01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA.
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
1 Interligação IntServ DiffServ: Mapeamento do Serviço CL no PHB AF António Pereira – Instituto Politécnico de Leiria Edmundo Monteiro – Universidade de.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NO ENSINO Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes.
PROGRAMA.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SITUAÇÃO DIDÁTICA 12:16:33 DRE - ARAGUAÍNA.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
ENEM REDAÇÃO.
DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE A PROMOÇÃO DE GRAU 1. Como é feita a indicação para promoção de grau? a) O Presidente da Assoc. dos Preletores escolhe os preletores.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Servidores e Programação Web Redes de Computadores.
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Os 20% de disciplinas virtuais em cursos universitários Cedido por Mauro Pequeno – UFCE (2002)
1 Rejane Ramos Uma Estrutura para Protocolos Maleáveis de Roteamentos na Internet CURITIBA 2004 Trabalho apresentada à Disciplina de Comunicação de Dados.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Metodologias de Construção de Sites
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
CT-300 – Seminário de Tese 1/25 Um Framework Padrão para Simulação de Modelos de Robôs Móveis de Robôs Móveis Juliano A. Pereira Prof. Carlos H. C. Ribeiro.
Prof. Dr. J.M.O.Parente Curriculum and Instruction in Automated Tutors Henry M. Halff CT-282 – Tutores Inteligentes.
O modelo do Aprendiz Ideal
Matemática e Educação Ambiental.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
Capitulo 3 Técnicas de Diagnóstico CT-282 Tutores Inteligentes Diego Ajukas.
Adriana da Silva Jacinto CT-282 Prof. Dr.Parente Técnicas de diagnóstico 1º semestre 2005.
Modulo Especialista.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Aprendizado Baseado em Problemas para Economia de Energia Jari Hovila, Tomi Ristimaki, Kimmo Laitinen, Petri Trygg, Sampsa Kuusiluoma, Leena Korpinen Tampere.
Técnicas de Diagnóstico. Objetivo Caracterizar técnicas de diagnóstico para o modelo do estudante Caracterizar técnicas de diagnóstico para o modelo do.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
1 2º Semestre de 2006 CSC V-CTR USC CTR - Glêvson USC POT - Caio USC COMB - Débora Prof. Cunha Prof. Vieira Dias Prof. Márcio Programa de Pós-Graduação.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
15/09/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Capítulo I – Conceitos Primários 1.1 – Estrutura de um computador 1.2 – Informações manipuladas por um computador 1.3 – Evolução das linguagens de programação.
III – Uso da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos III – Uso da Infraestrutura Tecnológica.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
Business Process Management e Workflow - jBPM Aluno: Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Novembro 2006.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
8.EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS Parte 5
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Marco Antonio Montebello Júnior
Curso em CD-ROM Como Atender Bem SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
1 SEGET- outubro de 2007 Antes do Second Life e do GoogleEarth: A utilização da simulação baseada na web para o estudo de processos operacionais Paulo.
The Data Warehouse Toolkit
WOntoVLab: Uma Arquitetura para Laboratórios Virtuais Baseada em Workflows e Ontologias Aluno: Daniel Cintra Cugler Orientadora: Profª. Dra. Marilde T.
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Seleção de conteúdos Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
Transcrição da apresentação:

01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

01/08/ Um Sistema de Tutores Inteligentes Baseado em Agentes para Melhorias no Ensino - Aprendizagem Eletrônico José M. Gascueña Noheda Antonio Fernández-Caballero Apresentação: Denise Nunes Rotondi Azevedo

01/08/ Resumo O artigo a ser apresentado mostra uma proposta de uma arquitetura para Sistema de Tutores Inteligentes baseada na Tecnologia de Agentes visando melhorias no processo de ensino- aprendizagem eletrônica. Geralmente as arquiteturas de TIs estão baseadas em três módulos principais - Módulo do Estudante, Módulo do Domínio e Módulo Pedagógico. Este artigo propõe a incorporação de mais um módulo, chamado Módulo Educacional, que prevê a interação do Educador com o ambiente. O artigo propõe, ainda, para o monitoramento do aluno, a adição à arquitetura de quatro agentes - Agente de Preferências, Agente de Contabilidade, Agente de Exercícios e Agente de Testes. Resumo

