Sistemas de Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
Advertisements

Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
O Modelo E-R Definição: Características
Funcionalidades de um SGBD
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Introdução a Banco de Dados
Introdução a Banco de Dados Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Maurício Edgar Stivanello
Sistema Gerenciador de Banco de Dados SGBD
Professora: Aline Vasconcelos
Profa. Aline Vasconcelos
Conceitos Básicos Dado: fato do mundo real que está registrado e possui um significado implícito no contexto de um domínio de aplicação Exemplos: endereço,
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA
Prof. Alexander Roberto Valdameri
Prof. Alexander Roberto Valdameri
Professor Victor Sotero
Linguagem de Banco de Dados - SQL
Bancos de Dados – SQL – parte 1
Administração de Sistemas de Informação Banco de Dados
CONCEITOS Modelo de Dados
Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Informática
Ana Cecília Martins Barbosa (acmb)
Tecnologias de Linguagens para Banco de Dados
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Banco de Dados II Prof. Antônio Cordeiro.
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Banco de Dados e Usuários do Banco de Dados (capítulo 1)
BD.
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
Treinamento PHP Módulo 2 PHP Avançado Waelson Negreiros
Banco de Dados Parte 04 Ceça. Ceça Moraes 2 Conteúdo  Os três níveis da arquitetura  Mapeamentos  Arquitetura cliente-servidor.
Banco de dados.
MER – MODELO DE ENTIDADE E RELACIONAMENTO
Curso Técnico em Informática
Contexto da disciplina
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Curso Técnico em Informática
Definições de Esquemas, Restrições básicas e buscas
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Introdução a Banco de Dados Aula 04
Bancos de Dados Estrutura e Funcionamento de um SGBD
Banco de dados O que é MySQL Criar bando de dados
Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática
Banco de dados 1 Modelagem de Dados Utilizando MER
SQL (Structured Query Language)
Banco de Dados e Internet
Automação Comercial Faculdade Estácio Radial Prof. Paulo Alipio Alves de Oliveira 2010.
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Banco de Dados I Introdução – UNIDESC O que é um Banco de Dados? Um banco de dados é uma coleção de dados (ou informações) organizadas de forma.
Daniel Paulo Banco de dados: é uma coleção/conjunto de registros relacionados.  Exemplo: O banco de dados de uma Universidade.
Professor Me. Jeferson Bussula Pinheiro.
Professor: Leandro Chernicharo.  Uma coleção de dados relacionados;  Dados  Fatos conhecidos que podem ser gravados e têm um significado implícito.
UCSal – Bacharelado em Informática Banco de Dados Profa. Semíramis Assis
Banco de Dados I Aula 4 - Projeto Conceitual de Banco de Dados
B ANCO DE DADOS Introdução ABTécnico. C ONCEITO É uma coleção de dados interrelacionados, representando informações sobre um domínio específico. Exemplos:
Plano de Ensino Conceitos e Características Tipos de Banco de Dados
Professora: Kelly de Paula Cunha
Professora: Kelly de Paula Cunha
Banco de Dados SQL (Structured Query Language) Hayslan Nicolas Colicheski Bucarth – IFRO / 2015 –
Copyright © 2011 Ramez Elmasri and Shamkant Navathe slide 1 Tópicos  Introdução  Um exemplo  Características da abordagem de banco de dados  Vantagens.
Fundamentos de Banco de Dados Prof. André Cypriano M. Costa
Fundamentos de Banco de Dados Prof. André Cypriano M. Costa
BANCO DE DADOS Prof. Marcelo West
Copyright © 2011 Pearson Education, Inc. Publishing as Pearson Addison-Wesley Capítulo 4 SQL básica.
Programação para Internet Aula 11 SQL (Introdução a linguagem, comandos de modificação: Create, Drop, Alter, Insert, Delete, Update)
Banco de Dados para Redes– Aula 03 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informação Banco de Dados I Conceitos e arquitetura de banco de dados Sistemas de Informação Prof. Me. Everton C. Tetila

Agenda 1. Introdução 2. Um exemplo 3. Usuários de banco de dados 4. Arquitetura de banco de dados 5. Tipos de dados no MySQL

Introdução Coleção de dados relacionados Banco de dados Coleção de dados relacionados O uso comum do termo banco de dados normalmente é mais restrito e tem as seguintes propriedades implícitas: Representa algum aspecto do mundo real - Minimundo ou universo de discurso (UoD) Coleção logicamente coerente de dados com algum significado implícito Possui um grupo definido de usuários e algumas aplicações previamente concebidas

Introdução Sistema Gerenciador de Banco de dados Coleção de programas que permite aos usuários criar e manter um banco de dados. O SGBD é um sistema de uso geral que facilita o processo de definição, construção, manipulação e compartilhamento de banco de dados entre diversos usuários e aplicações. Por convenção, costuma-se chamar a união do banco de dados com o software de SGBD de sistema de banco de dados.

