Monitoria 2013 Informações Gerais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO ª REUNIÃO TÉCNICA FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO 2009.
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
EE GUAICURU ANAURILÂNDIA - MS
EE EZEQUIEL BALBINO ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
Seleção Pública - Programa Acessa Escola Edital nº 02/2010 Credenciamento de estudantes de ensino médio regular para estágios em salas de informática nas.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
ENCONTRO DOS PEDAGOGOS
Dispõe sobre estudos de recuperação na rede estadual de ensino
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Monitoria 2009 Informações Gerais.
Monitoria 2011 Informações Gerais.
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Conveniada curso Positivo
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
Qualificação e utilização das informações Projeto de BI - UERJ Agosto-2010.
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Pós-Graduação IAG/USP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
BAAE - I Destinada preferencialmente ao aluno que se enquadre em condições de necessidades socioeconômicas 1) Inscrições exclusivas para ingressantes da.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
Projeto de Recuperação
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Conselho de Cursos de Engenharia Lic. Engenharia e Gestão Industrial Bolonha/PLE na LEGI Projecto Piloto 2004/05.
Curso de Especialização em Educação a Distância
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Desempenho Acadêmico Graduação
Universidade Federal do Amapá
Trabalho de conclusão de curso
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Extinção Docente Categoria “O” – 2012
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
I CICLO DE DEBATES UNIVERSITÁRIOS, Universidade, Segurança e Sociabilidade. Dias: 10, 11 e 12 de novembro de Local: Auditório da Reitoria Horário:
Verifica PRE-REQUISITOS
OBJETIVOS Objetivo Geral
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
Missão do IFAM Promover com excelência a educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Plano de Desenvolvimento Anual.
A Importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Atividades Complementares Coordenação de Administração
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
Estágio Supervisionado
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Trabalho de conclusão de curso
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2º semestre de 2014 Matricula Obrigatória 02 e 03 de junho de 2014 Local: Seção Técnica de Graduação Obs: Realizar a.
O papel do Estagio na Formação de Professores
EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE MONITORIAS 1º SEMESTRE DE 2016.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Transcrição da apresentação:

Monitoria 2013 Informações Gerais

O que é monitoria? A prática da Monitoria se define como o processo pelo qual alunos auxiliam alunos na situação ensino-aprendizagem.

O que faz o monitor... em sala de aula? Atua junto aos professores no preparo e/ou condução de trabalhos práticos e experimentais; Acompanha efetivamente as turmas, favorecendo a integração de conhecimentos; Contribui para melhorar o relacionamento entre alunos e professores.

O que faz o monitor... fora da sala de aula? Auxilia o professor em atividades da disciplina, inclusive na preparação e seleção de material para aulas; Participa de atividades e de projetos de extensão do curso Organiza e orienta grupos de estudos.

Não pode esquecer!! Elaborar, juntamente com o professor ou grupo de docentes ao qual está vinculado, o plano de trabalho que lhe cabe cumprir e protocolar ao Serviço de Apoio ao Estudante. Protocolar ao Serviço de Apoio ao Estudante, o formulário bimensal de acompanhamento de suas atividades.

Carga horária semanal a ser dedicada para cada uma destas atividades PLANO DE TRABALHO DO MONITOR Disciplina / Curso: Professor Responsável: Monitor: Proposta geral da função do monitor nesta disciplina: Descrição das principais atividades previstas para serem desempenhadas pelo monitor Carga horária semanal a ser dedicada para cada uma destas atividades  

FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DE MONITORIA 2013* Disciplina: Carga horária semanal: Professor responsável: Monitor: Data - Hora Especifique a atividade desempenhada, dentro e/ou fora de sala de aula, DESTACANDO O SEU PAPEL na referida atividade. Assinatura - Monitor Assinatura - Docente Observações/ Comentários * VÁLIDO APENAS COM A ASSINATURA DO PROFESSOR E SUJEITO À AVALIAÇÃO PELA COORDENADORIA DE GRADUAÇÃO

Monitor não é professor. O MONITOR É PROIBIDO DE: APLICAR/CORRIGIR AVALIAÇÕES, MINISTRAR AULAS TEÓRICAS, EXECUTAR TAREFAS DE AULAS PRÁTICAS E SEMELHANTES, SEM A SUPERVISÃO DO PROFESSOR DA DISCIPLINA OU TÉCNICO RESPONSÁVEL PELO LABORATÓRIO.

Atuação enquanto monitor Carga horária: 12 horas semanais. Duração: 4 meses (março a junho), sujeita a renovação por mais 4 meses (agosto a novembro), dependendo do desempenho do aluno. Certificado: entregue ao final das atividades (semestral ou anual).

Calendário 2013/1 DATA EVENTO DESCRIÇÃO 15/03/13 Entrega protocolada do Pano de Trabalho do Monitor Descrição das atividades a serem realizadas durante a monitoria e a carga horária destinada para cada uma delas. 10/05/13 Entrega protocolada do primeiro Formulário de Acompanhamento Descrição das atividades realizadas referente aos meses de março e abril 21/06/13 Entrega protocolada do segundo Formulário de Acompanhamento e Formulário Avaliação de Monitoria Descrição das atividades realizadas referente aos meses de maio e junho. Avaliação da monitoria no semestre feita pelo professor e pelo monitor. 05/07/13 Parecer da COGRAD sobre o processo de monitoria no 1º semestre. Levantamento, análise e encaminhamento à Pro- Reitoria Administrativa acerca de renovação ou cancelamento de bolsas para o 2º semestre letivo.

Em caso de dúvidas... sae@cesupa.br 4009-9106 (JM) Nilzabeth Coêlho 4009-9193 (AC) Ana Cláudia Costa 4009-2108 (NZ) Milena Nagahama http://www.cesupa.br/saibamais/monitoria/monitoria.asp

Juntos faremos um grande trabalho! Parabéns! Juntos faremos um grande trabalho!