EMBRIOLOGIA
OVULAÇÃO, FECUNDAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO Ciclo ovariano- desenvolvimento humano durante a primeira semana
Reação do acrossoma e penetração de um espermatozóide em um ovócito
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO APÓS OCORRE A FECUNDAÇÃO E FORMAÇÃO DA CÉLULA OVO OU ZIGOTO, ESTA PASSARÁ PELAS SEGUINTES ETAPAS: SEGMENTAÇÕES GASTRULAÇÃO ORGANOGÊNESE
SEGMENTAÇÃO OU CLIVAGEM Clivagem do zigoto Formação do blastocisto trofoblasto Massa celular interna ou embrioblasto
FASES DA EMBRIOGÊNESE 1º FASE: SEGMENTAÇÃO ou CLIVAGEM - OCORREM VÁRIAS MITOSES SUCESSIVAS PARA O AUMENTO DO NÚMERO DE CÉLULAS NO EMBRIÃO, FORMANDO A MÓRULA. - ESTA FASE TERMINA QUANDO O EMBRIÃO ATINGE O ESTADO DE BLÁSTULA.
SEGMENTAÇÃO OU CLIVAGEM 1º ESTÁGIO: MÓRULA (3 DIAS DE VIDA) ESTÁGIO EM QUE HÁ UM AGLOMERADO DE CÉLULAS (BOLA MACIÇA). (LEMBRA UMA AMÓRA).
IMPLANTAÇÃO DO BLASTOCISTO Ligação do blastocisto ao epitélio do endométrio e estágios iniciais da implantação
IMPLANTAÇÃO DO BLASTOCISTO Um blastocisto humano de sete dias e meio, parcialmente incrustado no estroma endometrial. O trofoblasto consiste em uma camada interna com células mononucleadas, o citotrofoblasto , e uma camada externa sem limites celulares nítidos, o sinciociotrofoblasto. O embrioblasto é formado pelos folhetos epiblasto e hipoblasto. A cavidade amniótica aparece como uma pequena fenda
BLASTOCISTO Um blastocisto humano de nove dias. O sisncíciotrofoblasto mostra um grande número de lacunas. Células achatadas formam a membrana exocelômica.