Visão Computacional Imagem: Reflexão

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Transcrição da apresentação:

Visão Computacional Imagem: Reflexão www.dca.ufrn.br/~lmarcos/courses/visao

- Quando a luz bate numa superfície opaca, alguma luz é absorvida, resto da luz é refletida. - Luz emitida (fonte) e refletida é o que vemos - Modelar reflexão não é simples, varia com o material - micro-estrutura define detalhes da reflexão - suas variações produzem desde a reflexão especular (espelho) até a reflexão difusa (luz se espalha)

Ângulo Sólido Representa o ângulo cônico definido a partir do centro de uma esfera pela razão entre a área da calota esférica A e o quadrado do raio r da esfera.

Ângulo sólido

Ângulo sõlido Da figura, Numa esfera toda: Para ângulos sólidos pequenos, área da calota pode ser aproximada pela área de um círculo:

Radiância Intensidade radiante proveniente de uma fonte extensa, em uma dada direção  por unidade de área perpendicular a esta direção

Radiância e Irradiância Relação entre ambas: Reflectância (razão entre fluxo incidente e refletido)

Significado de cor O que é uma imagem? Irradiância: cada pixel mede a luz incidente num ponto no filme Proporcional à integral da radiância da cena que chega àquele ponto

Significado de cor O que é cor? Refere-se à radiancia ou irradiância medida em 3 comprimentos de onda diferentes Cor da cena: radiância vinda das superfícies (para iluminação) Cor da imagem: irradiância, para renderização Quantidades com diferentes unidades, não devem ser confundidas

Iluminação Fontes de luz emitem luz: Espectro eletro-magnético Posição e direção Superfícies refletem luz Reflectância Geometria (posição, orientação, micro-estrutura) Absorção Transmissão Iluminação é determinada pela interação entre fontes de luzes e superfícies

Percepção de iluminação A luz recebida de um objeto pode ser expressa por I() = ()L() onde () representa a reflectividade ou transmissividade do objeto (albedo) e L() é a distribuição de energia incidente.

Luminância de um objeto A luminância ou intensidade de luz de um objeto espacialmente distribuído, com distribuição de luz I(x, y, ), é definida como: V() é a função de eficiência luminosa relativa do sistema visual. Intervalo de iluminação do sistema visual humano: 1 a 1010

Luminância e brilho Luminância de um objeto é independente da luminância dos objetos ao seu redor. Brilho de um objeto também chamado de brilho aparente, é a luminância percebida e depende da luminância ao redor do objeto. Duas regiões com mesma luminância, cujas regiões ao redor de ambas possuem diferentes luminâncias terão diferentes brilhos aparentes.

Considerando refração Refração: inclinação que a luz sofre para diferentes velocidades em diferentes materiais Índice de refração luz viaja à velocidade c/n em um material com índice n c é a velocidade da luz no vácuo (n=1) varia de acordo com o comprimento de onda prismas e arco-iris (luz branca quebrada em várias)

Índice de refração

Refração

Transmissão com refração A luz inclina pelo princípio físico do tempo mínimo (princípio de Huygens) luz viaja de A a B pelo caminho mais rápido se passar de um material de índice n1 para outro de índice n2, a lei de Snell define o ângulo de refração: Quando entra em materiais mais densos (n maior), a inclinação é mais perpendicular (ar para a água) e vice-versa se os índices são os mesmos, a luz não inclina Quando entra num material menos denso, reflexão total pode ocorrer se

Difração Entortar próximo dos cantos

Dispersão Refração depende da natureza do meio, ângulo de incidência, comprimento de onda

Resultado

Doppler Exemplo do trem passando http://webphysics.davidson.edu/Applets/Doppler/Doppler.html