Filo Nematodea (Nematelmintos)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filo dos Nematelmintos
Advertisements

PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS
Platelmintos Nematelmintos
Nematelmintos - Vermes Cilíndricos
FILO DOS NEMATÓDEOS OS VERMES CILÍNDRICOS.
Disciplina de Biologia Profª: Marcia Conceição
Aula de Ciências Prof. IVAnéa
VERMINOSES Nematelmintos Parasitas.
FILO NEMATHELMINTES.
NEMATELMINTES.
Filo Nematelmintos Características:
VERMES PLATELMINTOS E NEMATÓDEOS – UT 12
Filo Nematoda.
Filo Nematelmintos Exemplos: Ascaris lumbricoides e Wuchereria bancrofti. Folhetos embrionários: triploblásticos. Celoma: pseudocelomados. Simetria bilateral.
FILO NEMATODA.
Filo dos Nematelmintos
“Vermes de corpo cilíndrico”
Nematodea Triblásticos Simetria bilateral Protostômios Pseudocelomados.
Platelmintos e Nematelmintos
Nematoda.
Aula 16 Nematelmintos I.
Nematódeos parasitas do ser humano
PLATELMINTOS “Vermes chatos”
FILOS ANIMAIS.
Platelmintos e Nematelmintos Verminoses Características
Verminoses ANTONIO JOSÉ DE FIGUEIREDO (PROFº DEDÉ)
Verminoses.
ANELÍDEOS, PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS
Ensino Fundamental 7º Ano – Ciências
Nematodea Triblásticos Simetria bilateral Protostômios Pseudocelomados.
Nematelmintos ou vermes cilíndricos
Anelídeos Filo Nematoda Prof.: Gilmar Marques.
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS
Platelmintos Vermes achatados.
Ascaridíase Vitor Alexandre.
Biologia 2 Cap.:17 - Nematelmintos Prof.: Samuel Bitu.
Biologia Ivan,Rodolfo,Bruno 2M1
Filo Platelmintos.
Foto do personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato
Filo dos Nematelmintos
NEMATÓDEOS.
Colégio Maria Imaculada
Felipe Viana.
Platelmintos e Nematelmintos
NEMATELMINTOS Simone B. Bolognini.
1º ANO - EM Nematelmintos ou Asquelmintos “verme fio” “verme saco”
VERMINOSES.
Nematódeos parasitas do ser humano
Reino Animal Nematódeos Leonardo.
Invertebrados inferiores
Nematóides Ascaris lumbricoides (lombriga) Ciclo evolutivo.
Filo Nematelminto   Ø    Características: Animal de corpo fino e tubular são triblásticos, pseudocelomados e com simetria bilateral. Ø    Habitat: Animais.
PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS
Professora: Roberta Fontoura
FILO NEMATELMINTHES OU
NEMATELMINTES.
Cisticercose - cisticerco no olho.
FILO ASQUELMINTOS OU NEMATELMINTOS
vermes de corpo cilíndrico
DOENÇAS CAUSADAS POR NEMATELMINTES
Filo Nematelmintos BALA MMXII.
Doenças causadas por Nematódeos
Filo Nematelmintos o Características gerais a) Corpo cilíndrico, não-segmentado, revestido p/ cutícula; b) Simetria bilateral; c) Triblásticos; d) Pseudocelomados;
Filo Nematelmintos BALA MMXII.
FILO NEMATELMINTOS.
Principais verminoses
Transcrição da apresentação:

Filo Nematodea (Nematelmintos) São vermes de corpo cilíndrico. Afilado nas extremidades. Muitas espécies são de vida livre e vivem em ambientes aquáticos e terrestre. Outras são parasitas de plantas e de animais, inclusive o ser humano. Lombriga, oxiuros, ancilostomos e filárias são alguns exemplos de parasitas humanos. Tamanho variado: de milímetros a mais de 8 metros.

