Componente de Software de Computador Suporte do VANT

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
© 2004 Computer Associates International, Inc. (CA). All trademarks, trade names, services marks and logos referenced herein belong to their respective.
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Técnicas e Projeto de Sistemas
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
CCS – Centro de Componentes Semicondutores Luiz Carlos Moreira/Jacobus W. Swart ASIC´s – Application Specific Integrated Circuits.
Modelagem por elementos finitos da evolução
Custos XP x Custos Tradicionais André Chinvelski.
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
Modelando com UML CMP 231 – Sistemas Embarcados
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Implantação do Sistema MRP II
ENEM REDAÇÃO.
Supply Chain Management
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Mestrado em Engenharia Elétrica - UFPR
1 Rejane Ramos Uma Estrutura para Protocolos Maleáveis de Roteamentos na Internet CURITIBA 2004 Trabalho apresentada à Disciplina de Comunicação de Dados.
Serviços Integrados na Arquitetura da Internet Apresentação: Fernando Nadal.
Divisão de Processamento de Imagens Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico 2008 DPI/OBT – 2007.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Arquitetura de Sistemas de Informação
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
CT-300 – Seminário de Tese 1/25 Um Framework Padrão para Simulação de Modelos de Robôs Móveis de Robôs Móveis Juliano A. Pereira Prof. Carlos H. C. Ribeiro.
Capitulo 3 Técnicas de Diagnóstico CT-282 Tutores Inteligentes Diego Ajukas.
Modulo Especialista.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
CSC E-CNS CE-235 Sistemas Embarcados de Tempo Real 2° Semestre de 2006 Componente de Software de Computador de Comunicação, Navegação, Vigilância CSC E-CNS.
Segurança de Dados no MAER.
Componente de Software de Computador Suporte do VANT Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA Pós – Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação CE.
CSC E-CNS 1º, 2º e 3º Nível de Integração
ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Aula #1.1 – Tutorial de Web Services utilizando o NetBeans 5.5 Disciplina: CE 262 – Ontologias e Web Semântica.
1 2º Semestre de 2006 CSC V-CTR USC CTR - Glêvson USC POT - Caio USC COMB - Débora Prof. Cunha Prof. Vieira Dias Prof. Márcio Programa de Pós-Graduação.
Funções dos Integrantes
28 de novembro, 2005 – ITA - IEC – Mini Auditório CCS/SJ
Uma Arquitetura de Referência para Modelagem e Simulação de Fenômenos em Clima Espacial Orientador: Prof. Dr. Luiz Alberto Vieira Dias Mestrando: Francisco.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
Organização e Redução de Custos
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
III – Uso da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos III – Uso da Infraestrutura Tecnológica.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
MAC499 - Trabalho de Formatura Supervisionado Sistema de Reconhecimento de Escrita On-Line.
MAC 499 Henrico Scaranello Emprego: Nov/ Hoje Universidade Anhembi-Morumbi.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
Apresentação de Estágio Supervisionado
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Juliana dos Santos Oliveira Mat.:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Aluno: Wagner Silva Ferreira
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
Sistema de Planejamento da Produção
Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência.
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
Unified Modeling Language
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Programação Concorrente com Thread Java
PROCAD Programa Nacional de Cooperação Acadêmica
Salas de Matemática.
1 2º Semestre de 2006 CSC V-CTR USC CTR – Vinícius USC POT - Caio USC COMB - Débora Prof. Cunha Prof. Vieira Dias Prof. Márcio Programa de Pós-Graduação.
Transcrição da apresentação:

Componente de Software de Computador Suporte do VANT Projeto VANT-EC-SAME Componente de Software de Computador Suporte do VANT Aldo, Camila, Diogo e Rafael Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA Pós – Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação CE 235 – Sistemas Embarcados e de Tempo Real Prof. Dr. Adilson Marques da Cunha Prof. Dr. Luiz Alberto Vieira Dias

Conteúdo Introdução Motivação Contextualização Enunciado do Problema Alternativa de Solução Escolhida Implementação Unidades de Software de Computador - USCs Componentes de Software de Computador - CSCs Item de Configuração de Software de Computador – ICSC Ferramentas de I-CASE-E IBM-Rational ClearCase IBM-Rational RequistePro IBM-Rational SoDA Conclusão

Motivação A Amazônia é a maior região florestal e hidrográfica do mundo e atualmente as autoridades nacionais vêm se preocupando com os seus recursos naturais e ambientais, gerando uma demanda tecnológica para o monitoramento destes recursos. Esta demanda envolve na maioria dos casos Sistemas de Software Embarcados e de Tempo Real que já são objeto de investigação no ITA, como o Protótipo Projeto VANT-EC-SAME que representa, com escopo reduzido, as necessidades dos Projetos em desenvolvimento: Veículo Aéreo Não Tripulado, Satélite Universitário e Monitoramento da Bacia Amazônica. O desenvolvimento acadêmico do Projeto VANT-EC-SAME poderá servir de base para a capacitação e a formação de Recursos Humanos especializados para os projetos em desenvolvimento.

