1 SEGET- outubro de 2007 Antes do Second Life e do GoogleEarth: A utilização da simulação baseada na web para o estudo de processos operacionais Paulo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias computacionais no Ensino de Física Eliane Veit Ives Solano Araujo I Encontro Estadual de Ensino de Física Novembro de 2005 Instituto de Física.
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
Thaís Cristine Andreetti, Graduanda em Bacharelado em Ciências da Computação. Profª Drª Silvia Marina Anaruma.
CCS – Centro de Componentes Semicondutores Luiz Carlos Moreira/Jacobus W. Swart ASIC´s – Application Specific Integrated Circuits.
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NO ENSINO Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes.
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
Gerência de Dados em Grades Motivação: – 1a geração de suporte a dados em Grades: ferramentas para transferência e catalogação de réplicas: Globus: GridFTP,
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
SOFTWARE DE VULNERABILIDADE NATURAL À POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Servidores e Programação Web Redes de Computadores.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Departamento de Engenharia Elétrica
Divisão de Processamento de Imagens Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico 2008 DPI/OBT – 2007.
Metodologias de Construção de Sites
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PPGEP - Jornalismo On-line
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
UD de Sorocaba/ Iperó UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
Campus de Sorocaba UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
Arquitetura de Sistemas de Informação
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Secretaria de Comunicação
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Modulo Especialista.
Segurança de Dados no MAER.
1 2º Semestre de 2006 CSC V-CTR USC CTR - Glêvson USC POT - Caio USC COMB - Débora Prof. Cunha Prof. Vieira Dias Prof. Márcio Programa de Pós-Graduação.
Gerenciamento de Dados Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA CE-245 Tecnologias da Informação Professor Adilson Marques da Cunha Aluna: Michelle.
Organização e Redução de Custos
Computação Gráfica: Possibilidades e Desafios
X3D - AUTORIA Jorge Ferreira Franco Laboratório de Sistemas Integráveis - LSI - USP Disciplina - Realidade Virtual.
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
III – Uso da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos III – Uso da Infraestrutura Tecnológica.
I – Informação Digital – Tema de Discussão Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Descrição da Infraestrutura Tecnológica Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
I – Informação Digital – Gráfico Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias.
I – Informação Digital – Trabalho Grupo Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
ERU 520: Tecnologia da Informação Prof. José Luís Braga Doutor em Informática - PUC-Rio Pós-Doutorado em Tecnologias da Informação - University of Florida.
I – Informação Digital - Vídeo Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
Projetos Apoiados Entre 1990 e 2003 foram apoiados 225 projetos em Educação Ambiental nas cinco regiões do Brasil.
Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Fevereiro 2002.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 2004/2005
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
Business Process Management e Workflow - jBPM Aluno: Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Novembro 2006.
MAC 499 Henrico Scaranello Emprego: Nov/ Hoje Universidade Anhembi-Morumbi.
MAC499 Trabalho de Formatura Supervisionado Animação Facial Aluno: Marcos Paulo Moreti Orientador: Roberto M. Cesar Jr. Introdução Animação de faces humanas.
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ELETROBRÁS - PROCEL
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Redes para Automação Industrial Capítulo 1: Automação Industrial
Sistemas Operacionais e Windows XP Aula 04 – DCA0302.
Prototipagem Rápida Alexandre Junio Silva Alexandre Silva Sousa.
Transcrição da apresentação:

1 SEGET- outubro de 2007 Antes do Second Life e do GoogleEarth: A utilização da simulação baseada na web para o estudo de processos operacionais Paulo Souza Jr. Mário Jorge de Oliveira Ilan Chamovitz Francisco Sabbadini Antes do Second Life e do GoogleEarth: A utilização da simulação baseada na web para o estudo de processos operacionais Programa de Engenharia de Produção

2 Introdução Fica cada vez mais fácil um gerente controlar e gerir a produtividade de sua equipe a distância, durante uma viagem internacional. Em outro exemplo, especialistas têm acesso, em segundos, à imagem disponível da pista de pouso, antes do acidente aéreo em julho de 2007, utilizando na Web o programa GoogleEarth (GoogleEath, 2007). Dias após o acidente, vídeos com simulação já estavam disponíveis ador+acidente+congonhashttp://br.youtube.com/results?search_query=simul ador+acidente+congonhas.

