EXPRESSIONISMO Acima de tudo, o Expressionismo é uma tendência permanente e universal da arte, como manifestação exterior de uma necessidade interna. Relaciona-se diretamente com o subjetivo, expresso por temas dramáticos e obsessivos. Manifesta-se no século XX em várias vanguardas, como o Fauvismo, o Expressionismo Alemão - A Ponte/Die Brücke, O Cavaleiro Azul/ Der Blaue Reiter, A Tempestade/ Der Sturm, Grupo Novembro/ November Gruppe, Nova Objetividade/ Neue Sachlichkeit; o Expressionismo Flamengo - 2o. Laethem-Saint-Martin, Dada, Pintura Metafísica e Surrealismo. No pós-guerra, o Expressionismo emerge através do Expressionismo Abstrato, com o Action Painting e, recentemente, na pós-modernidade, com o neo-expressionismo. No contexto estilístico, as linhas e as cores expressam as emoções em lugar de representar o mundo exterior. A linha é emocional, deformadora, nervosa, angulosa. A cor contém alto grau expressivo, com ênfase no uso de cores contrastantes e puras. Atualmente, o termo Expressionismo é aplicado de modo mais específico, constituindo-se numa espécie de neo-romantismo, relacionando-se de maneira trágica à angústia de nosso tempo.
EXPRESSIONISMO O Expressionismo foi um fenômeno hegemônico cultural na Alemanha, presente nas artes gráficas, na pintura, na escultura, na literatura, no teatro, na música, na dança e no cinema, assumindo formas mais radicais, onde a expressão do sentimento tem mais valor que a razão.
Expressionismo Alemão
Fauvismo primeira vanguarda artística do século XX surgiu em 1905, no Salão de Outono em Paris. De caráter exclusivamente pictórico, essa tendência estética ficou marcada por nítida liberdade de expressão e pelo exagero do desenho e da perspectiva. Revolucionou o uso da cor, aplicando-a de forma pura e explosiva. Esses artistas se agruparam em torno de Matisse, expondo nesse Salão. Pelo seu extremado colorismo foram chamados "les fauves" (as feras).
DADA No Dada tudo ocorre ao mesmo tempo: poesia, teatro, música e artes plásticas. Foi um movimento que chegou ao extremo, onde os comportamentos eram provocativos com o intuito de chocar e romper a complacência de um público que vivia dos valores tradicionais. O Dada foi a primeira manifestação de "anti-arte" deste século, refletindo, naquele momento, um desentendimento de saturação cultural, de crise moral e política, que surgiu devido à I Guerra Mundial, contra a qual alguns artistas reagiram com ironia, cinismo e nihilismo anárquico.