OS EQUINODERMOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EQUINODERMOS.
Advertisements

Introdução ao estudo dos grupos animais
EQUINODERMOS Deuterostomados.
Moluscos Equinodermos
Biologia Professor Thomaz Nagel
EQUINODERMOS Resumo Geral.
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO DE SOUZA SILVA www. marciasilvaquimica
Equinodermos.
EQUINODERMOS.
MOLUSCOS.
-Filo Echinodermata- “Filo concebido para intrigar os zoólogos”
Filo Echinodermata (Equinodermos)
Evolução e Diversidade Padrão Corporal Básico
EQUINODERMAS.
Echinos = espinho Dermatos = pele
ANIMAIS INVERTEBRADOS
FILO ECHINODERMATA – EQUINODERMOS
Filo Equinodermas Folhetos embrionários: triploblásticos.
Filo dos Equinodermos Sistema ambulacral.
Ciências Karol.
Equinodermos espinhos - pele
Animais que possuem corpo recoberto por espinhos.
EQUlNODERMOS Animais dotados de sistema ambulacral (hidrovascular).
MOLUSCOS –ANIMAIS DE CORPO MOLE
Filo Anelida (Anelídeos)
Animais Invertebrados
Equinodermos São predadores ou detritívoros Simetria pentarradial
Equinodermos Equino = espinhos dermos = pele
Equinodermos.
Prof.:Sergyo Costa.
Colégio Plinio Leite Ensino Fundamental – 7º Ano Equipe de ciências
ANIMAIS INVERTEBRADOS
Colégio Maria Imaculada
Biologia Profº André Maia Filo Equinodermata.
ANIMAIS INVERTEBRADOS
Equinodermos Prof. Regis Romero.
EQUINODERMOS.
Esponjas ou espongiários
OS EQUINODERMOS.
ARTHROPODA grego arthron = articulação, e podos = pés
Reino Metazoa – Filo Echinodermata
EQUINODERMOS 7°ano – Profª Elisete.
Aula 22 Equinodermos.
Zoologia dos Invertebrados
Características Gerais
FILOS ANIMAIS EQUINODERMAS.
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO BIMESTRAL – 3º BIMESTRE – 7ºS ANOS.
Características Gerais
Zoologia dos Invertebrados Echinodermata (1ª aula)
Pré-vestibular Frei Seráfico Filo Equinoderma
EQUINODERMOS André Felipe, Manuella e Matheus Piquet – 7M3.
Características Gerais dos Filos
EQUINODERMOS Colégio São José 7º ANO CIÊNCIAS PROFESSORA VANESCA 2015.
FILO EQUINODERMOS sp..
Echinodermata.
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
FILO ECHINODERMATA Echinos: espinho Derma: pele.  Exclusivamente marinhos;  Triblásticos;  Celomados;  Deuterostômios;  Presença de espinhos na pele;
Caio Sonoda nº 5 Matheus Negrão nº22. Filo dos Anelídeos Os anelídeos têm o corpo segmentado e dividido em anéis por isso tem esse nome. Elas podem ser.
Julio Henrique nº:13 Pedro Gonzalez nº:28
FILO ECHINODERMATA Prof. Marcelo Correa bolachas-da-praia.
Moluscos.
Igor Alef Matheus Cassiano Renato Fernandes Echinodermata.
Filo Annelida Anelídeos
  Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente reconhecíveis do reino animal, sendo abundantes.
EQUINODERMAS:.
EQUINODERMOS Página 72.
Equinodermos.
Filo Echinodermata (Equinodermos) Do grego echinos: espinhos; derma: pele. O filo possui cerca de 6000 espécies descritas, todas marinhas. Os equinodermos.
Transcrição da apresentação:

OS EQUINODERMOS

Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente reconhecíveis do reino animal, sendo abundantes em todos os oceanos do mundo.

