Arquitetura de Redes Enquadramento da IEEE 802.3 na Interligação de Equipamentos e Redes Locais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes de Computadores II
Advertisements

Tecnologias de LAN e topologias de rede
2.10) Os elementos básicos de uma Rede
Tecnologias de LAN e Topologias de REDE.
Aula 02 Topologia de redes Prof. Diovani Milhorim
Tecnologia token ring Diovani dos Santos Milhorim
Os Comités IEEE 802.
Comunicação de Dados e Teleprocessamento Nível de Enlace
Topologias de Redes.
URL: CSMA/CD Prof. Edgard Jamhour URL:
CSMA/CD – CSMA/CA Thiago Merege Pereira
Capítulo 5: A Camada de Enlace – 2a Parte
Endereços físicos e ARP
Camada de Enlace 5.1 Introdução e serviços
Topologias de Rede.
Camada de Enlace Redes de Computadores.
Arquitetura de Redes.
Modelo OSI OSI é um modelo de referência para interligação de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Equipamentos de rede; Rede Ethernet (IEEE 802.3).
Arquitectura IEEE 802.
Topologias Repetidores Bridges LAN, WAN, MAN LAN – Local Area Network
Estrutura de Redes Prof. Samuel Souza.
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
Metro Ethernet Aluno: Igor do Valle Campbell
Switched Ethernet Fast Ethernet Gigabit Ethernet
Redes – Unidade 1 Aula 4 Professor: Marcelo Maia.
Operação de Serviços de Redes
Tecnologias de Lan e Topologia de redes
Ethernet.
Especificação Ethernet
CCNA Exploration Ethernet.
CSMA. O Csma (Carrier Sense Multiple Access). Esta palavra é o sistema que gere de o tráfego que garante o funcionamento das redes Ethernet. As redes.
Redes Aula 8 Professor: Marcelo Maia.
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
CCNA 1 – Conceitos de Ethernet
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
CCNA Exploration Camada de Enlace OSI.
Topologias e Classificação das RC
REDES DE COMPUTADORES II
Redes de Computadores Tecnologias de rede local ETHERNET
REDES DE COMPUTADORES II
Redes FDDI A arquitetura FDDI (Fiber Data Distributed Interface) foi uma das primeiras arquiteturas de redes locais a permitir o uso da fibra óptica. Foi.
 Data: meados de  Desenvolvedor: IBM.  Tipo de HUB: MAU, Multistation Access Unit.  Token: Bloco de dados composto por 3 bytes.  Topologia Física:
Topologia Comunicação de dados Escola Secundaria Sebastião da Gama
Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Conceitos Importantes
Equipamentos de interligação Escola Secundaria Sebastião da Gama Trabalho realizado por: André Santos nº2 12ºL Prof: Carlão Pereira.
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
UNIFEI REDES DE COMUNICAÇÃO DE COMPUTADORES Luiz Lenarth Gabriel Vermaas Capítulo 04 Arquiteturas de Redes.
Rede de Computadores (REC)
Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Topologias de redes As várias formas de interligar os computadores.
Topologias Trabalho realizado por: João Santos
Método de Transmissão Aula Método de Transmissão.
MATA59 – Redes de Computadores I
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Meios de transmissão e componentes de redes e BackBones
Redes locais: padrão Ethernet
Redes de computadores: Sub-camada de Access ao Meio(1) Prof. Dr. Amine BERQIA /
Administração e Gerenciamento de Redes - SCE 238
Equipamentos de Interligação de Redes
Redes de Computadores Pacotes , Frames e Técnologia
Redes Trabalho realizado por :Ronaldo Brasil.
Falso, as vezes é muito mais rápido e prático fazer a retransmissão no próprio enlace ao invés de esperar que o TCP faça isso. 1) Não existe necessidade.
Redes e Tipos topologias de redes.
Tecnologias de rede Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI
Tipos de Tecnologia LAN
Topologias de redes de compoutadores Redes de Comunicação de Dados Prof. Esp. Cristiano José Cecanho.
TOPOLOGIAS FÍSICA E LÓGICA
Equipamento de Rede/Comunicação 1.Introdução às Redes 2.Tipologias de Rede 3.Cablagem 4.Placas de Rede 5.Modems 6.Hubs e Switches 7.Router.
Transcrição da apresentação:

Arquitetura de Redes Enquadramento da IEEE 802.3 na Interligação de Equipamentos e Redes Locais

Sumário Arquitetura Fisica de Redes Equipamentos de Rede Modelo OSI Apresentação de Protocolos de Rede Ethernet (IEEE 802.3)

Arquitetura - Barramento Facil Implementação Baixo Custo Dificil Expansão Baixo Debito Dominio de Falhas Unico Domino de Colisões Unico Obsoleto

Arquitetura - Estrela Facil Implementação Baixo Custo Facil Expansão Dominio de Falhas Separados Domino de Colisões Unico

Arquitetura - Anel Alto Debito Sem Colisões Ideal para interligação de LANs Dominio de Falhas Unico Dificil Expansão Custo Elevado

Arquitetura - Arvore Facil Implementação Facil Expansão Baixo Custo Separação de Dominios de Falhas. Separação de Dominios de Colisão Debito escalavel

Equipamentos - Hubs Velocidades de 10 Mbits 4/8/16/32 Portas Separação de Dominios de Falhas Barramento Logico Detecção e Reforço de Colisões Comutação de Nivel 1.