3 Acidente Aéreo Ilan Chamovitz 2007 – Obs: Ao comparar as simulações atenção aos detalhes: -tempo de simulação - informações adicionadas com texto - ângulos de visão - aproximação com a realidade - inserção de imagens de vídeo - som Simulação 2 Simulação 1 Simulação 3 Simulação 4

4 Observatório Astronômico Ilan Chamovitz 2007 –

5 Objetivo & Metodologia Ilan Chamovitz 2007 – Objetivo: Coletar e estruturar informações sobre Web-Based Simulation, identificada como um campo novo de estudo e ainda em desenvolvimento, englobando recursos tecnológicos da Web combinados com a tecnologia de simulação. Metodologia (5 aspectos): 1) sobre as organizações de pesquisa; 2) os principais pesquisadores que desenvolvem projetos; 3) as conferências realizadas ou agendadas; 4) dentro de cada conferência, identificam-se os temas e daquele ano e 5) para cada tema, quantos trabalhos foram selecionados.

6 Ilan Chamovitz 2007 –

7 GRS – Gerador de Redes Sistêmicas Ilan Chamovitz 2007 –

8 Temas em Eventos Ilan Chamovitz 2007 – Metodologia e Ferramentas Computação de alta performance e grande escala Verificação, validação e certificação Educação e jogos Simulação em meio ambiente, ecologia, biologia e medicina Ambiente de simulação baseada na Web (WSE) Simulação Interativa Distribuida baseada na web (WDIS) ….

9 Temas em Eventos – cont. Ilan Chamovitz 2007 – Técnicas e Padrões para integração de modelos Comunicação e Interoperabilidade em WSE and WDIS WSE e WDIS em aplicações de educação, treinamento e aprendizagem. Simulation visualization/animation in WSE and WDIS Simulação Distribuida baseada na Web Linguagens e ferramentas para simulação discreta Compartilhamento e reuso de modelos de simulação e ferramentas em ambientes de simulação baseada na web - WSE

10 Áreas de Aplicação Sistemas automotivos Imagens Robótica Eletrônica, Informática e Telecomunicações Logística Transportes Gestão da Saúde Realidade Virtual e simulações gráficas em aplicações industriais e comerciais Aquisição, organização e representação do conhecimento Modelagem cognitiva Problema de tomada de decisões Prova de teoremas Visão computacional Modelagem Sistemas Complexos Aeroespacial Marinha Design em produção Industrial Engenharia de Processos Energia Engenharia Petroquímica Militar Verificação, validação e certificação Educação, treinamento e aprendizagem; jogos Modelagem da performance humana Planejamento Raciocínio aproximado Reconhecimento de padrões

11 Tendências COLABORAÇÃO A Web 2.0 reforça alguns conceitos, baseados em colaboração. Usuários passam a ser mais responsáveis pelo conteúdo da web. Aplicativos que hoje estão nos computadores de cada indivíduo, passam a ficar disponíveis na Web. Assim, com apenas o sistema operacional e o navegador, um aluno pode utilizar um editor de texto que está disponível na Web e salvar o texto produzido em um servidor-web, acessível por um endereço web (URL). Estando em outro ambiente físico ou em outro país, um colega pode alterar o arquivo e salvá-lo também. Ilan Chamovitz 2007 –

12 Tendências COLABORAÇÃO Este procedimento vale para planilhas, bancos de dados e aplicativos. Vale também para desenvolvimento de modelos de simulação. E mais: após construir o modelo, o responsável pode colocá-lo na web, disponível para teste. Ilan Chamovitz 2007 –

13 O futuro da Web-Based Simulation Arquitetura de alta performance, construção de ambientes de simulação baseados em recursos tecnológicos da Web, Simulação de operações on-line, em tempo real e com a captação de dados para a execução de simulações a partir da internet; Aplicações em 3D, visualização em 3D, modelagem e animação via internet e realidade virtual; Desenvolvimento de ferramentas, plataformas, linguagens e simuladores baseados nas tecnologias da Web; ·

14 O futuro da Web-Based Simulation Modelagem flexível, ambiente gráfico integrado; Multimodelagem e simulação em ambiente colaborativo e em tempo real. Simulação distribuída e paralela a eventos discretos; Sistemas de treinamento por simulação via Web; e Simulação virtual multiusuário baseada na Web. Ilan Chamovitz 2007 –

15 SEGET 2007 Antes do Second Life e do GoogleEarth: A utilização da simulação baseada na web para o estudo de processos operacionais OBRIGADO! Paulo Souza Jr. Mário Jorge de Oliveira Ilan Chamovitz Francisco Sabbadini