Geopolítica Márcia Kálid.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
Advertisements

O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
As origens do mundo atual
Segunda Guerra Mundial
O FIM DA GUERRA FRIA Capítulo 44 Capítulo 60.
A GEOGRAFIA DO PODER.
A Rússia e a CEI 1 - Área: 17,1 milhões de Km2 2 - Limites Geográficos
GUERRA FRIA.
HISTÓRICO: do império russo à desintegração
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
Guerra fria.
GEOGRAFIA “uma escolha para o entendimento do mundo”
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR
Alojamentos nos campos de concentração
O Mundo Socialista.
A GUERRA FRIA (1945 / 1989) "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
MÓDULO 2 GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
2º Guerra Mundial.
GEOGRAFIA “uma escolha para o entendimento do mundo”
Países socialistas: URSS e China
Áreas Mundiais de Interesse Europa e CEI. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA Área: km² Forma: Mista 48 países Lim E: Montes Urais e Mar Cáspio, Cáucaso.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Península Balcânica.
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
Guerra Fria Guerra Fria
Guerra Fria – Mod. 16 Origem das Nações Unidas Primeira tentativa 1917 Liga das Nações Segunda tentativa 1919 Sociedade das Nações Evitar os conflitos.
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
A Guerra Fria Colégio Militar de Belo Horizonte História -
O EXPANSIONISMO SOVIÉTICO
GUERRA FRIA Capítulos 21 e 22.
2ª Guerra Mundial.
Alguns do motivos foram:
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
O pacto de Varsóvia e OTAN
Guerra Fria ( ) Características.
A crise no mundo socialista
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
A HISTÓRIA DO SÉCULO XX E A ECONOMIA POLÍTICA
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
A desintegração da Iugoslávia e a divisão da Tchecoslováquia.
14. Conflitos étnicos-culturais do pós Guerra Fria
RELAÇÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO ESPAÇO MUNDIAL
Em 1991 a então União da Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) terminou.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria
O MUNDO ENTRE GUERRAS Capítulo 1 2° EM - Conecte.
União Européia: Sonho ou Realidade
Professora Vanessa Martins
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Luzia O Muro de Berlim era uma barreira física, construída pela República Democrática Alemã durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim.
Professor Ulisses Mauro Lima O MUNDO APÓS A 2ª Grande Guerra
Características e Conlfitos
Guerra Fria.
Tortuosos Caminhos do Antigo Bloco Soviético : Início da 2ª Guerra Mundial : A Alemanha nazista e os países aliados ocuparam o Centro-leste.
MUNDO BIPOLAR Estados Unidos - USA (CAPITALISMO) X União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS – 15 Repúblicas) (SOCIALISMO)
GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
BIPOLARIDADE E MULTIPOLARIDADE
Disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial ( ). É chamada de Guerra Fria por ser uma.
Guerra Fria (Colapso do Socialismo Europeu)
Professor: Israel Frois Turma: 1° ANO
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Rússia e Europa Oriental
Transcrição da apresentação:

Geopolítica Márcia Kálid

Conceitos Básicos Geopolítica é a parte da Geografia que trata da questão da disputa do poder mundial, das relações entre os Estados, e dos meios utilizados para efetivar esses objetivos. Cultura:Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. É a identidade própria de um grupo humano em um território Sociedade:Em Sociologia, uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. A sociedade é objeto de estudo comum entre as ciências sociais, especialmente a Sociologia, a História, a Antropologia e a Geografia. Nação: um grupo que apresenta a mesma história.

Território,Lugar, Fronteira e País Território: É em realidade, um importante instrumento da existência e reprodução do agente social que o criou e o controla. O território apresenta, além do caráter político, um nítido caráter cultural, especialmente quando os agentes sociais são grupos étnicos, religiosos ou de outras identidades. Lugar: onde vivemos, onde nos relacionamos, onde nos conectamos com o mundo ; Fronteiras : são marcos históricos que delimitam o poder de um Estado... País: é o chão, o físico de um Estado. e

ESTADO-NAÇÃO A idéia de Estado-nação nasceu na Europa em finais do século XVIII e inícios do século XIX. O Estado-nação afirma-se por meio de uma ideologia, uma estrutura jurídica, a capacidade de impor uma soberania, sobre um povo, num dado território com fronteiras, com uma moeda própria e forças armadas próprias também. Estado é uma instituição organizada política, social e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma Constituição, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente. FASES Estado liberal, intervencionista e neoliberal

MEIO TECNOCIENTÍFICO-INFORMACIONAL Velocidade, instantaneidade e simultaneidade são características do que chamamos de meio tecnocientífico-informacional. O meio tecnocientífico-informacional é um meio geográfico no qual o território inclui obrigatoriamente ciência, técnica e informação.

A Geopolítica do Século XX Nações hegemônicas – Inglaterra, França, Alemanha, Império Austro-Húngaro e o Império Russo. Emergentes – EUA e Japão 1914-1918/19 – 1ª Guerra Mundial 1917 – Revolução Socialista da Rússia – economia planificada (socialista) – Lênin

Europa antes da 1ª Guerra

1922 – Formação da URSS (um país com muitas nações) e dos planos Qüinqüenais. Pós 1ª Guerra: Europa – repartição da África e Ásia (colônias e protetorados) EUA – ganha a hegemonia da economia 1929 – crise do capitalismo: quebra da Bolsa de N. York – FIM do liberalismo 1939-1945 – 2ª Guerra Mundial EIXO – Alemanha, Itália e Japão (em 1942) Aliados – França, Reino Unido, EUA e URSS

