APARELHO REPRODUTOR FEMININO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APARELHO GENITAL FEMININO
Advertisements

Aparelho Reprodutor Masculino e Aparelho reprodutor Feminino
Reprodução A reprodução é fundamental á espécie humana e aos seres vivos em geral. Relações sexuais e reprodução envolvem emoções: Mas as relações sexuais.
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
FERTILIZAÇÃO Citologia e Embriologia – Vera Vargas, 2011.
DISCIPLINA CIËNCIAS CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
Aparelho reprodutor masculino É constituído pelos testículos, ductos genitais, glândulas acessórias e pénis.
Reprodução humana Recapitulando ….
CICLOS REPRODUTIVOS FEMININO
Aparelho Reprodutor Feminino – Patricia Egea Oliveira Araújo – Escola Estadual Osvaldo Aranha - Lobato.
Sistema reprodutor masculino
Sistema Reprodutor Masculino
Colégio INEDI Biologia
Na trompa o óvulo é fecundado pelo espermatozóide
Sistema Reprodutor Feminino
Sistema Reprodutor Feminino
Sistema reprodutor masculino
Aparelho reprodutor feminino
Profª Drª Claudia Lima Verde Leal
Sistema Reprodutor Feminino
AULA 06 GAMETOGÊNESE.
Glândula Ovariana e hormônios femininos
FISIOLOGIA HUMANA REPRODUÇÃO.
Transmissão da vida.
Anatomia do Sistema Reprodutor Gametogénese
Sistema Reprodutor.
Ciências Cap 16. Sistema Reprodutor Prof.:Samuel Bitu.
CAPÍTULO 10 SISTEMA REPRODUTIVO FEMININO,
Ciências Naturais 9ºAno
Reprodução: Ciclo Estral em Éguas
Reprodução humana.
Gametogênese Ovogênese.
REPRODUÇÃO Definição: capacidade que um ser vivo apresenta de gerar outro ser SEXO: troca de material genético.
A REPRODUÇÃO HUMANA.
FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna
Sistema reprodutor feminino
REPRODUÇÃO HUMANA.
Sistema Reprodutor Feminino. Gametogênese
O que é gametogênese?.
Aparelho Reprodutor Feminino
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
CICLO MENSTRUAL Profª. Dera Bastos 1.
Transmissão da Vida.
Como ocorre o controle endócrino do ciclo menstrual
Sistema Reprodutor Feminino
Transmissão da vida.
Estruturas Anatômicas dos Genitais Femininos Internos e Externos
Prof. Bartolomeu Garcia
Sistema Genital Feminino
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESPERMATOGÊNESE E OVOGÊNESE Professora: Bartolomeu Garcia.
Sistema Reprodutor.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL FEMININO
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas
Para recordar a aula anterior... Algumas questões.... Uma pequena animação...
Aparelho Reprodutor Feminino
Orgãos Genitais Externos
Ciclos sexuais femininos
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
SISTEMA REPRODUTOR INTERNO FEMININO
Transcrição da apresentação:

APARELHO REPRODUTOR FEMININO MARCO ANTONIO PRATES NIELEBOCK

APARELHO REPRODUTOR FEMININO O sistema reprodutor feminino é constituído por:  dois ovários  duas tubas uterinas (trompas de Falópio)  um útero  uma vagina  uma vulva. Ele está localizado no interior da cavidade pélvica. A pelve constitui um marco ósseo forte que realiza uma função protetora.

OVÁRIO FORMA DE AMÊNDOAS MEDE: 3cm X 1,5cm X 1cm SUPERFÍCIE: COBERTA POR EPITÉLIO GERMINATIVO  PAVIMENTOSO OU CÚBICO SIMPLES. ABAIXO DO EPITÉLIO GERMINATIVO: TEMOS A TÚNICA ALBUGÍNEA  FORMADA POR TECIDO CONJUNTIVO DENSO.

Ovários Os ovários (ovarium = receptáculo de óvulos) são órgãos pareados que surgem no período fetal a partir do mesmo tecido embrioná­rio que os testículos. Encontram-se um de cada lado da cavidade pélvica, mantidos no lugar por ligamentos suspensórios, largos e ováricos.

Ovários Cada ovário contém um hilo por onde entram nervos, vasos sangüíneos e vasos linfáticos. Consistem das seguintes partes: Epitélio germinal Uma camada superficial de epitélio cuboidal simples. Estroma Uma região de tecido conjuntivo composta de uma camada externa (o córtex) que contém folículos ovarianos e uma camada interna (a medula) que contém nervos, vasos sangüíneos e vasos linfáticos.

