Monitoria 2011 Informações Gerais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO ª REUNIÃO TÉCNICA FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO 2009.
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
EE EZEQUIEL BALBINO ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
Seleção Pública - Programa Acessa Escola Edital nº 02/2010 Credenciamento de estudantes de ensino médio regular para estágios em salas de informática nas.
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC
ENCONTRO DOS PEDAGOGOS
Dispõe sobre estudos de recuperação na rede estadual de ensino
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Monitoria 2009 Informações Gerais.
Monitoria 2013 Informações Gerais.
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
RSMA – 2º. Sem./09 Prof. Roberto Saito.
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Conveniada curso Positivo
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
Qualificação e utilização das informações Projeto de BI - UERJ Agosto-2010.
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
DIAGNÓSTICO QUALI-QUANTITATIVO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
BAAE - I Destinada preferencialmente ao aluno que se enquadre em condições de necessidades socioeconômicas 1) Inscrições exclusivas para ingressantes da.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
Projeto de Recuperação
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Curso de Especialização em Educação a Distância
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Desempenho Acadêmico Graduação
Trabalho de conclusão de curso
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Verifica PRE-REQUISITOS
OBJETIVOS Objetivo Geral
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
REUNIÃO BOLSISTAS CIDADÃ E ARTIGO 170. Localização: em frente à Biblioteca Contatos: (49) /1089/1049/1038
Rio Verde - Goiás - Brasil
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
Missão do IFAM Promover com excelência a educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Plano de Desenvolvimento Anual.
A Importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Resolução da Avaliação Docente CPA
TUTORIAL PARA ESTAGIOS
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Atividades Complementares Coordenação de Administração
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
Estágio Supervisionado
Trabalho de conclusão de curso
Projeto Integrador Apresentação
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2º semestre de 2014 Matricula Obrigatória 02 e 03 de junho de 2014 Local: Seção Técnica de Graduação Obs: Realizar a.
EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE MONITORIAS 1º SEMESTRE DE 2016.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Transcrição da apresentação:

Monitoria 2011 Informações Gerais

O que é monitoria? A prática da Monitoria se define como o processo pelo qual alunos auxiliam alunos na situação ensino-aprendizagem.

O que faz o monitor... em sala de aula? Atua junto aos professores no preparo e/ou condução de trabalhos práticos e experimentais; Acompanha efetivamente as turmas, favorecendo a integração de conhecimentos; Contribui para melhorar o relacionamento entre alunos e professores.

O que faz o monitor... fora da sala de aula? Auxilia o professor em atividades da disciplina, inclusive na preparação e seleção de material para aulas; Organiza e orienta grupos de estudos.

Não pode esquecer!! Elaborar, juntamente com o professor ou grupo de docentes ao qual está vinculado, o plano de trabalho que lhe cabe cumprir e protocolar ao Serviço de Apoio ao Estudante. Protocolar ao Serviço de Apoio ao Estudante, o formulário bimensal de acompanhamento de suas atividades.

Carga horária semanal a ser dedicada para cada uma destas atividades PLANO DE TRABALHO DO MONITOR Disciplina / Curso: Professor Responsável: Monitor: Proposta geral da função do monitor nesta disciplina: Descrição das principais atividades previstas para serem desempenhadas pelo monitor Carga horária semanal a ser dedicada para cada uma destas atividades  

Disciplina/Curso: Carga horária semanal: Professor responsável: FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DE MONITORIA 2011* Disciplina/Curso: Carga horária semanal: Professor responsável: Monitor: Data Hora de início e fim da atividade Especifique a atividade desempenhada, dentro e/ou fora de sala de aula, DESTACANDO O SEU PAPEL na referida atividade. Assinatura Monitor Assinatura Docente   Observações/ Comentários: * VÁLIDO APENAS COM A ASSINATURA DO PROFESSOR E SUJEITO À AVALIAÇÃO PELA COORDENADORIA DE GRADUAÇÃO

Monitor não é professor. O MONITOR É PROIBIDO DE: APLICAR/CORRIGIR AVALIAÇÕES, MINISTRAR AULAS TEÓRICAS, EXECUTAR TAREFAS DE AULAS PRÁTICAS E SEMELHANTES, SEM A SUPERVISÃO DO PROFESSOR DA DISCIPLINA OU TÉCNICO RESPONSÁVEL PELO LABORATÓRIO.

Atuação enquanto monitor Carga horária: 12 horas semanais. Duração: 4 meses (março a junho), sujeita a renovação por mais 4 meses (agosto a novembro), dependendo do desempenho do aluno. Certificado: entregue ao final das atividades (semestral ou anual).

Calendário 2011/1 DATA EVENTO DESCRIÇÃO 16/03/11 Entrega protocolada do Pano de Trabalho do Monitor Descrição das atividades a serem realizadas durante a monitoria e a carga horária destinada para cada uma delas. 06/05/11 Entrega protocolada do primeiro Formulário de Acompanhamento Descrição das atividades realizadas referente aos meses de março e abril 22/06/11 Entrega protocolada do segundo Formulário de Acompanhamento e Formulário Avaliação de Monitoria Descrição das atividades realizadas referente aos meses de maio e junho. Avaliação da monitoria no semestre feita pelo professor e pelo monitor. 08/07/11 Parecer da COGRAD sobre o processo de monitoria no 1º semestre. Levantamento, análise e encaminhamento à Pro- Reitoria Administrativa acerca de renovação ou cancelamento de bolsas para o 2º semestre letivo.

Em caso de dúvidas... sae@cesupa.br 4009-9106 (JM) 4009-9193 (AC) 4009-2108 (NZ) http://www.cesupa.br/saibamais/monitoria/monitoria.asp

Juntos faremos um grande trabalho! Parabéns! Juntos faremos um grande trabalho!