Introdução Ambiente de sistema de banco de dados. Figura 1 – Diagrama simplificado de um ambiente de sistema de banco de dados.

Um exemplo Exemplo de banco de dados Figura 2 – Exemplo de um banco de dados que armazena informações de cliente e conta.

Um exemplo Um sistema de banco de dados fornece uma linguagem de definição de dados (DDL) para especificar o esquema de banco de dados e uma linguagem de manipulação de dados para expressar as consultas e atualizações de banco de dados. A manipulação do banco envolve consulta e atualização. Alguns exemplos de consultas são as seguintes: Recuperar uma lista de todas as contas de ‘João B Silva’. Listar os nomes dos clientes que possuem conta na agência ‘3676’. Listar as agências do ‘Banco do Brasil’.

Um exemplo Alguns exemplos de atualização incluem: Alterar o endereço de cliente de ‘João B Silva’ para ‘Rua Cafelândia, 1350’. Criar outra conta para o cliente de ‘Caetano K Lima’. Inserir uma agência ‘0391’ para ‘Banco do Brasil’ no endereço ‘Rua Joaquim Teixeira Alves, 1796’. O projeto de um novo banco de dados dá-se em três fases, descritas a seguir. Projeto conceitual Projeto lógico Projeto físico

Projeto Físico (Instruções SQL) Um exemplo Fases de um projeto de banco de dados: Projeto Conceitual (Modelo Entidade-Relacionamento) Levantamento e análise de requisitos cliente conta possui nome sexo endereco número saldo m n cpf Projeto Lógico (Modelo Relacional) Projeto Físico (Instruções SQL) #tabela cliente CREATE TABLE cliente ( id int auto increment, nome varchar(45), bairro varchar(45), cidade varchar(45), PRIMARY KEY (id) );

Usuários de banco de dados Administradores de banco de dados Autoriza o acesso ao banco de dados, coordena seu uso e adquire recursos de software e hardware. Projetista de banco de dados Identifica os dados a serem armazenados e escolhe estruturas apropriadas para representar esses dados. Usuários Finais Exigem acesso ao banco de dados para consultas, atualizações e geração de relatórios. Engenheiros de softwares Implementam especificações das transações como programas.

Arquitetura de banco de dados Arquitetura dos SGBDs Sistemas monolíticos e cliente-servidor Figura 3 – Arquitetura cliente/servidor lógica em duas camadas.

Arquitetura de banco de dados Arquitetura ANSI/SPARC Proposta para ajudar a alcançar a independência dos dados Figura 4 – Os três níveis da arquitetura.

Arquitetura de banco de dados Arquitetura ANSI/SPARC O SGBD transforma uma solicitação especificada em um esquema externo em uma solicitação no esquema conceitual, e depois em uma solicitação no esquema interno para o processamento no banco de dados armazenado. Os processos de transformação de requisições e os resultados entre os níveis são chamados de mapeamentos. Esses mapeamentos são necessários para transformar solicitações entre os níveis e ajudar a alcançar a independência lógica e a independência física dos dados.

Arquitetura de banco de dados Arquitetura ANSI/SPARC O SGBD usa software adicional para realizar os mapeamentos, recorrendo à informação de mapeamento no catálogo. A independência de dados ocorre porque, quando o esquema é alterado em algum nível, o esquema no próximo nível mais alto permanece inalterado. Logo, os programas de aplicação que fazem referência ao esquema de nível mais alto não precisam ser alterados.

Tipos de dados no MySQL Os tipos de dados no MySQL são classificados em três grupos: Tipos numéricos Inteiros: TinyInt, Bit ou Bool, SmallInt, MediumInt, Integer, Int, BigInt. Vírgula flutuante: Float, xReal, Double, Decimal(M, D), Dec(M, D), Numeric(M, D). Tipos de Data Date, DateTime, TimeStamp, Time, Year. Tipos de Cadeia Char(n), VarChar(n), Blob, Text, Enum, Set.