ANTECEDENTES : Causas Crise econômica-financeira(final do séculoXVIII)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IDADE CONTEMPORÂNEA A REVOLUÇÃO FRANCESA.
Advertisements

Revolução burguesa. Antecedentes/causas:
Revolução Francesa.
REVOLUÇÃO FRANCESA
Introdução a Revolução Francesa Profº Marcelo Dias
Revolução Francesa.
ANTECEDENTES, FASES DA REVOLUÇÃO E DESFECHO
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A REVOLUÇÃO FRANCESA OBJETIVOS.
REVOLUÇÃO FRANCESA AULA 01.
Revolução Francesa Por que foi um marco tão importante?
Revolução Francesa é o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de Maio de 1789 e 9 de Novembro de 1799, alteraram o quadro político e social.
Revolução Francesa Antigo Regime
Professor Bruno Barreira
Liberdade, Igualdade, Fraternidade - Para quem? -
Revolução Francesa Aula de Revisão.
HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA REVOLUÇÃO FRANCESA
ANALISAR OS FATORES DETERMINANTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA
REVOLUÇÃO FRANCESA “O rei não era mais Luís, pela Graça de Deus, Rei de França e Navarra, mas Luís, pela Graça de Deus e do direito constitucional.
REVOLUÇÃO FRANCESA /03/2017.
DESIGUALDADE SOCIAL E FINANCEIRA NA FRANÇA séc.XVIII
Professor Bruno Barreira
A França às vésperas da revolução
REVOLUÇÃO FRANCESA.
REVOLUÇÃO FRANCESA História Prof. Milton.
Revolução Francesa.
DESIGUALDADE SOCIAL E FINANCEIRA NA FRANÇA séc.XVIII
A REVOLUÇÃO FRANCESA ( )
REVOLUÇÃO FRANCESA ( 1789 – 1799 )
REVISÃO RECUPERAÇÃO TERAPÊUTICA
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
 O crescimento econômico ligado ao Colbertismo.  Os gastos exagerados da monarquia.  A revogação do Edito de Nantes.  As guerras e a estagnação da.
FATORES: Absolutismo exacerbado Fome Miséria Resquícios feudais
REVOLUÇÃO FRANCESA.
REVOLUÇÃO FRANCESA Revolução Francesa Professor Marcelo Pitana.
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Conceitos Históricos: Revolucao, Idade Contemporânea, burguesia.
Revolução francesa: o fim da Idade Moderna
Extensivo Noturno COC – Hist I 2012
O DESPERTAR DE UM NOVO TEMPO
Revolução Francesa.
Revolução francesa Execução de luís xvi (1793).
CAPÍTULOS 1 E 2 2º ANO PROF. FERNANDO GONDIM
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
A Liberdade guia o povo.
Antecedentes/causas:
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
REVOLUÇÃO FRANCESA AULA 24 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM.
HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental
2º ano - História - Ruy.
Revolução Francesa.
AS REVOLUÇÕES BURGUESAS. Capítulos 19 – Capítulos
REVOLUÇAO FRANCESA
Revolução Francesa Por que a Revolução Francesa foi considerada um marco divisório? Pilares do liberalismo e das instituições democráticas ? Eric Hobsbawn:
REVOLUÇÃO FRANCESA Resumo desenvolvido por: Prof. Michel Goulart
Revolução Francesa ( ) Prof. Alan. Revolução Francesa Ela foi o resultado da soma: Ideias Iluministas + Interesse da Burguesia * Por.
Século XVIII Revolução francesa: o fim da Idade Moderna.
 Intensa agitação política para a escolha dos deputados do Terceiro Estado.  Cadernos de queixas- Terceiro Estado exigia, sobretudo, voto por cabeça.
Prof. Elaine Angela Bogo Pavani.  A França era basicamente agrária e semifeudal, assolada por catástrofes naturais. O comércio e as manufaturas estavam.
O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Revolução Francesa. Destruiu o Antigo Regime Inspira reformas políticas, sociais e econômicas na Europa.
REVOLUÇÃO FRANCESA O PROCESSO REVOLUCIONÁRIO FOI UM MOVIMENTO LIDERADO PELA BURGUESIA CONTRA O REGIME ABSOLUTISTA.
A crise do Antigo Regime e as Revoluções Burguesas Prof. Edgar Rego Disciplina: História 2º Ano – EM Energia, 2016.
REVOLUÇÃO FRANCESA Iluminismo X Absolutismo “LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE” Aulas – Capítulos 29, 30 e 31.
REVOLUÇÃO FRANCESA Considerada a divisão entre o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea Foi um golpe contra o Antigo Regime ( absolutismo)
 Invasão da França pela Áustria e a Prússia – Radicalização política contra a nobreza.  Comuna Insurrecional- Invasão do Palácio das Tulherias. (Jornadas.
Revolução francesa Prof. Helton Chaves.
DOS ANTECEDENTES À ERA NAPOLEÔNICA
Transcrição da apresentação:

