Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Modelo OSI O RM-OSI é um modelo de referência p/ interconexão de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Advertisements

MODELO OSI Prof. Baroni Cel.:
Redes de computadores I
Redes de computadores I
Protocolos de Comunicação
2.10) Os elementos básicos de uma Rede
Redes de computadores I
Redes de computadores I
Agenda Aula 4: Modelos de Referência OSI TCP/IP OSI x TCP/IP.
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
Introdução Ligações inter-redes.
CONCEITO BÁSICO DE REDE
CONCEITO BÁSICO DE REDE
Open Systems Interconnection
Modelo OSI OSI é um modelo de referência para interligação de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Introdução Modelo OSI da ISO.
Modelos de Referência.
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
REDES DE COMPUTADORES II
Modelo de referência OSI
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
O Modelo OSI Guilherme Guimarães.
Modelo OSI Trabalho realizado por: Disciplina: Redes de Comunicação
Protocolos e o Modelo OSI
Prof. Diogo Nunes de Oliveira
Aula – 23/10/12 – Redes de Computadores e Telecom
Prof. Msc. Wellington W. F. Sarmento
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
Modelos de Referência OSITCP/IP29/06/06.  Camadas de Protocolos  Modelo de Referência OSI Funcionamento Camadas e Funcionalidades  Modelo de Referência.
Visão Geral de Equipamentos de Rede
UNEMAT-FACIEX MODELOS DE REFERÊNCIA Dr. José Raúl Vento 2005.
Modelo OSI (Open system Interconnection).
Redes de Computadores.
Redes Aula 6 Professor: Marcelo Maia.
ARQUITECTURA TCP/IP.
Prof. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
MODELOS OSI. Introdução Permite a interconexão de sistemas abertos. Desenvolvido pela ISSO (International Organization for Standardization) Fornece um.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
MATA59 - Redes de Computadores I
Conectividade Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira Aula 05 – Modelo OSI.
Arquitectura tcp. Camada tcp Ao contrário do protocolo UDP, o TCP representa um grande incremento de qualidade relativamente ao protocolo IP que lhe serve.
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
TCP/IP.
Escola Secundaria Sebastião da Gama Comunicação de dados Trabalho Realizado por: André Santos 12ºL nº:2 Prof: Carlos Pereira.
Trabalho elaborado por: Ana Beatriz nº1
Modelo OSI.
Modelo de Referência OSI/ISO Modelo OSI
Redes Industriais Prof. Arthur Salgado.
Trabalho realizado por: Tiago Freitas Nº7
Redes e Tipos topologias de redes.
Redes de Computadores e Internet Sistemas de comunicação de dados Professor: Waldemiro Arruda.
Modelo OSI.
Capitulo 04 Camada de Enlace Prof. Ricardo de Macedo.
Administração e Projeto de Redes Material de apoio Conceitos Básicos de Rede Cap.1 10/02/2010.
MODULO 16 Trabalho elaborado por: Ana Beatriz Silva nº1.
Modelo de referência TCP/IP Redes de comunicação de dados Professor Cristiano José Cecanho.
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
Equipamentos de interligação de redes
Modelo OSI.
O QUE FOI OSI ? OSI foi uma das primeiras organizações a definir formalmente uma forma comum de conectar computadores. A sua arquitectura é chamada OSI.
Alessandro D. R. Fazenda
O M ODELO OSI E SUAS 7 CAMADAS Redes. OSI corresponde a Open System Interconection, ou Sistema de Interconexão aberto. É interessante notar que a ordem.
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo OSI Aula 2 IGOR ALVES.
Redes de Computadores Técnico em Informática Prof. Alberto Felipe / Ester.
Transcrição da apresentação:

Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11

Definição Modelo OSI Foi criado em 1977 pela ISO com o objectivo de criar padrões de conectividade para interligar sistemas de computadores locais e remotos. Esta arquitectura é um modelo que divide as redes de computadores em 7 camadas.

Camadas do modulo OSI Os aspectos gerais da rede estão divididos em 7 camadas funcionais com funções bem definidas. Em cada camada devem ser usados protocolos padronizados internacionalmente.

Camada Física(Physical) O sinal passa no meio físico de transmissão (Cabos UTP por exemplo), em formato de sinais eléctricos - em bits (0 e 1). Apenas transmite os bits, e não se preocupa com o seu significado.

Camada de Enlace (Data link) Transforma os bits em unidade de dados, subtrai o endereço físico e encaminha para a camada de rede que continua o processo. Codificação, endereçamento e transmissão de informações, não permite ligação entre redes distintas.

Camada de rede (Network) Traduz nomes lógicos (endereço IP). Não garante que o pacote chegue ao destino. Gerência o tráfego e define as rotas de transporte. A camada de rede realiza roteamento de funções, enviando dados em toda a rede estendida e tornando a Internet possível. Nota: Liga os hosts dentro de uma rede à Internet

3 - A Camada de Rede entende o QUADRO e o transforma em PACOTE; entende MAC e o transforma em IP; mas não entende BITS. 2 - A Camada de Enlace entende os BITS e os converte para QUADROS ou TRAMA. Identifica endereços MAC. 1 -A Camada Física não identifica endereços, só converte sinais elétricos para BITS.

Camada de Transporte (Transport) A camada de transporte é responsável pela qualidade na entrega/receção de dados. Aqui entra o protocolo TCP e o sistema operativo, que controla a transmissão dos dados, detectando problemas na transmissão e corrigindo erros. A camada de transporte possui dois protocolos que são o UDP e TCP.

Camada de Sessão(Session) Reconhece nomes, estabelece comunicação e sincronização nas tarefas dos utilizadores. Permite que aplicações em hosts diferentes partilhem uma sessão. É responsável pela troca de dados e a comunicação entre hosts, a camada de Sessão permite estabeleçam uma comunicação.   Nota: A camada 5 é responsável por iniciar, gerir e terminar a conexão entre hosts

Camada de Apresentação (Presentation) A camada 6 cuida da formatação dos dados, e da representação destes. É a camada responsável por fazer com que duas redes diferentes comuniquem, "traduzindo" os dados no processo de comunicação.

Camada de Aplicação (Application) É onde se inicia ou termina todo o processo. A Camada de Aplicação é a que mais notamos no dia a dia, pois interagimos direto com ela através de softwares como: correio eletrônico, programas de mensagens instantâneas, etc. É basicamente a interface direta para inserção/recepção de dados de aplicativo para aplicativo.