Funções dos Integrantes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ronaldo Celso Messias Correia
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Banco de Dados Aula 01: Conceitos Básicos
Técnicas e Projeto de Sistemas
Técnicas e Projeto de Sistemas
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
BDOO. Modelos tradicionais (relacional, rede e hierárquico) : aplicações tradicionais Novas aplicações para : Sistemas CAD Manufatura Experimentos científicos.
Introdução à Consulta 24/3/06. Categorias de comandos DDL : estruturação de objetos de BD Ex. create table, drop index, alter table... DML: manipulação.
SQL-3. Novo contexto e necessidade de : Manipular imagens Outros tipos de dados além de texto e números Recuperação de dados mais complexos Níveis distintos.
Objeto de BD: visão Há 2 tipos de tabelas Tabela base
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
Sistemas Operacionais
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Gustavo Vieira Pereira
Modelando com UML CMP 231 – Sistemas Embarcados
Gerência de Dados em Grades Motivação: – 1a geração de suporte a dados em Grades: ferramentas para transferência e catalogação de réplicas: Globus: GridFTP,
Mais sobre classes Baseada no Livro: Deitel&Deitel - C++ How To program Cap. 7 Prentice Hall 1994 SCE 213 Programação Orientada a Objetos, ICMC - USP 2.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
1 Rejane Ramos Uma Estrutura para Protocolos Maleáveis de Roteamentos na Internet CURITIBA 2004 Trabalho apresentada à Disciplina de Comunicação de Dados.
UD de Sorocaba/ Iperó UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
Campus de Sorocaba UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
Sarajane Marques Peres
Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento GSAN
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
CT-300 – Seminário de Tese 1/25 Um Framework Padrão para Simulação de Modelos de Robôs Móveis de Robôs Móveis Juliano A. Pereira Prof. Carlos H. C. Ribeiro.
Instituto Tecnológico de Aeronáutica Curso de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação CE-240 Projeto de Sistema de Banco de Dados Professor.
Segurança de Dados no MAER.
Componente de Software de Computador Suporte do VANT Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA Pós – Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação CE.
Componente de Software de Computador Suporte do VANT
ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Aula #1.1 – Tutorial de Web Services utilizando o NetBeans 5.5 Disciplina: CE 262 – Ontologias e Web Semântica.
1 2º Semestre de 2006 CSC V-CTR USC CTR - Glêvson USC POT - Caio USC COMB - Débora Prof. Cunha Prof. Vieira Dias Prof. Márcio Programa de Pós-Graduação.
28 de novembro, 2005 – ITA - IEC – Mini Auditório CCS/SJ
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Capítulo XI Noções de Estruturas de Dados.
ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Aula #1.1 – Tutorial de Web Services utilizando o VS.NET Disciplina: CE 262 – Ontologias e Web Semântica. Prof.
Gerenciamento de Dados Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA CE-245 Tecnologias da Informação Professor Adilson Marques da Cunha Aluna: Michelle.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira Sala 120 – Prédio da Computação Lógica de Descrições.
Capítulo I – Conceitos Primários 1.1 – Estrutura de um computador 1.2 – Informações manipuladas por um computador 1.3 – Evolução das linguagens de programação.
I – Informação Digital – Tema de Discussão Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Descrição da Infraestrutura Tecnológica Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
I – Informação Digital – Trabalho Grupo Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS
Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Fevereiro 2002.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 2004/2005
MAC499 - Trabalho de Formatura Supervisionado Sistema de Reconhecimento de Escrita On-Line.
Business Process Management e Workflow - jBPM Aluno: Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Novembro 2006.
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
The Data Warehouse Toolkit
WOntoVLab: Uma Arquitetura para Laboratórios Virtuais Baseada em Workflows e Ontologias Aluno: Daniel Cintra Cugler Orientadora: Profª. Dra. Marilde T.
Unified Modeling Language
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet
Sistemas Operacionais e Windows XP Aula 04 – DCA0302.
Sistemas de Informação Prof. Me. Everton C. Tetila Modelo de dados relacional Banco de Dados I.
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
Salas de Matemática.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Transcrição da apresentação:

Funções dos Integrantes CTA – Centro Técnico Aeroespacial ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados Professor Dr. Adilson Marques da Cunha Projeto Final Setor SóCio-Educacional (SCE) Funções dos Integrantes Integrador: Christien Normalizador: Camila Dicionarizador: Michelle

CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados Roteiro Motivação Re-Objetivação Re-Intitulação Especificação de Requisitos Normalização Dicionarização Conclusão CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados Motivação Aplicar e sintetizar os principais conhecimentos teóricos(heurísticas) adquiridos nas Disciplinas CES-30 e CE-240, visando integrar Aplicativos de Banco de Dados (ABDs), Bancos de Dados Setoriais (BDSs) e Bancos de Dados Corporativos (BDCs), num Banco de Dados de uma Empresa Holding . CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados Re - Objetivação Enunciado do Problema O problema consiste “na construção de um aplicativo de banco de dados setorial que manipule informações relativas à localização de indivíduos, bancos e ponto de ônibus em um ambiente setorial sócio educacional, presença das instituições e centros de pesquisas nas cidades e ao número de pessoas envolvidas e forneça informações georreferenciadas estaduais para veículos Aéreos não tripulados. No primeiro bimestre de 2006.” Enunciado da Alternativa de Solução Escolhida ASE A solução escolhida consiste em “implementar e implantar um aplicativo de banco de dados corporativo executado pelos alunos das disciplinas CES-30 e CE-240, com o propósito de gerar informações georreferenciadas sócio educacional para veículos aéreos não tripulados (VANTs) em território nacional, no primeiro bimestre de 2006.” CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados Re - Intitulação Sistema de Informações Georreferenciadas Estáticas -Sócio-Educacional SCE CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

Especificação de requisitos O Protótipo de Aplicativo de BD corporativo deverá ser capaz de propiciar: 1) A quantidade de pessoas que freqüentam os Centros de Pesquisas, as Instituições de Ensino e Instituições de Assistência Social; 2) A localização dos Centros de Pesquisas, Instituições de Ensino e Instituições de e Assistência Social; 3) A quantidade de Centros de Pesquisas localizados numa mesma região; 4) As qualificações das pessoas físicas que freqüentam os Centros de Pesquisas, Instituições de Ensino e Instituições de Assistência Social, se são funcionárias ou estudantes; 5) O nome dos Centros de Pesquisas, Instituições de Ensino e Instituições de Assistência Social localizados em determinada região. CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados Normalização Técnica de Análise e Organização de dados que visa determinar a melhor composição para uma estrutura de dados (Tabela). Os principais objetivos são: Eliminar anomalias que dificultam as operações com os dados, ou seja, facilitar a manipulação do Banco de Dados. Minimizar as redundâncias e os conseqüentes riscos de inconsistências. Reduzir e facilitar as manutenções. CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

Aplicação da Terceira Forma Normal Utilizando o editor third. Terceira Forma Normal - 3FN T_IES{IES_CODIGO,IES_SIGLA,IES_DESCRICAO,IES_CIDADE, IES_GEOM} T_CPE {CPE_CODIGO, CPE_NOME, CPE_SIGLA, CPE_GEOM} T_IAS {IAS_CODIGO, IAS_MUNICIPIO, IAS_NOME, IAS_GEOM} T_ARE {ARE_CODIGO, ARE_GEOCODIGO, ARE_NOME, ARE_GEOM} T_IND {IND_CODIGO, IND_NOME, IND_IDADE, IND_SEXO} T_ASSISTENTE_SOCIAL { ASS_CODIGO, ASS_AJUDA} T_SETOR {SET_CODIGO, SET_NOME, SET_CONTRIBUICAO} T_BANCO {BAN_CODIGO, BAN_NOME, BAN_AGENCIA, BAN_GEOM} T_PONTO_ONIBUS {BUS_CODIGO, BUS_GEOM} CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

MER do Banco de Dados Setorial CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

Entidade Instituição de Ensino Setorial Corporativo T_IES ies_codigo ies_descricao ies_cidade ies_geom ies_sigla are_codigo T_IES ies_codigo ies_descricao ies_cidade ies_geom ies_sigla are_codigo CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

Entidade Centro de Pesquisa Setorial Corporativo T_CPE cpe_codigo cpe_sigla cpe_nome cpe_geom are_codigo T_CPE cpe_codigo cpe_sigla cpe_nome cpe_geom are_codigo CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

Entidade Instituição de Assistência Social Setorial Corporativo T_IAS ias_codigo ias_nome ias_municipio ias_geom are_codigo T_IAS ias_codigo ias_nome ias_municipio ias_geom are_codigo CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

Entidade Pessoa_Física Setorial Corporativo T_IND ind_codigo ind_nome ind_sexo ind_idade cpe_codigo ies_codigo T_PESSOA_FISICA fis_cpf fis_nome fis_endereco fis_telefone fis_sexo cpe_codigo ies_codigo CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