Equipamentos - Bridges Velocidades de 10/100 Mbits 2 Portas Filtram o trafego entre 2 areas da LAN Comutação de nivel 1 Analise de nivel 2

Equipamentos - Switchs Velocidades de 10/100/1000 Mbits 4/8/16/32 Portas Separação de Dominios de Falhas Separação de Domino de Colisões Comutação de nivel 1 Analise de nivel 2

Equipamentos - Routers Velocidades de 10/100/1000 Mbits 2/4/8/16 Porta Separação de Dominios de Falhas Inexistencia de Colisões Processamento de nivel 3 Interligação LAN-WAN

Modelo OSI

Modelo OSI - Protocolos

Modelo OSI - Dataflow

Protocolo - Token Ring Garante tempos minimos de acesso ao meio. Usado em estruturas em Anel Não há colisão de pacotes Multiplos Tokens Possibilidade de reservar Tokens para uma estação ou serviço

Protocolo - Token BUS Garante tempos maximo de acesso ao meio. Usado em estruturas em Barramento Não há colisão de pacotes Apenas um Token que percorre a rede.

Protocolo - ATM Muito Alto Debito Largamente utilizado em Backbones Suporta encapsulamento de outros protocolos Suporta dados em Tempo Real Ligações virtuais com reserva de Largura de Banda (Virtual Channel) Rotas virtuais (Virtual Path) Custo Elevado

Ethernet

Origem da Ethernet Criada em 1972 por Dr. Robert M. Metcalfe da Xerox com o nome de “Alto Aloha Network”. Suportava já debitos de 2.94 Mbits. É rebaptizada em 1973 como “Ethernet” e controlada pela Xerox. 1980 DEC, Xerox e Intel criam um consorcio e publicam o “DIX standart” 1985 IEEE publica 1º standart 802.3

Ethernet CSMA/CD Carrier Sense Multiple Access/Colision Detection Debitos de 10M/100M/1G/10Gbits Acesso ao meio sem gestão centralizada Protocolo preparado para detectar Colisões Codificação de linha Manchester (-0,85, 0, 0,85)

Ethernet - Trama L – Nº de Bits da Trama R – Baud Rate (bits/s) Tempo de Transmissão: Tt=L/R Como o acesso ao meio é partilhado existe um tempo de espera pela diponibilidade do mesmo (Tw) Logo S debito maximo de dados é menor que R

Ethernet - Indicadores Tempo de Transmissão: Tt=L/R L-Trama (bits), R-Bit Rate (bits/s) Como o acesso ao meio é partilhado existe um tempo de espera pela diponibilidade do mesmo (Tw) Logo debito maximo de dados S=L/(Tt+ Tw) é menor que R e a Tx de Utilização do meio U=S/R= Tt/(Tt+ Tw)

Ethernet - Colisões Estação escuta o meio antes de emitir Transmite se o meio está livre Escuta o meio durante a emissão Caso detete a sobreposição à sua tranmissão cessa a transmissão e envia um sinal de jam de 48 bits para reforçar a colisão. Espera um tempo aleatório antes de tentar novamente usando o metodo binary exponencial backoff em que os tempos aletórios de espera são duplicados a cada tentativa falhada.

Tamanho minimo da Trama Para o metodo de detecção de colisões funcionar correctamente temos de garantir que o Tt seja superior ao Tp até ao nó mais afastado. A norma definiu que o tamanho minimo da trama para os 10/100 Mbits será 64 bits para Para 64bits a 10Mbits a distancia maxima é: (64/107) x 3 x 108 = 1920 metros Para 100 Mbits já dá 192 m.

Full Duplex No modo Full Duplex a Detecção de Colisões desativada, é por isso necessário garantir que não existe possibilidade de colisões. Recepção e Envio simultaneo. Este modo é essencialmente usado em interligações de Alto debito.

Tamanho maximo da Rede Limitado pelo tipo de cablagem, pelo debito e pelo modo de funcionamento. Utilizando cabo tipo UTP-5 (RJ45) o maximo comprimento de um braço da rede é de 100m. Para garantir estas distancias, a partir de 1Gbit os dominios de colisão têm de ser separados, isto é, só podemos usar Switches e Routers para a interligação.

Wide Area Network

Referencias http://www.techfest.com/networking/lan/ethernet1.htm