Características gerais ►Animais de vida livre; ►Marinhos; ►Endoesqueleto calcário, geralmente repleto de espinhos. ►Adultos simetria radial (adulto) e as larvas bilateral.

►A boca situa-se na região oral. ►Não possuem cabeça ►A boca situa-se na região oral. ►É composta por placas calcárias, soldadas na pele e nos músculos. ►Na pele, pinças (pedicelárias) promovem a limpeza da superfície corporal.

Praticamente todos vivem permanentemente fixos ao substrato ou deslocam-se lentamente sobre ele. Os equinodermos apresentam uma grande variedade de formas: o corpo pode ser constituído por braços (estrelas do mar), ramificado e plumoso (lírios do mar) ou esférico a cilíndrico (ouriços e pepinos do mar).

SISTEMA AMBULACRÁRIO: Possuem internamente sistema de canais com líquido que é exclusivo e auxiliam na locomoção, alimentação e respiração.

Na extremidade interna de cada pé ambulacrário existe uma ampola ambulacrária, musculosa, que injecta água no pé, fazendo-o distender-se. O funcionamento conjunto de todos os numerosos pés ambulacrários permite ao animal subir superfícies verticais, abrir conchas de moluscos de que se alimenta ou agarrar-se a rochas batidas pelas ondas.

CLASSIFICAÇÃO

Classe Asteroidea – estrelas-do-mar

Classe Ophiuroidea - ofiúros

Classe Crinoidea – lírio-do-mar

Classe Echinoidea – bolacha-da-praia e ouriços-do-mar

Anatomia Interna do Ouriço-do-mar

Classe Holothuroidea – pepino-do-mar

NUTRIÇÃO: ►Sistema digestório completo (boca até ânus) ►Digestão extracelular, glândulas digestivas e absorção do alimento no intestino. ►São animais carnívoros ou herbívoros. Neste filo existem formas predadoras, como as estrelas-do-mar, e formas herbívoras, como os ouriços-do-mar.

RESPIRAÇÃO: ►Os gases difundem-se pelos pés ambulacrários RESPIRAÇÃO: ►Os gases difundem-se pelos pés ambulacrários. ►Em ouriços e estrelas-do-mar, a respiração é realizada por brânquias externas juntos aos pés ambulacrários. ►Pepino do mar: árvores respiratórias próximas à cloaca. CIRCULAÇÃO: Não existe vasos sanguíneos, sendo feita por canais dentro do celoma. Não existe sangue. Sistema ambulacrário.Líquido celômico leva os nutrientes.

EXCREÇÃO: ►Não possuem- os excretas são eliminados por difusão pelo sistema ambulacrário e pelas brânquias. LOCOMOÇÃO: ►Todos, menos o lírio-do-mar. ►Movem-se lentamente por meio de pés –ambulacrários, com exceção da serpente-do-mar, que se movimenta rapidamente seus 5 braços. ►Estrela-do-mar: cada braço possui 2 fileiras de pés ambulacrários.

A água entra pelos poros da placa madrepórica, segue pelos canais pétreos até os canais anelares, e, dá, aos canais radias cheios de água, os animais tornam-se mais rígidos, sustentando e permitindo o movimento da estrela-do-mar. Cada pé liga-se a uma ampola, espécie de saco musculoso. Ao contrair a ampola força a saída de água. Isso faz o pé esticar aderindo as ventosas no substrato e contraindo os músculos.

SISTEMA NERVOSO E ÓRGÃOS DO SENTIDO: ►Não existe cérebro nem gânglios, tal como órgãos dos sentidos, de modo geral. A recepção sensorial é feita através de células não especializadas da epiderme. REPRODUÇÃO: ►Dióicos; ►Fecundação externa e desenvolvimento indireto; ►Grande capacidade de regeneração.

LARVA

Curiosidades A maior estrela-do-mar atinge 80 cm e o maior ouriço, de mares profundos, 30 cm. Uma espécie de holotúria atinge 2 metros de comprimento, embora com apenas 5 centímetros de diâmetro.