Folículos Ovarianos Os folículos ovarianos passam por quatro estágios de desenvolvimento: primordial, primário, secundário e de Graaf. Folículos Primordiais Os folículos primordiais, constituídos por uma camada úníca de células foliculares achatadas que envolvem o ovócíto primário. estão separados do estroma do ovário por uma membrana basal.

Folículos Ovarianos Folículos Primários Há dois tipos de foliculos primários, unilamelar e multilamelar, dependendo do número de camadas de células foliculares que envolvem o ovócito primário. Folículos Secundários (com Antro) Os foliculos secundários são semelhantes aos foliculos primários exceto pela presença de um acúmulo de liquido folicular entre as células da granulosa.

Folículos Ovarianos Folículos de Graaf (Maduros) Ovulação Os folículos de Graaf, também denominados folículos maduros, podem ter um tamanho igual ao do ovário inteiro; são estes folículos que ovulam. Ovulação O processo de liberação do ovócito secundário do folículo de Graaf é denominado ovulação.

Folículos Ovarianos Corpo Lúteo Células Granuloso-Iuteínicas O corpo lúteo, formado pelos restos do folículo de Graaf, é uma glândula endócrina temporária, que produz e libera hormônios que sustentam o endométrio uterino. Células Granuloso-Iuteínicas As células da granulosa do folículo de Graaf se diferenciam em células granuloso-Iuteínicas produtoras de hormônio. Células Teca-Iuteínicas As células teca-Iuteínicas, derivadas das células da teca interna, secretam progesterona, andrógenos e estrógenos.

Folículos Ovarianos Corpus Albicans Folículos Atrésicos Ao degenerar, o corpo lúteo é fagocitado por macrófagos e é invadido por fibroblastos que produzem colágeno tipo I e formam uma estrutura fibrosa denominada corpus albicans. Folículos Atrésicos Folículos que degeneram são denominados folículos atrésicos.

OVÁRIO

OVÁRIO Chama-se menarca ao aparecimento da primeira menstruação, enquanto a menopausa corresponde a um período de tempo variável, durante o qual as modificações cíclicas se tornam irregulares e finalmente desaparecem. No período de pós-menopausa, o aparelho reprodutor sofre uma lenta involução.

OVÁRIO O ovário tem uma região medular rica em vasos e a cortical, onde se localizam os folículos. O início do crescimento dos folículos é um processo automático, não dependente de hormônio, que se inicia já na vida fetal. Distinguem-se os folículos primordiais, os folículos em crescimento e os folículos maduros ou de Graaf . O número total de folículos na época da puberdade é cerca de 300.000 folículos.

OVÁRIO Como, em geral, apenas um ovócito é liberado pelos ovários em cada ciclo menstrual (duração média: 28 dias) e a vida reprodutiva de uma mulher é de cerca de 40 anos, o total dos ovócitos liberados é de aproximadamente 450. Todos os demais folículos, com seus ovócitos, sofrem o processo de atresia e desaparecem.

Medula do Ovário A medula do ovário é constituída por tecido conjuntivo fibroelástico ricamente vascularizado contendo células do tecido conjuntivo, células intersticiais e células do hilo.

OVÁRIO

OVÁRIO

CÓRTEX DO OVÁRIO

Oviduto (Tuba Uterina, ou de Fallopio) O oviduto age como um conduto para os espermatozóides alcançarem o ovócito primário e para conduzir o ovo fertilizado para o útero. O oviduto está dividido em quatro regiões anatômicas: Infundíbulo Ampola Istmo Região intramural

Abrigam o endométrio e o miométrio Útero O útero é um órgão muscular constituído por fundo, corpo e cérvix. O útero, uma estrutura única, espessa, periforme, situada na linha média da pelve, recebe em sua extremidade larga, fechada, a porção terminal do par de ovidutos. Ele pode ser dividido em: Corpo Fundo Cérvix Abrigam o endométrio e o miométrio

ENDOMÉTRIO / MIOMÉTRIO / CÉRVIX O miométrio é constituído pelas camadas longitudinal interna,média e circular e longitudinal externa de músculo liso. O endométrio é o revestimento mucoso do útero, constituído por duas camadas, A extremidade terminal do útero (cérvix) projeta-se dentro da vagina.

VAGINA E GENITÁLIA EXTERNA A vagina, uma bainha fibromuscular, é constituída por três camadas: Mucosa Muscular Adventícia A genitália externa (vulva) é constituída: Grandes lábios Pequenos lábios Vestíbulo Clitóris

FIM