01/08/ Introdução Os sistemas de tutores inteligentes são programas que, baseados em uma base de conhecimentos sobre um dado assunto, visam transmitir conhecimentos a estudantes de uma forma interativa e personalizada, emulando professores e instrutores no processo de ensino. Um ponto chave dos Tutores Inteligentes está na capacidade de adaptação e personalização do estudo. Alguns especialistas sugeriram o uso da Tecnologia de Agentes visando auxiliar a solução de desafios encontrados na educação através do computador. Os agentes, por suas características, poderiam agir justamente na melhoria da capacidade de adaptação do ensino. Introdução

01/08/ TIs e Tecnologia de Agentes Um agente autônomo está inserido e é parte de um ambiente, devendo ter a capacidade de sentir este ambiente e de agir sobre o mesmo através do tempo, buscando cumprir seu próprio programa, mas levando em consideração os efeitos observados no ambiente (Flankin & Graesser, 1996). Os agentes, de acordo com esta definição, satisfazem quatro propriedades: autonomia, habilidade social, reação e pró-ação. Por suas características, pode-se inferir que o uso de Agentes em arquiteturas de Tutores Inteligentes parece bastante adequado quando se pensa em obter um sistema tutoria adaptado às características de cada estudante. TIs e Tecnologia de Agentes

01/08/ Objetivos Criar uma infraestrutura para ensino-aprendizagem a distância sobre uma dada disciplina, levando em consideração os seguintes objetivos principais : Que o aluno aprenda mais e melhor. O conteúdo deve ser estruturado para facilitar a aprendizagem, ou seja, os conteúdos devem ser adaptados ao ritmo de cada estudante (mostrar mais ou menos exercícios, testes, etc.). Deve-se levar em conta um aspecto da teoria de aprendizagem: o reforço. Auxiliar no ensino. A proposta visa ajudar o professor no "ensinar como ensinar". Objetivos

01/08/ Estratégia de Ensino Adotada Visando o cumprimento destes objetivos a estratégia de ensino proposta pelo artigo decompõe o conteúdo em quatro passos: 1. Teoria: primeiro, o aluno deverá ler toda a teoria do tópico corrente; 2. Exercícios: o aluno deve resolver os exercícios propostos. Alunos de nível 1 devem começar por exercícios básicos para só então serem apresentados exercícios complexos; a alunos de nível dois devem ser apresentados diretamente os exercícios complexos. 3. Testes: os alunos devem resolver os testes propostos; 4. Quando apto o estudante volta ao passo do próximo tópico. Estratégia de Ensino

01/08/ Estratégia de Ensino Reforço Reforço Caso o aluno não consiga atingir um nível mínimo de acertos nos exercícios e/ou testes, o sistema, através dos exercícios que foram resolvidos de forma errada, escolhe o material de reforço a ser apresentado. Antes de ser reapresentado um novo conjunto de exercícios, e depois do reforço, as primeiras soluções erradas fornecidas pelo aluno são re-apresentadas, para que o mesmo possa compreender seu erro. Estratégia de Ensino

01/08/ Arquitetura do Sistema Proposto Arquitetura

01/08/ Módulos Módulo do Estudante Módulo do Estudante: conhecimento sobre o aluno (perfil e interações com o sistema). Este conhecimento está composto por três Bases de Conhecimento: Perfil: nível do estudante e estilo de apresentação (diferentes níveis para diferentes ritmos); Aprendizado: parâmetros tais como exercícios e testes já apresentados, páginas de conteúdo já visitadas, tempo gasto nas páginas de conteúdo, etc. Informações pessoais: dados pessoais para controle de acesso ao sistema; Arquitetura

01/08/ Módulos Módulo do Domínio Módulo do Domínio: conhecimento sobre o conteúdo a ser ensinado. Composto por quatro bases de conhecimentos: Teoria: todas as páginas de teorias a serem apresentadas; Testes: todos os testes preparados para serem apresentados; Exercícios: exercícios propostos para o treinamento do aluno; Reforço: contém a informação a ser utilizada para preparar um material de reforço sempre que o aluno assim necessitar. Arquitetura

