CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA.
Advertisements

O Solo do Ponto de Vista Físico do solo de maior interesse agronômico
Textura e Estrutura do Solo
PRIMEIRO PRINCÍPIO: O SOLO TEM VIDA MANEJO ECOLÓGICO DO SOLO
INFILTRAÇÃO.
Fluxos de matéria e energia
AS ROCHAS, O SOLO E OS SERES VIVOS
Características do processo de troca
CAPÍTULO 03 - O MEIO AQUÁTICO
FISIOLOGIA VEGETAL.
NITROGÊNIO.
Microrganismos do solo e o ciclo do carbono
OS TIPOS DE SOLOS.
FISIOLOGIA VEGETAL – Nutrição Vegetal
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura
Estrutura do solo: É o arranjo das partículas (areia, silte e argila);
Manejo ecológico do solo - ii
Formação dos solos: fatores e classes
Manejo ecológico do solo - I
Matéria orgânica: Responsável por uma adequada estrutura do solo.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Permeabilidade dos Solos
INFILTRAÇÃO E ÁGUA NO SOLO
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Mistura de diferentes materiais, tanto orgânicos, quanto inorgânicos
FISIOLOGIA VEGETAL – Condução e Transpiração
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
pH Disciplina: Solos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IF – SUL – RIO - GRANDENSE
Mecânica dos Solos I Prof. Francisco Leite.
Ciências Ensino Fundamental - 6º ano Profe. Cristiane Rangel
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura
CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DO SOLO
Profº Fabiano de Sousa Disciplina: Irrigação
SISTEMA TRI-FÁSICO Solo como sistema Trifásico: fase sólida, líquida e gasosa O solo é composto por um conjunto de partículas sólidas, arranjadas de modo.
SISTEMA SOLO É composto por três fases bem distintas: sólida, liquida e gasosa Fase sólida e líquida fonte imediata e reservatório de nutrientes Fase gasosa.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 5: ECOSSISTEMAS TERRESTRES
Capítulo 10 – Solo UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
Ciclos Biogeoquímicos Globais
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
ll - O trabalho dos rios i. Formas de Transporte dos Sedimentos
Formação do perfil do solo
Processos de formação do solo
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Esgotos Planeta Água: poluição
INFILTRAÇÃO E ÁGUA NO SOLO
Luciane Costa de Oliveira
Exercício digital 6°ano capítulos 3 e 4
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências
Revisão Avaliação Bimestral Ciências 1º bimestre
Matéria Orgânica dos Solos
Osmose Absorção e Gutação
Fisiologia vegetal soma de todos os processos e estruturas que contribuem para a vida de uma planta A fisiologia vegetal estuda os fenômenos vitais relacionados.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 1º bimestre
Nutrientes de plantas e conceitos básicos sobre fertilidade do solo
Ciências Naturais – 8.º ano
Capítulo 1 - Conceitos e Definições
SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS
Luciane Costa de Oliveira
Escola municipal prof múcio teixeira junior
CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS SOLOS E SOLOS DO BRASIL.
1 Ano Ensino Médio 2º Bimestre Professor: Hugo Vieira
Noções de morfologia do solo
COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS
Relações hídricas.
VAMOS À DESCOBERTA DO AMBIENTE!. Os diferentes factores abióticos podem agrupar-se em dois tipos principais: factores climáticos, como a luz, a temperatura.
SOLOS INTENSIVO ENEM/2016 JANDERSON - CIC. SOLOS SOLO – CAMADA ARÁVEL DA CROSTA TERRESTRE; ROCHA INTEMPE RIZADA. Obs.: Resulta da ação conjunta de agentes.
Os tipos de solo A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo - Circulação de água no solo.
Transcrição da apresentação:

CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IF – SUL – RIO - GRANDENSE CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura Disciplina: Solos Prof. Dr. Corlett, F.M.F Constituição do solo

O solo é constituído fisicamente por quatro componentes principais: Partícula mineral; Matéria orgânica; Água; Ar. Componente normalmente estão misturados; Separação em Laboratório: Métodos específicos;