Características Gerais » Os nematódeos parasitas apresentam corpo revestido por camada resistente. » O alimento é ingerido pela boca e os restos não digeridos são eliminados pelo ânus (sistema digestivo completo). » Geralmente apresentam sexos separados (machos e fêmeas), sendo a fêmea maior que o macho; a reprodução é sexuada.

Ciclo do Ascaris lombricoides »Ascaridíase: é uma doença provocada pela Ascaris lumbricoides, popularmente conhecida como lombriga. » Mede cerca de 25 cm, sendo a fêmea maior que o macho. » A doença é adquirida quando uma pessoa ingere ovos de lombriga em água e alimentos contaminados. Os ovos ingeridos liberam larvas que perfuram o intestino e entra na circulação sangüínea. As larvas atingem os pulmões, perfuram os alvéolos e chegam a faringe, onde são engolidas. De volta ao intestino, as larvas se desenvolvem até se tornar lombrigas adultas

Ascaris lumbricoides » Essa verminose provoca cansaço, dores abdominais e emagrecimento. Em casos mais graves podem ocorrer obstruções intestinais e são necessário intervenções cirúrgicas. » Para combater a ascaridíase deve-se: Lavar as mãos antes das refeições e após usar o banheiro; Lavar bem os alimentos; Defecar em local apropriado e instalar sistemas de esgoto.

Ciclo do Ancylostomo duodenale »Ancilostomose: é uma doença provocada pelo Ancylostomo duodenale popularmente conhecida como amarelão. » Mede cerca de 1 cm, vive no intestino humano, possuem órgãos semelhantes a dentes, com os quais perfuram a parede do intestino, provocando hemorragia interna e anemia. » A transmissão ocorre quando uma pessoa doente elimina diretamente no solo fezes que contêm ovos. Destes nascem minúsculas larvas que perfuram a pele dos pés de quem anda descalço nos locais contaminados. As larvas passam para o sangue e chegam aos pulmões. Inicia-se, então, trajeto semelhante ao do áscaris.

Ciclo do Ancylostomo brasiliense » Larva migrans ou bicho geográfico : é uma doença causada pelo Ancylostomo caninum e Ancylostomo brasiliense, parasita encontrado em cães e gatos. » Em ambientes quentes e úmidos, os ovos do parasita, que podem ser encontrados nas fezes de cães e gatos, liberam as larvas, que penetram na pele de seres humanos, onde migram, provocando lesões semelhantes a linhas de um mapa. Depois de algumas semanas as larvas morrem. » A prevenção é o tratamento dos cães e gatos. A incineração das fezes infectadas, a proibição de animais nas praias e limpeza periódica de parques.

Ciclo do Enterobius vermicularis » Oxiurose: doença causada pelo Enterobius vermicularis, parasita encontrado no intestino grosso de crianças. São esbranquiçados e bem pequenos, as fêmeas medem alguns milímetros e os machos são menores ainda. » Durante o dia as fêmeas permanecem no intestino grosso, mas a noite dirigem-se a região anal, onde depositam seus ovos. A movimentação das fêmeas na região provoca intensa coceira, e a criança, ao coçar a região, fica com os diminutos ovos nos dedos. Ao colocar as mãos na boca, ingere os ovos, que vão reiniciar o ciclo. » O combate a essa doença é feito através de higiene pessoal e ambiental.

Ciclo da Wuchereria bancrofti » Filariose ou Elefantíase, é uma doença provocada pelo nematódeo Wuchereria bancrofti. Doença comum na região Norte. » A filariose é transmitida por um mosquito do gênero Culex, que infectado pelo parasita, pica uma pessoa e deposita as larvas da filária em sua corrente sangüínea. Essas larvas atingem o sistema linfático, onde tornam-se adultas e reproduzem-se sexuadamente, liberando ovos. Esses ovos se transformam em larvas ainda no sistema linfático. Quando um mosquito Culex pica a pessoa, junto com o sangue e a linfa, ele ingere as larvas da filária, que irão reiniciar o ciclo ao picar uma pessoa sadia.

Filariose ou Elefantíase