Revolução Francesa (1789-99)

ANTECEDENTES : Causas Crise econômica-financeira(final do séculoXVIII) Gastos em guerras Elevados custos com a manutenção da “Luxuosa Corte” Más colheitas (produção agrícola = Fome) Tratado de Eden-Rayneval (ING) -1786 Oposição da Burguesia ao “Antigo Regime”: Política: Estado Absolutista (poder real = Luís XVI) Economia : Política Mercantilista Cultural : Predomínio dos valores religiosos (Igreja Católica)

Social :Sociedade de Privilégios ANTECEDENTES : Causas Social :Sociedade de Privilégios 1 Estado = Clero 2 Estado = Nobreza 3 Estado = Camponeses(servos) Burguesia Sans-Culottes

ATENÇÃO: Somente os membros do 3 Estado pagavam os tributos (impostos)

ANTECEDENTES : Causas Influência das idéias Iluministas (bandeira ideológica) Propostas de reformas econômicas desastrosas (Turgot , Brienne e Calonne) * Calonne propôs a convocação da nobreza e o clero para contribuírem com os impostos (Reação Feudal)

Início da Revolução : Nomeação do Ministro Necker que convocou a Assembléia dos Estados Gerais (maio-1789) * Destaque : critério de votação

Início da Revolução : Os membros do 3 Estado não aceitaram a manutenção do sistema de votação Resultado : O rei Luís XVI tentou dissolver a Assembléia dos Estados Gerais * Os representantes do Estado se rebelaram e invadiram a Sala do Jogo de Péla e se auto-declararam em Assembléia Nacional Constituinte

Início da Revolução : Destaque : Criação da Guarda Nacional 14 de julho de 1789 : Tomada da Bastilha (Simboliza o início da Revolução)

Etapas da Revolução : Assembléia Nacional (1789-1792): aspectos : - abolição dos privilégios feudais - aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (inspiração iluminista) - confisco dos bens da Igreja - criação de uma nova moeda : Assignats

Assembléia Constituinte : - proclamação da I Constituição da França (1791) , estabelecendo o Estado Burguês - definiu a participação política através do voto censitário - ocorreu a formação de grupos políticos : * Girondinos * Jacobinos * Pântano

Assembléia Constituinte : Reação da nobreza (Emigrados) : buscavam apoio externo visando a restauração do Estado Absolutista Junho de 1791 : Luís XVI e sua família real tentaram fugir para a Áustria (presos em Varennes )

Assembléia Constituinte : Destaques ( líderes ) : Robespierre Danton Marat

Etapas da Revolução : Convenção Nacional (1792-1795) : aspectos : - julgamento e execução do rei Luís XVI condenado por traição (janeiro de 1793) - reação do países absolutistas (Primeira Coligação)

Convenção Nacional : ocorreu o predomínio dos jacobinos Convenção Montanhesa (1793-1794) período marcado pela grande atuação popular (momento mais radical da Revolução) aprovação de uma Nova Constituição (Ano I) (estabeleceu o sufrágio universal) instituiu um Novo Calendário

Convenção Nacional : criação de orgãos de governo : Comitê de Salvação Pública (defesa externa) Comitê de Salvação Nacional (segurança interna) Tribunal Revolucionário Início do Período do Terror : aspectos ( Líder = Robespierre ) - Lei do Máximo

Convenção Nacional : Execução de milhares de pessoas : Guilhotina

Convenção Nacional : abolição da escravidão nas colônias fim de todos os privilégios Criação do ensino público e gratuito Tentativa de acabar com a supremacia religiosa do catolicismo Ex: Catedral de Notre Dame (Templo da Razão)

Etapas da Revolução : Reação Termidoriana : (junho de 1794) * Representou a retomada do poder pela burguesia que iniciou a Convenção Termidoriana (1794-1795)

Convenção Termidoriana : Medidas: Procurou anular as medidas montanhesas Ocorreu o Terror Branco Elaboração da Constituição do Ano III Formação do Diretório (1795-1799): * governo formado por cinco membros eleitos pelos deputados

Diretório : aspectos Governo de supremacia girondina Conspiração dos Iguais : líder “Graco” Babeuf Vitórias contra as forças absolutistas (contra-revolucionárias)= II Coligação Golpe do 18 Brumário (novembro de 1799) * Chegada de Napoleão Bonaparte ao poder na França levado pela burguesia , fato que iniciou a Era Napoleônica (1799-1815)

Napoleão Bonaparte