01/08/ Módulos Módulo Educacional Módulo Educacional: o módulo educacional proposto visa levar em consideração toda a experiência do professor em prol do aperfeiçoamento do Tutor. Através deste módulo o professor tem acesso a estatísticas e pode reformular estratégias de reforço ou mesmo conteúdo. Este módulo poderia ser visto como uma possibilidade de intervenção e auxílio humano no processo de Inteligência do Tutor. Este módulo também proporciona ao professor, através das estatísticas gerais, uma retro-alimentação a respeito dos conteúdos: testes, exercícios, páginas de conteúdo, etc. Arquitetura

01/08/ Módulos Módulo Pedagógico Módulo Pedagógico: visa prover mecanismos eficientes para apresentar os conteúdos ao aluno. Este módulo desempenha três tarefas principais: Provê um guia de estudo ao aluno; Atualiza as estatísticas de exercícios e testes apresentados pelo Modelo do Domínio; Armazena informações de reforço, respostas de exercícios e testes, pontuação usada, tempo gasto em atingir os objetivos no Banco de Conhecimento Aprendizagem. Arquitetura

01/08/ Agentes Para que o módulo pedagógico desempenhasse suas tarefas, foram adicionados à arquitetura quatro agentes : Agente de Preferência Agente de Preferência: este agente supervisiona as preferências do estudante, ele monitora todas as modificações solicitadas e feitas pelo estudante na aparência de telas ou formatos de apresentação de conteúdo. Este agente está sempre ativo e interage com o banco de conhecimento Perfil. Agente de Contabilidade Agente de Contabilidade: este agente observa a interação do estudante com a interface quando o mesmo acessa as páginas de teoria. Este agente monitora as rolagens da tela e o tempo gasto em cada página de teoria. Quando o estudante deixa uma página este agente armazena todas as informações - rolagem da página e permanência - no banco de Aprendizagem. Arquitetura

01/08/ Agentes Agente de Exercícios Agente de Exercícios: este agente é o responsável por escolher os exercícios a serem apresentados ao aluno. O agente, por seus próprios meios, de forma pró-ativa, seleciona os exercícios a serem propostos dentro do tema estudado pelo aluno, propondo ainda links para as páginas que explicam os conceitos necessários à execução dos exercícios. O agente armazena os exercícios escolhidos no banco de conhecimento aprendizagem. Agente de Testes Agente de Testes: estes agente é análogo ao anterior, e é responsável por escolher os testes a serem apresentados ao aluno. O agente, por seus próprios meios, de forma pró-ativa, desenhará um conjunto de testes a serem aplicados ao aluno a fim de verificar sua aptidão no tópico estudado. Arquitetura

01/08/ Requisitos Funcionais para o Estudante O Tutor Inteligente que obedecer à arquitetura deve prever os requisitos expressos nos diagramas de caso de uso: Requisitos - Estudante

01/08/ Requisitos Funcionais para o Professor Módulo Educacional: Requisitos - Estudante

01/08/ Conclusões O artigo propõe uma arquitetura genérica para Tutores Inteligentes que incorpora a Tecnologia de Agentes. Os agentes inteligentes por suas características, especialmente as características pró-ativas e sensoriais, parecem interessantes para o desafio maior de um sistema Tutor: a adaptabilidade ao ritmo do aluno; A arquitetura proposta também incorporou um outro modelo em adição aos modelos tradicionais de TIs, o modelo Educacional. Este modelo prevê a interação do professor no processo de inteligência do agente. Conclusões

01/08/ Artigo Noheda, J.M.G.; Caballero, A.F. An Agent-Based Intelligent Tutoring System for Enhancing E-Learning and E-Teaching. International Journal of Instructional Technology & Distance Learning. Vol 2. Num 11. November, José M. Gascuenã Noheda o M.Sc. in Computer Science - University of Castilla-La Mancha at Superior Polytechnic School of Albacete, Antonio Fernández-Caballero o M.Sc. in Computer Science - Polytechnic University of Madri, 1993; o Ph.D. Department of Artificial Intelligence of the National University for Distance Education (Spain), Autores