Contextualização O Protótipo do Projeto VANT-EC-SAME contempla a utilização de um Veículo Aéreo Não Tripulado operado a partir de uma Estação de Controle e de um Satélite Artificial de Monitoramento Ecológico. Tais VANTs possuem funcionalidade de trafego de dados digitais, processamento de alarmes, suprimento de energia elétrica e gravação de parâmetros, contemplando o Suporte necessário para os demais subsistemas do veículo. Essas funcionalidades auxiliam o VANT no cumprimento de suas missões de monitoramento e reconhecimento pré-estabelecidas pela Estação de Controle, monitorando o funcionamento da aeronave e identificando erros, falhas e defeitos que possam comprometer a missão.

Enunciado do Problema Dotar o Projeto VANT-EC-SAME de um Componente de Software de Computador que propicie trafego de dados digitais, processamento de alarmes, suprimento de energia elétrica e gravação de parâmetros para o Protótipo de Sistema de Software Embarcado e de Tempo Real em Veículos Aéreos Não Tripulados - VANT, possibilitando o Suporte as funcionalidades do VANT para a realização de missões atribuídas, até o 2º semestre de 2006.

Alternativa de Solução Proposta Desenvolver um Componente de Software de Computador de Suporte que integre as funcionalidades do Barramento de Dados, Central de Alarmes, Sistema elétrico e Caixa Preta de um Protótipo de Sistema de Software Embarcado e de Tempo Real para Veículos Aéreos Não Tripulados – VANT, visando aumentar a qualidade, a precisão, a eficiência, e a produtividade, reduzindo os desperdícios dos principais recursos envolvidos.

CSC Suporte ICSC ICSC VANT CSC Suporte USC BAD USC CAL USC CXP USC SEL LEGENDA SSC = Sistema de Software de Computador ICSC = Item de Configuração de Software de Computador CSC = Componente de Software de Computador USC = Unidade de Software de Computador SSC VANT-EC-SAME ICSC ICSC VANT CSC Suporte USC BAD USC CAL USC CXP USC SEL Diogo Aldo Rafael Camila

Implementação USC Barramento de Dados Espera-se que o USC BAD seja capaz de propiciar: Controle de Leitura e Escrita no Barramento Empacotamento dos Dados Desempacotamento dos Dados Envio de Dados Multicast Controle de timeout de resposta Diagrama de Classes Diagrama de Estrutura

Implementação USC Central de Alarmes Espera-se que o USC CAL seja capaz de propiciar: Alarme de Falha de Gerador Elétrico Alarme de Baixa Quantidade de Combustível Alarme de Falha da Caixa Preta Priorização de Alarmes Diagrama de Estados do Alarme de Falha do Gerador

Implementação USC Sistema Elétrico Espera-se que o USC SEL seja capaz de propiciar: Fornecimento ininterrupto de Energia Elétrica Monitoramento do fornecimento de Energia Elétrico Restabelecimento do Fornecimento de Energia Elétrica Diagrama de Estados do Gerador Elétrico Diagrama de Estados da Bateria

Implementação USC Caixa Preta Espera-se que o USC CXP seja capaz de propiciar: Gravação de parâmetros do VANT (nível, direção e combustível) Gravação dos Alarmes Acionados Envio do estado de operação da Caixa Preta Diagrama de Estados da Caixa Preta Caso de Uso

Diagrama de Estrutura do ICSC VANT Integração de 2º Nível Diagrama de Estrutura do ICSC VANT

Diagrama de Estrutura do SSC VANT-EC-SAME Integração de 3º Nível Diagrama de Estrutura do SSC VANT-EC-SAME

Ferramentas de I-CASE-E IBM-Rational ClearCase

Ferramentas de I-CASE-E IBM-Rational RequisitePro

Ferramentas de I-CASE-E IBM-Rational SoDA Template SoDA-Tabela de Classes, Atributos e Operações Rose RealTime – Class Specification for Pacote Documentação

Conclusão Utilização do Processo Unificado da Rational (RUP) auxiliou nas integrações de 1º, 2º e 3º Nível A redução do escopo viabilizou a realização das funcionalidades propostas Cada USC manteve sua identidade preservada até o final das integrações As ferramentas de I-CASE-E quando utilizadas de forma integrada reduzem o desperdício dos principais recursos envolvidos Os objetivos da disciplina CE-235 foram atingidos, buscando implementar o melhor modelo possível, dentro das limitações de prazo e recursos.