A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estrutura do solo: É o arranjo das partículas (areia, silte e argila);

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estrutura do solo: É o arranjo das partículas (areia, silte e argila);"— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura do solo: É o arranjo das partículas (areia, silte e argila);
Importância: - absorção; - movimentação da água no solo; - aeração; - penetração das raízes; - facilidade de cultivo; Entre os torrões do solo encontra-se: - macrósporos; - e dentro dos torrões os micrósporos; Ao contrário da textura a estrutura é facilmente modificada constantemente pela ação do homem (operações do preparo, tratos culturais etc.)

2 Solos compactados: Desestruturados – apresenta baixa infiltração de água; Ocorrência de frequente enxurradas; Raízes deformadas, Alta resistência ao preparo; Pequenas estiagens podem causar sintomas deficiência de água nas plantas. Descompactação: Utilização de um subsolados (mecânico);

3 Solos com boa estrutura: práticas recomendadas:
não queimar a resteva; evitar lavração e gradagem sempre na mesma profundidade; evitar trabalhar o solo muito úmido ou muito seco; fazer rotação de cultura incluindo sempre que possível uma leguminosa; Adotar práticas conservacionistas; Fazer adubação orgânica e/ou adubação verde.

4 POROSIDADE DO SOLO São os espaços deixados pela fração mineral (pedra, areia, silte e argila) ocupado pela água e pelo ar; O seu volume (poros) depende da textura e da estrutura do solo.

5 Solos argilosos: - têm mais poros, somando os grandes e pequenos; - mas precisam de cuidados: - em relação a circulação de ar; - água; - porque o número de macrósporos é pequeno - e o de micrósporo é grande.

6 Solos cultivados têm, menos poros que os solos não cultivados;
Os não cultivados têm mais matéria orgânica: Que mantém o solo mais poroso; Não sofre o peso das máquinas, que o comprimem fechando seus poros; A quantidade de macrósporos em solos não cultivados é maior – não recebem diretamente o impacto das chuvas que pulverizam o solo e fecham os macrósporos; Para certos solos é recomendado o período de descanso (pousio). Obs: um solo ideal deve apresentar alta porosidade sendo metade formado por macrósporos e metade por micrósporos. EX: os latossolos (planalto do RS). Latossolos: 60% porosidade total, sendo 50% de macrósporos e 50% de micrósporos.

7 Os macrósporos – permite maior aeração do solo, maior permeabilidade e evaporação mais rápida da água do solo; Os micrósporos são responsáveis pela retenção da umidade no solo e sua lenta e gradual liberação para as plantas. Constituição do solo


Carregar ppt "Estrutura do solo: É o arranjo das partículas (areia, silte e argila);"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google