Introdução à Biologia Molecular Computacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Engenharia genética É um conjunto de técnicas que permite aos cientistas identificar,isolar e multiplicar genes dos mais diversos organismos. É também.
Advertisements

PROJETOS GENOMA E PROTEOMA HUMANOS
Alimentos Transgénicos
Replicação da molécula de DNA
O gene: herança e evolução
Expressão génica.
Universidade Federal de Viçosa
BIOTECNOLOGIA E ENGENHARIA GENÉTICA
Introduction of RefSeq and LocusLink: resources at the NCBI
Quorum Sensing Centro de Ciências Biológicas
Genética bacteriana.
Internet: conceitos básicos
O Surgimento dos Sistemas de Bioinformática
Felipe Dias Maria Fernanda
APLICAÇÕES Ferramentas biotecnológicas Conhecimento científico MÉDICA
Evolução Molecular Metodologias de Análise
Reino Monera Prof. M. Sc. Fábio Henrique Oliveira Silva fabio
Paulo J Azevedo Departamento de Informática
Classificação Biológica
QUANDO PENSAMOS EM BIOTECNOLOGIA, O QUE SURGE EM NOSSA MENTE???
BIOTECNOLOGIA Multidisciplinar - Engenharia - Genética
Emanuel Teixeira Nº24924 Bioengenharia
Alex Silva da Cruz, Msc Aula 4 Ácidos Nucleicos DNA
A célula.
ENGENHARIA GENÉTICA.
Avaliação das aulas TP Microbiologia Questões -TC 1.Quais as moléculas salivares identificadas como responsáveis pela adesão de streptococci.
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
Softwares de Análises Estatísticas em Biologia Sistêmica
QBQ 0102 – Educação Física Carlos Hotta Controle da expressão gênica
Engenharia Genética.
A REVOLUÇÃO DA GENÉTICA
Profa. Ana Paula Miranda Guimarães
PLANTAS TRANSGÊNICAS: DE ONDE VEM, PARA AONDE VÃO?
Bancos de dados para análise de sequências de DNA
Recursos Biológicos Vídeo.
IF803 - Introdução à Biologia Molecular Computacional Profa. Katia Guimarães 2007/2.
A genética e os genes.
Vocabulário Genético Primeira Fase.
1 2 Engenharia Genética e Saúde
Predição computacional de genes
Bancos de Dados Natália F. Martins. BD de Seqüências Há uma quantidade gigantesca de informação sobre biomoléculas em BD públicos Mais de 348 BD –BD de.
As “mutações” No Código Genético.
Dogma central da Biologia Molecular:
Diogo Silva Nº  1988 NCBI- Banco de dados público contendo sequências de DNA dos mais diversos organismos  1995 Técnica do microarranjo -perfil.
Unidade 1 capítulo 2 Estudo das células
Introdução à Biologia Molecular História Cadeias de DNA e de Proteínas.
DIVERSIDADE DE BACTÉRIAS
DISCUSSÃO E RESULTADOS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
A database of Orthologous Mammalian Markers Rita Monteiro Nº25486.
Bioinformática Nuno Santos a25303 Bioengenharia 2011/2012.
RepeatMasker Aluno: Fred Ulisses maranhão Professora: Kátia S. Guimarães Algoritmos p/ processamento de Cadeias, Cin, UFPE - 1/2001.
Identificação dos Genes de uma cadeia de DNA com a ferramenta GENSCAN
Onde se localiza o material genético?
Allan Lima  Revisão sobre BDs Biológicos  Integração de Dados para DBs Biológicos ◦ Aplicação de Ontologias  The Gene Ontology 
Identificação dos Genes de uma cadeia de DNA com a ferramenta GENSCAN Lauro Didier Lins Junho de 2001.
Sequenciamento de Genomas
IF803 - Introdução à Biologia Molecular Computacional Katia Guimarães 2008/2.
Prof. Alan Alencar Biotecnologia.
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
Uma aplicação da complexidade na compreensão da Epidemiologia Prof. Vicente Pereira de Barros Entender a modelagem matemática das doenças. Os efeitos e.
Bioinformática Felipe G. Torres.
Bioinformática e O Projeto GENOMA EST da CANA
BIOTECNOLOGIA E ENGENHARIA GENÉTICA DR. ACESSO 2015
DNA Recombinante e Transposons
Siga-me no Genética Bacteriana e Clonagem Universidade de Santo Amaro Faculdade de Biomedicina Microbiologia Básica e Clínica I.
Organização do Material Genético nos Procariontes e Eucariontes
Como produzimos organismos geneticamente modificados?
Reino Monera.
Introdução à Biologia Molecular
Transcrição da apresentação:

Introdução à Biologia Molecular Computacional História Cadeias de DNA e de Proteínas

Meio de 1970 – Primeiros métodos de seqüenciamento rápido de DNA Em 1975, F. Sanger, S. Nicklen e A. R. Coulson desenvolveram o primeiro método de sequenciamento rápido de DNA, chamado chain-termination method. Em 1976-1977, A. Maxan e W. Gilbert desenvolveram um novo método, modificação química, menos tóxico, que eventualmente se tornou mais popular.

