Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004

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Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004 Octave Programação Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004

Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004 Instrução disp disp(x) permite fazer o display do valor de x. Exemplo1 Exemplo2 octave:1> y=0 y = 0 octave:2> x=3; octave:3> z=1:3 z = 1 2 3 octave:4> disp(x) 3 octave:5>disp("O valor de y:"), disp(y) O valor de y: octave:6> disp(z) Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004

Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004 Instrução input (1) O Octave tem algumas funções disponíveis para interagir com o utilizador, sendo uma delas o input. A instrução input(prompt) emite para o terminal a prompt e fica à espera que o utilizador introduza um valor. Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004

Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004 Instrução input (2) octave:1> x=input("Qual o valor de x? "); Qual o valor de x? 10 octave:2> y = x^2; octave:3> disp("quadrado de x :"), disp(y) quadrado de x : 100 Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004

Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004 Conceitos básicos Mecanismos Sequencial Forma de expressar através de uma linguagem que acção 1 deve ser executada antes da acção 2. Condicional Forma de expressar uma situação onde se pretende que caso seja verificada uma condição seja executada a acção 1 e caso contrário seja executada a acção 2. Repetição Forma de expressar uma situação onde existe a necessidade de executar um bloco de acções um certo número de vezes ou até que seja verificada uma condição. Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004

Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004 Condições É uma expressão booleana que retorna true (1) ou false (0). x < y verdade se x menor que y x <= y verdade se x menor ou igual a y x == y verdade se x igual a y x >= y verdade se x maior ou igual a y x > y verdade se x maior que y x != y x ~= y x <> y verdade se x diferente de y Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004

Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004 Comparação octave:1> x=2 x = 2 octave:2> x > 4 ans = 0 comparação de dois valores numéricos octave:3> [1, 2; 3,4] == [1, 2; 2, 4] ans = 1 1 0 1 comparação de matrizes é efectuada elemento a elemento octave:10> [1, 2; 2,4] == 2 1 0 neste caso o valor escalar é comparado com cada um dos elementos da matriz octave:7> sum(x,y)!=5 comparação em que um dos valores é retornado por uma função Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004

Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004 Operadores booleanos booleano1 || booleano2 operador ou (or) o resultado é verdade se pelo menos uma das expressões for verdade (true) booleano1 && booleano2 operador e (and) o resultado é verdade se e só se todas as expressões forem verdade ! booleano1 ~ booleano1 operador negação (not) o resultado é verdade se a expressão for falsa (false) Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004

Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004 Instrução if Sintaxe Exemplo Descrição if (condição) bloco1 else bloco2 endif if ( x > y) maior =x maior =y se a condição for verdadeira o bloco1 é executado, senão é o bloco2 Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004

Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004 Instrução while Sintaxe Exemplo Descrição while (condição) bloco1 endwhile while ( x > y) y = y+1 enquanto a condição for verdadeira o bloco de instruções vai ser executado, até que a condição se torne falsa. Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004

Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004 Instrução for Sintaxe Exemplo Descrição for var = expr bloco endfor for i=1:10 y = y+1 O bloco de instruções (y=y+1) vai ser executado 10 vezes (inicio do ciclo em 1 e fim em 10). o valor da variável i vai sendo incrementado (do valor do passo, que neste caso é 1) automaticamente em cada passagem. Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004

Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004 Instrução break Exemplo Descrição for i=1:10 y = y + I if ( y == 6 ) break endif endfor x = y Neste exemplo, temos um ciclo que irá ser executado 10 vezes, se a condição y==6 não ocorrer. Se durante a execução do ciclo essa condição se verificar a instrução break será executada e o ciclo de for quebrado, passando a execução directamente para a instrução seguinte ao ciclo (x=y). Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004

Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004 Funções A organização do código de modo a torná-lo mais versátil e estruturado deve ser um dos objectivos a ter em mente aquando da elaboração de um programa. Exemplo Descrição function msg_entrada disp("Hoje está um lindo dia\n"); endfunction A partir do momento da sua declaração é possível utilizar a função, para tal basta executar o seu nome (msg_entrada) na linha de comando. Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004

Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004 Funções Argumentos (1) Exemplo Descrição function ret_val = area_circ(raio) ret_val = pi*raio^2; endfunction Esta função calcula a área de um círculo, tem um parâmetro de entrada (raio) e retorna um valor. Exemplo de utilização (chamada): octave:10> a = area_circ(5) a = 78.540 Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004

Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004 Funções Argumentos (2) Errado Correcto function retval = avg(v) if (is_vector(v)) retval = sum(v)/length(v); endif endfunction retval = 0 else printf("erro, o argumento deve ser um vector\n") Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004

Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004 Funções Argumentos (3) Exemplo Descrição function [max,idx] = vmax(v) idx = 1; max = v(idx); for i=2:length(v) if ( v(i)> max ) max = v(i); idx = i; endif endfor endfunction octave:30> [valor,pos] = vmax([2 5 3 7 8 1 4]) valor = 8 pos = 5 octave:31> maximo = vmax([2 4 6 7 3 6]) maximo = 7 Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004

Ficheiros de funções (1) É possível guardar as funções feitas em ficheiros. Deste modo é possível reutilizar as mesmas sempre que necessário. Para o Octave detectar estes ficheiros de funções, estes devem conter como primeira linha a definição da função. As linhas de comentário são iniciadas por # ou % (linha a linha). O Octave ao detectar um destes símbolos no início de uma linha ignora-a. Os ficheiros terão que ter o mesmo nome que a função, isto é, por ex. uma função chamada area_circ o ficheiro deve chamar-se area_circ.m É boa política ter um ficheiro por função. Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004

Ficheiros de funções (2) ficheiro area_circ.m # função que calcula a area de uma circunferencia # dado o valor do seu raio. function ret_val = area_circ(raio) ret_val = pi*raio^2 endfunction Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004

Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004 Linha de comandos cd <nome> , (change directory) muda de directoria Ex: cd trabalho (a directoria corrente passa a ser a trabalho) cd /cygdrive/a (a directoria corrente passa a ser a disquete) pwd, (print current/working directory) mostra qual a directoria corrente ls, (list directory contents) lista o conteúdo da directoria corrente Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004