A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS"— Transcrição da apresentação:

1 AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS

2 Como expressão dos avanços sociais, culturais, tecnológicos e industriais, surgem na Europa, nas duas décadas iniciais do século XX, vários movimentos artísticos e culturais, que passaram a ser conhecidos como “VANGUARDAS”. Alguns deles influenciaram o nosso Modernismo.

3 A palavra vanguarda significa “o que marcha na frente”, ou seja, antecipar o futuro por meio de práticas inovadoras.

4 As principais manifestações artísticas do início do século XX foram fundamentais para o desenvolvimento do modernismo literário; Esses conjuntos de manifestações artísticas ocorreram na literatura, pintura e escultura; Vanguarda européia é rebeldia, é negação. É a resposta às grandes e rápidas transformações da sociedade.

5 FUTURISMO O futurismo foi o primeiro movimento de vanguarda, chocando com sua rebeldia toda a população da época. O principal representante do Futurismo foi o escritor italiano Marinetti, que, na literatura, pregava a destruição da sintaxe, o menosprezo pela pontuação. Tudo deveria ser novo e prático, seu desejo era exaltação da vida moderna e o rompimento total com o passado. Menina que corre sobre o balcão, de Giacomo Balla (1912) – movimento e velocidade.

6 Obra futurista de Umberto Boccioni

7 CUBISMO O pensamento não é racional, ele aparece entre o consciente e o inconsciente do escritor. Como não há uma lógica, as palavras são soltas, dispostas aparentemente de uma forma aleatória. Versos livres e abolição da sintaxe; Representação do caos, da mistura. Les demoiselles d’Avignon, de Pablo Picasso.

8 Guernica, Pablo Picasso.

9 EXPRESSIONISMO Expressão do mundo interior por meio de imagens, independente dos conceitos de beleza. Valorização da expressão, isto é, do modo como forma e conteúdo livremente se unem para dar vazão a sensações do artista no momento da criação. Importância da vida cotidiana. O grito (1893), de Munch.

10

11 Marcel Duchamp. Fountain
DADAÍSMO É considerado por muitos, o mais radical de todos os movimentos da Vanguarda Européia. Ele era a negação de total da lógica, da coerência e da cultura. É a estética do absurdo. Os dadaístas estavam preocupados em ridicularizar, em negar tudo e todos. Marcel Duchamp. Fountain

12 Roda de bicicleta (1913), Marcel Duchamp.

13 A persistência da memória, 1931, Salvador Dalí
SURREALISMO Os escritores surrealistas mostraram grande interesse pelo inconsciente humano e pelo sonho, considerado a expressão máxima da realidade humana. Rejeitaram o romance e a poesia em estilos tradicionais. Propõe a valorização da fantasia, do sonho, da loucura e a utilização da escrita automática (impulso), registrando tudo o que vier à mente, sem se preocupar com a lógica. A persistência da memória, 1931, Salvador Dalí

14 As tentações de Santo Antônio, Salvador Dalí.

15 “Todas essas tendências de vanguarda têm um ponto em comum: propõem a desorganização consciente da arte produzida até então”.


Carregar ppt "AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google