Até o início da década de 90 … Os únicos organismos seqüenciados eram procariotos,que incluem as bactérias, normalmente associados a alguma doença ou de interesse na pesquisa científica. http://pt.wikipedia.org/wiki/Procarionte A espécie bacteriana Escherichia coli se destaca como organismo modelo e como ferramenta biológica para pesquisas científicas (antibióticos).

Hierarquia da Classificação (Wikipedia.org/ LINK) Taxon Humano Ervilha Amanita E. coli Domínio Eukaryota Bacteria Reino Animalia Plantae Fungi Monera Phylum ou Divisão Chordata Magnoliophyta Basidiomycota Proteobacteria Subphylum ou subdivisão Vertebrata Magnoliophytina Hymenomycotina Classe Mammalia Magnoliopsida Homobasidiomycetae Subclasse Eutheria Magnoliidae Hymenomycetes Gammaproteobacteria Ordem Primatas Fabales Agaricales Enterobacteriales Subordem Haplorrhini Fabineae Agaricineae Família Hominidae Fabaceae Amanitaceae Enterobacteriaceae Subfamília Homininae Faboideae Amanitoideae Género Homo Pisum Escherichia Espécie H. sapiens P. sativum A. muscaria

Recentemente … O NCBI alcançou 1000 procariotos sequenciados http://www.ncbi.nlm.nih.gov/ Homens, animais, insetos e plantas pertencem ao domínio eucarionte http://pt.wikipedia.org/wiki/Eucarionte

No ano de 1990 … Foi criado o Projeto Genoma Humano, com 3 milhões de dólares para realizar o seqüenciamento em 15 anos. Foi criado um consórcio de várias universidades e institutos de pesquisa dos EUA e da Europa, com o objetivo de seqüenciar o DNA humano.

O Projeto Genoma Humano O cronograma do projeto tinha previsão para conclusão em 2005. Um biólogo do NIH, Craig Venter, que havia seqüenciado a bacteria Haemophilus influenzae acreditou que era possível fazer o seqüencia- mento em muito menos tempo, e resolveu criar a empresa Celera Genomics, com o objetivo de realizar isto, com menos tempo e 10% da verba.

O Projeto Genoma Humano A proposta de Venter baseava-se na técnica de “shot gun”, já usada por ele no sequenciamento da influenza. Como estudo de caso, a Celera seqüenciou o genoma da Drosophila melanogaster (mosca) que tinha o comprimento de 132 x 106 bases e aprox. 14 mil genes. O genoma da Drosophila foi publicado em 2000. Como fruto de um acordo, as seqüências do genoma humano da Celera e do Consórcio Mundial foram publicadas ao mesmo tempo, uma na revista Science, e a outra na revista Nature.

O Genoma Humano é Publicado NATURE – 15 February 2001 Volume 409 Number 6 SCIENCE - 16 February 2001 Vol 291, Issue 5507

Revelações do Genoma Humano A seqüencia do genoma humano tem cerca de 3 • 109 nucelotídeos (caracteres em {A,C,G,T}), mas o número de genes esperado não foi encontrado. Esperava-se algo da ordem de 80.000 a 100.000 mil genes A anotação do seqüência do genoma humano tem cerca de 25.000 genes.

Genes Codificam Proteínas

Revelações do Genoma Humano Como o número de proteínas conhecidas é muito maior, fica claro que algum tipo de controle faz com que um gene em geral se expresse como diferentes proteínas. Uma seqüência de DNA: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/viewer.fcgi?val=NT_009759.15&from=1&to=7043293&view=fasta

Como entender uma seqüência de DNA? Procurando por sinais e características: Ex: start codon, stop codon, splice donor e splice acceptor sites, TF binding sites, etc. [Cancer Medicine] NCBI’s Book Shelf

Como capturar estes sinais? Usando gene finding software: http://www.hku.hk/bruhk/sggene.html Diagrama HMM http://genomebiology.com/2006/7/s1/S9/figure/F5

Como capturar estes sinais? Uma alternativa: Observando a conservação de trechos de aminoácidos

Alguns sinais não são tão característicos … E muitas vezes símbolos são trocados por sinônimos: Para achá-los, é preciso alinhar seqüências e encontrar os chamados motifs: http://www.scielo.br/img/revistas/qn/v26n2/14998f2.gif