Entidade Assistente_Social Setorial Corporativo T_ASSISTENTE_SOCIAL ass_codigo ass_ajuda ias_codigo ind_codigo set_codigo T_ASSISTENTE_SOCIAL ass_codigo ass_ajuda ias_codigo fis_cpf set_codigo T_ASSISTENTE_SOCIAL ass_codigo ass_ajuda ias_codigo fis_cpf set_codigo CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados Entidade Banco Setorial Corporativo TT_BANCO ban_codigo ban_agencia ban_nome ban_geom are_codigo cpe_codigo TT_BANCO ban_codigo ban_agencia ban_nome ban_geom are_codigo cpe_codigo CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados Entidade Setor Setorial Corporativo T_SETOR set_codigo set_contribuicao set_nome ias_codigo T_SETOR set_codigo set_contribuicao set_nome ias_codigo CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

Entidade Ponto_Onibus Setorial Corporativo TT_PONTO_ONIBUS bus_codigo bus_geom are_codigo cpe_codigo TT_PONTO_ONIBUS bus_codigo bus_geom are_codigo cpe_codigo Na Holding, as entidades continuaram as mesma, já a entidade Ponto_Onibus foi excluída para evitar complicações nas demais consultas e nos outros BD corporativos. CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados Entidade Área Setorial Corporativo T_ARE are_codigo are_geocodigo are_nome are_geom T_AREA are_codigo are_geocodigo are_nome are_geom CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

MER do Banco de Dados Corporativo CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados Dicionarização O Dicionarizador deverá exercer, sempre que forem necessárias, as funções de organizar, padronizar, documentar e manter atualizados os 04 (quatro) componentes do Sistema de Dicionário de Dados do BDS, evitando inconsistências, duplicidades, homônimos ou quaisquer outras anomalias e discrepâncias, utilizando a Técnica de Trigramação. CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

Dicionário de Dados – B D Setorial Nome Lógico: IES Nome Físico: T_IES Campo Tipo Tamanho Descrição Valor Inicial Constraints ies_codigo VARCHAR2 6 Código da instituição Not null PK ies_sigla 10 Sigla da instituição ies_descricao 40 Descrição da instituição ies_cidade Cidade da Instituição ies_geom MDSYS.SDO_GEOMETRY Dados georreferencial da instituição are_codigo NUMBER Código da area FK(AREA) CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

Atributo de Relacionamento Diretório de Dados Entidade Relaciona-se com Atributo de Relacionamento IES AREA ARE_CODIGO CPE IND IES_CODIGO CPE_CODIGO ASSISTENTE_SOCIAL SETOR SET_CODIGO IAS IAS_CODIGO IND_CODIGO PONTO_ONIBUS BANCO CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

Diretório de Recursos de Dados Este componente deve conter a descrição física das entidades e de seus ambientes associados. O Protótipo de Aplicativo de Banco de Dados será desenvolvido utilizando: 1- Hardware • Microcomputador com processador: AMD Semprom XP ~2200 Mhz Compatible. • RAM: 1Gigabyte. • HD: 40 Gbytes de armazenamento em disco • INTERNET: 128 Megabyte 2- Software Básico • Sistema Operacional: Windows XP service pack 2. • ERWIN: . • SGBD: Oracle Spatial 10g para WINDOWS. 3- Rede de Comunicação de Dados via TCP/IP do ITA • Domínio: :fcmf.ita.br. • Nome do Servidor SGBD Oracle 10g Spatial na rede: Seti.fcmf.ita.br • Nome do BD GEOSCE: deve ser referenciado pela instância ORCL. • Conexão com a instância ORCL. 4- Ambiente: • Localização física do banco de dados: O SGBD está instalado no servidor Seti da FCMF (ITA). • Freqüência de Utilização : 24/7 h. • O armazenamento da configuração do banco de dados GEOSCE fica em C:\Oracle\Product\10.0.2\oradata\orcl\db_1 nos arquivos de inicialização da instância do GEOSCE. O diretório C:\Oracle\Product\10.0.2\oradata\orcl contém os arquivos de dados do GEOSCE. CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

Dicionário de Metadados CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados

CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados Conclusão Através da utilização das heurísticas de banco de dados utilizadas nas disciplinas CES-30 e CE-240, foi implementado e implantado Aplicativos de BD no Banco de Dados Setorial – BDS. Foi Utilizado Modelo de Dados Objeto-Relacional no Sistema Gerenciador Oracle 10g Spatial. Pois ele se preocupa mais com a capacidade que o Sistema provê aos usuários para recuperar Objetos Georreferenciados relacionados. CE – 240 – Projeto de Sistemas de Banco de Dados