A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FECUNDAÇÃO Aspectos gerais dos gametas envolvidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FECUNDAÇÃO Aspectos gerais dos gametas envolvidos."— Transcrição da apresentação:

1 FECUNDAÇÃO Aspectos gerais dos gametas envolvidos.
Espermatozóide e o ovócito secundário

2

3 Espermatócito secundário Espermatogônias Espermatózóides Espermatócito primário Espermatides

4 Evolução do Folículo Ovárico
Ovogônia Mitoses sucessivas Folículo primordial com células foliculares Durante a vida fetal Início da meiose I Ovócito I Meiose suspensa Folículo primário Ovócito I Início do desenvolvimento do folículo na puberdade Folículo secundário Ovócito I Ovócito I Folículo terciário Folículo de Graaf

5 Ovulação

6 Fecundação Vagina Espermatozóides Útero Ovulação Óvulo Fecundação

7 FECUNDAÇÃO Aspectos gerais.
Na espécie humana Nas tubas uterinas (fecundação interna) Encontro entre o espermatozóide e o ovócito secundário. Volta a diploidia. Monoespérmica Forma o ovo ou zigoto.

8 Condições de fecundação
A estreita entrada para as trompas, apesar de se encontrar permanentemente aberta, só permite a passagem de muito poucos espermatozóides de cada vez.

9

10 Fases da fertilização Passagem do espermatozóide através da corona radiata, que envolve a zona pelúcida do ovócito. Penetração na zona pelúcida que envolve o ovócito Reação da zona Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e do espermatozóide.

11 Término da segunda divisão meiótica do ovócito e formação do pro-núcleo feminino.
Formação do pro-núcleo masculino As membranas dos pro-núcleos se dissolvem, os cromossomos se condensam e se dispõem preparando-se para a divisão celular mitótica.

12 GÊMEOS OBSERVAÇÕES Univitelínicos ou Monozigóticos
TIPOS OBSERVAÇÕES Univitelínicos ou Monozigóticos Um ovócito II é fecundado e, logo nas primeiras divisões, a uma separação entre as células, formando mais de um embrião que são geneticamente idênticos. Divitelínicos ou dizigóticos Mais de um ovócito II são liberado pelos ovários e fecundados, dando origem a mais de um embrião geneticamente diferentes. OBSERVAÇÕES – em casos raros mais de um espermatozóide pode fecundar o ovócito II dando origem a um embrião que poderá chegar no máximo aos primeiros meses de vida.

13 Como é evitada a poliespermia??
Elétrica – Forma inicial e rápida – Alteração do potencial de membrana. Química – Forma permanente e lenta – fusão dos grânulos corticais que impede que os outros espermatozóides reconheçam a membrana do ovócito.

14 Como se originam os gêmeos?
Fecundação Vagina Espermatozóides Útero Ovulação Óvulo Fecundação Como se originam os gêmeos?

15 SEGMENTAÇÃO OU CLIVAGEM.
(VOLTA A PLURICELULARIDADE) Mitoses sucessivas Células chamadas de blastômeros Praticamente não há aumento no volume do embrião. Mórula (Embrião maciço)

16

17 FORMAÇÃO DO BLASTOCISTO.
Mórula (Embrião maciço) degeneração da zona pelúcida. infiltração de secreção uterina formação gradual de cavidade. Blástula ou blastocisto (Embrião oco) Blastocele (cavidade na blástula)

18 EMBRIOBLASTO TROFOBLASTO


Carregar ppt "FECUNDAÇÃO Aspectos gerais dos gametas envolvidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google