VIII ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL

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Transcrição da apresentação:

VIII ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL Projeto Metodológico

OBJETIVOS Avaliar o Projeto Diocesano de Evangelização (PDE) 2009-2012 Planejar a VIII Assembleia Diocesana de Pastoral 2012 Fazer análise de conjuntura eclesial e sociocultural Cronograma Metodológico 2011/2012

OBJETIVOS 4. Elaborar prioridades diocesanas 5. Elaborar prioridades da áreas pastorais 6. Realizar assembleias nas áreas pastorais e em nível diocesano Cronograma Metodológico 2011/2012

JUSTIFICATIVA Avaliar a caminhada pastoral de nossa Igreja Realinhar o PDE à luz das Diretrizes 2011-2015 da CNBB Ouvir as forças vivas da Diocese Atualizar o PDE à luz das novas situações de emergência Cronograma Metodológico 2011/2012

O método será usado em todo o projeto. METODOLOGIA Ver Julgar Agir O método será usado em todo o projeto. Cronograma Metodológico 2011/2012

Cronograma Metodológico

Cronograma Metodológico 2011/2012 Maio de 2011 1. Apresentação do anteprojeto à Coordenação Diocesana de Pastoral Objetivo: apresentar o anteprojeto para discussão e aprovação da Coordenação de Pastoral Cronograma Metodológico 2011/2012

Junho de 2011 1. Apresentação do anteprojeto ao Conselho Presbiteral Objetivo: apresentar o anteprojeto para discussão, sugestões e aprovação Cronograma Metodológico 2011/2012

Junho de 2011 1. Apresentação do anteprojeto ao Conselho Diocesano de Pastoral Objetivo: apresentar o anteprojeto para ouvir os coordenadores de pastorais, movimentos para discussão, sugestões e aprovação Cronograma Metodológico 2011/2012

Agosto de 2011 1. Apresentação do anteprojeto ao presbitério Objetivo: apresentar o anteprojeto para ouvir os padres e acolher sugestões para aprovação final Cronograma Metodológico 2011/2012

PROPOSTAS PARA ASSEMBLEIA 2012 17 Março de 2012 - Marilândia 1° GRANDE FÓRUM DIOCESANO Objetivo: discutir a agenda capixaba dos próximos 4 anos Dois eixos fundamentais: sociocultural e religioso-eclesial (cultural, econômico, político, ecológico, pluralismo religioso e análise eclesial) Cronograma Metodológico 2011/2012

DEBATEDORES DO FÓRUM DIOCESANO - Eixo Sociocultural e Econômico (Ana Paula Vescovi) - Eixo Sociocultural e Político - Eixo Sociocultural e Ecológico (Luiz Fernando Schetino) - Eixo Religioso-eclesial e Pluralismo Religioso (Dr. Edelbrande) - Eixo Religioso-eclesial e Análise da Conjuntura Eclesial com ênfase na Diocese de Colatina (Pe. Manoel Godoy)

Preparação do 1º Capítulo do Projeto Diocesano de Evangelização

Abril/Maio de 2012 ASSEMBLEIA DAS ÁREAS Objetivo: discutir à luz do Fórum Diocesano as questões específicas das áreas pastorais Eixos fundamentais: sociocultural e religioso-eclesial (cultural, econômico, político, ecológico, pluralismo religioso e análise eclesial) Debatedores: a definir pelas áreas Preparação do capítulo oriundo das áreas Cronograma Metodológico 2011/2012

Abril de 2011 – Fórum das Áreas 14 de Abril - Fórum da Área da Ita. 28 de Abril - Fórum da Área de Colatina Cronograma Metodológico 2011/2012

Maio de 2011 – Fórum das Áreas 05 de Maio - Fórum da Área Café 19 de maio - Fórum da Área BR 101 - Sul 12 de Maio - Fórum da Área BR 101 - Norte Cronograma Metodológico 2011/2012

Debatedores: assessoria diocesana e conselheiros 30 de Junho de 2012 - Ibiraçu MÊS DE JUNHO/JULHO 1ª ETAPA DA ASSEMBLEIA Presença do assessor teológico (objetivo: reações e provocações do assessor); Objetivo: exposição, avaliação crítica e novos encaminhamentos diante dos resultados advindos do Fórum Diocesano e das assembleias das áreas Apresentação do primeiro esboço do Projeto Diocesano de Evangelização Debatedores: assessoria diocesana e conselheiros Cronograma Metodológico 2011/2012

ESTUDO APÓS A 1 ETAPA DA ASSEMBLEIA 7 de julho: Área Ita 28 de julho: Área do Café 4 de agosto: Área de Colatina 11 de agosto: Área BR-101 Norte 25 de agosto: Área BR-101 Sul

Outubro de 2012 Agosto /Setembro de 2012 Redação final do projeto para aprovação Responsáveis: Coordenação de Pastoral, assessor teológico e convidados (equipe a ser formada em 2011) Outubro de 2012 Estudo do projeto nas áreas Elaboração das emendas e envio para a equipe de redação 21 a 23 outubro de 2012 - Ibiraçu Assembleia Diocesana de Pastoral Aprovação do documento final Cronograma Metodológico 2011/2012

REDAÇÃO DO PROJETO EQUIPE DE REDAÇÃO Ver (fórum + assembleia de área), julgar (a partir do Documento de Aparecida) e agir (de 3 a 5 prioridades por área) EQUIPE DE REDAÇÃO - Comissão montada a partir de cada área - Envio do material para o assessor teológico IMPORTANTE: O VER (diocesano e das áreas) pode ser escrito por uma única equipe. Composição: convidados, com assessoria da Coordenação de Pastoral   Cronograma Metodológico 2011/2012

REDAÇÃO DO PROJETO SUGESTÕES EQUIPE DE REDAÇÃO Ver (a partir do fórum), julgar (a partir do Documento de Aparecida - dois números) e agir (de 3 a 5 prioridades diocesanas) SUGESTÕES 1. Igreja em Estado permanente de missão; 2. Igreja: casa de iniciação à vida cristã; 3. Igreja: lugar de animação bíblica e da vida pastoral. 4. Igreja: comunidade de comunidades; 5. Igreja: serviço da vida plena para todos EQUIPE DE REDAÇÃO Coordenação de Pastoral e convidados Cronograma Metodológico 2011/2012

DIVULGAÇÃO 1. Apresentar na Coordenação de Pastoral 2. Apresentar no Conselho Presbiteral 3. Apresentar no Conselho Diocesano de Pastoral 4. Elaborar um vídeo (sobre Assembleia Pastoral, com depoimentos - bispo, padres e leigos) 5. Divulgar no Mural Diocesano 6. Site, programas de rádio, jornais paroquiais, TV 7. Carta de motivação do bispo Cronograma Metodológico 2011/2012

PÓS-ASSEMBLEIA ações para 2014 Promover assembleia celebrativa e de revisão das opções pastorais Criação de um vídeo institucional com a exposição do Projeto Diocesano de Evangelização. Objetivo: divulgar os resultados da assembleia para o povo. Quem deve aparecer no vídeo: bispo, coordenador de pastoral e povo de Deus (testemunhos) Apresentação do documento final (promoção: eventos diocesanos e de áreas) Criação de um quadro semanal ou mensal no site da Diocese para divulgação do Projeto de Evangelização, com entrevistas, acontecimentos pastorais etc. Responsáveis: equipe diocesana de comunicação. Outros meios de comunicação do projeto: O Dia do Senhor, rádios, televisão etc. Cronograma Metodológico 2011/2012