Constituintes do Solo Podemos caracterizar os constituintes do solo de diferentes formas: Fases sólidas; Fases líquidas; Fases gasosa. É utilizada porque inclui elementos do solo que interagem com as plantas e são essenciais no seu crescimento. Tabela 1. Classificação trifásica dos principais componentes do solo Fases Componentes Descrição Sólida Fração Mineral Partículas de vários tamanhos, resultantes da degradação do material originário (rocha e sedimentos). Fração Orgânica Material resultante da deposição de resíduos vegetais e animais, podendo estar em diferentes graus de decomposição. Organismos vivos e em atividade (bactérias, fungos, algas, artrópodes, nematoides e anelídeos). Líquida Água do solo ou solução do solo Água e sais dissociados. Matéria orgânica em suspensão Matéria orgânica coloidal. Gasosa Ar do solo Sua composição difere quantitativamente daquela do ar atmosférico.

FASE SÓLIDA DO SOLO Formam a parte sólida do solo Partículas minerais + matéria orgânica Formam a parte sólida do solo A quantidade de matéria orgânica, formam a fase sólida do solo e suas proporções são relativamente fixas: São encontrados nos horizontes mais superficiais (O e A1) maior quantidade de MO; Entremeando-se aos materiais sólidos, encontra-se: Ar e água que ocupa os espaços porosos; OBS: logo após uma forte chuva a quase totalidade dos poros está preenchida de água, sendo mínima a quantidade de ar presente.

Fase gasosa do solo A fase gasosa encontra-se em constante equilíbrio com a fase líquida do solo, ocupando predominantemente os macrosporos; A fase gasosa do solo, também denominada atmosfera do solo é constituída pelo ar do solo; Em comparação com a atmosfera terrestre a atmosfera do solo apresenta: maior concentração de CO2 com tendência a aumentar com a profundidade; menor concentração de O2, com tendência a diminuir com a profundidade; umidade relativa mais elevada; concentração de N2 igual ou pouco maior.

A maior concentração de CO2 na atmosfera dos solos explica-se pelas duas importantes reações que se realizam no solo: Respiração vegetal e decomposição: Por microrganismos; Dos resíduos orgânicos incorporados

Fase Líquida do Solo A fase líquida é representada pela solução do solo; Também chamada de água do solo ou água edáfica, retida sob diferentes tensões; A tensão pode ser compreendida como pressão negativa: Força de atração que prende a água à fase sólida; Pode ter diferentes intensidades; A água contida nos capilares, está submetida a forte tensão;

Sem a fase líquida, o desenvolvimento das plantas se tornaria impossível: Daí sua importância no estudo do solo; A água do solo, ao ser absorvida pelos vegetais: Transporta os nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento; É utilizado para manter as funções vitais;

A água pode ser classificada em: Gravitacional – que se perde pela ação das forças de gravidade; Capilar – que fica retida nos poros capilares, contra a força da gravidade: é a água efetivamente disponível para as plantas; Higroscópica – adsorvida pelos coloides do solo, não está disponível para as plantas; De cristalização - que ocorre na estrutura dos minerais e não é considerada como pertencente à fase líquida.

Ponto de Murcha É o teor de água que ainda permanece no solo; Porém não pode ser aproveitada pelas plantas; As raízes não tem força de sucção suficiente para absorver essa umidade; O ponto em que a planta inicia o murchamento – ponto de murcha; A água estará retida a uma tensão de 15 atmosferas, constituindo-se no limite inferior da faixa de água do solo; As plantas podem utilizar a água que está retida no solo numa faixa que vai desde o ponto de murchamento (aprox. 15 atms) até a capacidade de campo ( aprox. 33 atms);

Capacidade de Campo (ponto de saturação) É o teor de máximo de água que o solo pode reter após a drenagem natural; A capacidade de campo é maior nos solos argilosos do que nos arenosos, por apresentarem maior número de microsporos.