Pós 2ª Guerra: Tratados: 1) Yalta – EUA, Inglaterra e URSS 2) Potsdan – Divisão da Alemanha em: República Federal Alemã (EUA, Inglaterra e França) República Democrática Alemã (URSS) Conferência de São Francisco – Criação da ONU Doutrina Truman – Bases militares para defesa do capitalismo e contenção do socialismo Plano Marshall – Plano econômico para recuperação da Europa Ocidental OTAN – Organização do Tratado Atlântico Norte – militar (EUA, Canadá e Europa Ocidental)

Comecon – Plano econômico de ajuda mútua aos países socialistas Plano Colombo – Recuperação econômica da Ásia Pacto de Varsóvia – Pacto militar entre a Europa Oriental e a Rússia (defesa do socialismo) Mundo Bipolarizado: A Europa na Guerra Fria Países associados: EUA, Europa Ocidental, Canadá, Japão, Austrália e Nova Zelândia (comandados pelos EUA) X URSS e Europa Oriental Neutros: Suíça, Suécia, Áustria e Finlândia

O MURO

1956 – Levante Húngaro – socialismo com democracia – atuação do Pacto de Varsóvia 1968 – Tchecoslováquia – Primavera de Praga – socialismo com democracia, liberdade de imprensa e pluripartidarismo Década de 80: Eleição do Papa João Paulo II (polonês) Reagan – EUA Tatcher – Reino Unido Gorbatchev – URSS Polônia – movimento dos portuários (greve) – Sindicato Solidariedade (Lech Walessa) URSS – 1 país com 15 repúblicas: Rússia,Ucrânia, Estônia, Letônia, Lituânia, Geórgia, Moldávia, Armênia, Biello-Rússia, Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão e Azerbaijão

Graves questões étnicas Europa Oriental – URSS, Polônia, Alemanha Oriental, Romênia, Tchecoslováquia, Hungria, Iugoslávia e Albânia. Grande poupança interna Escassez dos bens de consumo Falta da indústria de bens de consumo (eletrodomésticos) Burocracia e falta de concorrência Privilégios de militares e membros do PC Novo Governo: Gorbatchev Promete reformas Melhorias na qualidade de vida Democracia GLASNOT – transparência política PERESTROIKA – reestruturação econômica

QUEDA DO MURO-20 ANOS começou a ser construído em 13 de agosto de 1961, não respeitou casas, prédios ou ruas. Muitas famílias foram separadas da noite para o dia. Possuía cercas elétricas e valas para dificultar a passagem. Havia cerca de 300 torres de vigilância com soldados preparados para atirar.  Em 9 de novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do muro. Cidadãos da Alemanha foram para as ruas comemorar o momento histórico e ajudaram a derrubar o muro. O ato simbólico representou também o fim da Guerra Fria e o primeiro passo na reintegração da Alemanha

1989 – Eleições diretas na Polônia – Vence o Solidariedade e sai o Pacto de Varsóvia Estônia, Letônia e Lituânia – ameaçam sair da URSS 1990 – Golpe tira Gorbatchev do poder 1991 – Fim da URSS – 15 países independentes Criação da CEI (Comunidade dos Estados Independentes) – 12 países da ex-URSS com exceção dos Países Bálticos Fim do Pacto de Varsóvia Pós URSS Polônia capitalista Alemanha reunificada 1994 – Revolução de Veludo - Tchecoslováquia dividida em: República Tcheca e República Eslovaca.

Hungria – abre as fronteiras e deixa o capital entrar junto das multinacionais Romênia – morte do ditador – fim do comunismo Albânia – fim do comunismo Iugoslávia (povos do Sul) Península Balcânica – Eslováquia, Croácia, Bósnia, Sérvia (Voivodina e Kosovo), Montenegro e Macedônia

A EX YUGOSLÁVIA

China História (séc. XX) – Período entre Guerras Partido Comunista com liderança de Mao Tsé Tung Invasão do Japão 1946/49 – Mao Tsé Tung toma o poder – Revolução Comunista Chinesa. Criação de 2 Chinas: 1) China Continental – comunista – Rep. Popular da China 2) China Insular (Taiwan/Formosa) – capitalista/nacionalista – Tigre Asiático Até 1960 – URSS aliada da China Entre 60 e 75 – Revolução Cultura de Mao (reformas) Entrada da China na ONU e saída de Taiwan 1975 - Morte de Mao

QUESTÕES 1995 – Hong Kong – voltou ao domínio da China Taiwan Tibet

População da China: 1,2 bilhões de habitantes (declarados) Baixo crescimento vegetativo (NAT-MORT) População predominantemente rural 60% campo e 40% cidade 3ª maior economia do mundo

Ásia

Áreas em processo de descolonização e desocupação 1) Coréia – Paralelo 38º Lat. Norte Ocupação da Coréia pelo Japão até a 2ª Guerra Mundial Saída dos japoneses e divisão da Coréia: a) Coréia do Sul –capitalista (EUA) Capitais internacionais, desenvolve tecnologia, ditadura de direita – Tigre Asiático de 1ª geração (Plataforma de Exportação) HOJE – “volta” da democracia b) Coréia do Norte – socialista (URSS) Um dos três comunistas que sobraram com presença de uma ditadura com apoio da China Nuclear (fez testes com a bomba atômica) – protestos do mundo inteiro, inclusive da China

2) Industão – Protetorado inglês – abastecimento do Reino Unido Área com várias etnias: Hindus – Religião Bramanismo ou Hinduísmo Paquistanês – Islâmico Bengalês – Islâmico Paquistão: Ocidental e Oriental e Índia Década de 70 – Independência do Paquistão Oriental com apoio da Índia Caxemira (75% Índia e 25% China/Paquistão

AMÉRICA LATINA