizam na coluna cinzenta ventral, de onde partem pela substância branca ventral até penetrarem na raiz ventral. Alguns dão ainda colaterais, ainda na substância cinzenta, que fazem sinapses com interneurônios (Renshaw). Os dendritos e o soma dos neurônios ALFA, recebem sinapses de fibras aferentes primárias, interneurônios e vias descendentes do cérebro.

Conceitos Gerais TIPO DE FIBRAS MUSCULARES VELOCIDADE DE CONTRAÇÃO FORÇA DE CONTRAÇÃO FATIGABILIDADE METABOLISMO I LENTA ( S ) FRACA RESISTENTE OXIDATIVO I I B RÁPIDA ( FF ) FORTE FATIGÁVEL GLICOLÍTICO I I A RÁPIDA ( FR ) INTERMEDIÁRIA RESISTENTE OXIDATIVO

Conceitos Gerais Motoneurônio ALFA - Algumas sinapses são excitatórias, outras inibitórias. - Quando um MOTONEURÔNIO entra em atividade, é gerado um potencial excitatório(PPSE), que gera um potencial de ação, ou um potencial inibitório(PPSI),que impede a geração de um potencial de ação. - Os MOTONEURÔNIOS alfa maiores descarregam com frequência RÁPIDA e inervam fibras musculares de abalo RÁPIDO, isto é , unidades motoras do tipo “FF” ou “FR”. - Os MOTONEURÔNIOS alfa menores descarregam com frequância LENTA e inervam fibras musculares de abalo LENTO, isto é, unidades motoras “S”

Conceitos Gerais Motoneurônio ALFA - A contração(tensão) de um músculo é regulada por 2 fatores: A) Frequência de atividades dos MOTONEURONIOS ALFA B) Número de MOTONEURÔNIOS ALFA ativos * Os motoneurônios menores são ativados primeiro. Com o recrutamento de mais motoneurônios, os maiores são ativados. - A atividade INICIAL é pelos MOTONEURÔNIOS MENORES, levando à contração LENTA e FRACA das fibras de abalo LENTO(Postura e Marcha). - O recrutamento dos MOTONEURÔNIOS ALFA GRANDES irá ativar fibras de abalo RÁPIDO (Corrida e Salto).

Conceitos Gerais Motoneurônio GAMA: - São neurônios responsáveis pela inervação motora dos fusos musculares. - Existem 2 TIPOS: A) GAMA DINÂMICO: Inervam as fibras de núcleos em bolsa. B) GAMA ESTÁTICO: Inervam as fibras de núcleo em cadeia.

Conceitos Básicos Reflexo medular Resposta motora organizada no interior da medula, que envolve os receptores de estiramento (fuso muscular) e outros receptores sensoriais. O reflexo medular é uma resposta motora estereotipada relativamente simples, a um estímulo sensorial definido.

Fuso Muscular Órgão sensorial do músculo

Um jovem pula de ponta em um rio e imediatamente é retirado pelos amigos inconsciente. Levado ao PS é confirmado trauma raquimedular.

O que é choque medular?

Quando a medula é seccionada ou traumatizada, quase todas as funcões medulares tornam-se deprimidas abaixo da lesão. Ocorre arreflexia, baixa PA e pulso (CVM), Tetraplegia (TCE, TRE), anestesia (TETL), ausência de controle esfincteriano (SNAPS sacral)

Primeira fase do choque medular Disfunção medular pois a medula funcionava sob estímulos superiores (núcleos encefálicos superiores – córtex e núcleos encefálicos inferiores – tronco cerebral, tálamo, hipotálamo, cerebelo e gânglios da base. Anestesia – bloqueio do TETL, TETA e SCD

SEGUNDA FASE DO CHOQUE MEDULAR Hiper-excitabilidade dos motoneurônios pois não há inibição superior. O choque medular dura em torno de 2 semanas ou mais. Incontinência fecal e urinária devido a reflexos autônomos na medula. Predomina o SNAPS. Reaparece alguma motilidade não coordenada se a secção não foi total. Os moto neurônios alfa e gama ficam hiperestimulados sem modulação superior levando à hiper-reflexia e hipertonia, clônus e tendência à hiperextensão.

Qual a droga a ser utilizada para melhorar a bradicardia em caso de baixo débito cardíaco? Adrenalina ou atropina?

Após a fase de choque medular, os neurônios da substância cinzenta readquirem sua excitabilidade Voltarão as funções vesicais e intestinais (sem controle de esfíncteres na lesão completa)

Perguntas Podemos dizer que a função do fuso muscular é promover o reflexo de estiramento?

Errado. O reflexo de estiramento é inibido no indivíduo normal. Se não fosse inibido não poderíamos ter contrações normais. É inibido normalmente pela substância negra.

Por que o paciente com Parkinson se movimenta lentamente ?

Para não desencadear o reflexo de estiramento (para não ativar os receptores primários – resposta dinâmica)

No indivíduo normal há atividade alternada dos neurônios alfa e gama No indivíduo normal há atividade alternada dos neurônios alfa e gama. Certo ou errado?

Errado. Em condições normais quando o córtex motor envia sinais para os motoneurônios alfa, os motoneurônios gama quase sempre são estimulados simultaneamente. Assim, ambas as fibras intra e extra-fusais se contraem ao mesmo tempo, permitindo um amortecimento apropriado.

Os fusos musculares só são estimulados quando o músculo é distendido Os fusos musculares só são estimulados quando o músculo é distendido. Certo?

Os fusos musculares podem ser estimulados de duas maneiras: 1- Contração das fibras intra-fusais pelos motoneurônios gama 2- Pelo estiramento do músculo O FUSO ATUA COMO UM COMPARADOR

O QUE É O REFLEXO DE CARGA?

Como há contração alfa e gama ao mesmo tempo, sempre que o músculo esquelético não se contrair totalmente como por exemplo carga excessiva, o reflexo do fuso enviará impulsos para a contração adicional.