Planejamento familiar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois.
Advertisements

Métodos Anticoncepcionais
Métodos contraceptivos
Métodos contraceptivos
ESCOLA SECUNDÁRIA DOS CASQUILHOS Métodos Contraceptivos
PLANEJAMENTO FAMILIAR
Métodos contraceptivos
BIOLOGIA Prof. Fábio Guerra Sexualidade e Reprodução Humana.
PÂNCREAS E GÔNADAS.
Métodos Anticoncepcionais
Métodos contraceptivos
Métodos Anticoncepcionais
Reprodução.
Ciências Naturais 9º ano ________________________
Métodos contraceptivos
Métodos Anticoncepcionais
REPRODUÇÃO HUMANA.
Contracepção David Lopes 12ºA nº2 Tiago Ferreira 12ºA nº18
Reprodução e Sexualidade
Núcleo Perinatal HUPE – UERJ
Métodos Contracetivos Hormonais
BIOLOGIA VOLUME ÚNICO • 4.ª EDIÇÃO ARMÊNIO UZUNIAN ERNESTO BIRNER
Métodos anticoncepcionais
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
Aulas sistema reprodutor
Aparelho Reprodutor Masculino, Feminino e Métodos Contraceptivos
Planejamento Familiar
CONTRACEPÇÃO Prof. Ivan Araujo Penna.
Aulas sistema reprodutor
Gravidez e Aborto. Gravidez Entende-se por gravidez o período de crescimento e desenvolvimento de um ou mais embriões dentro do organismo feminino que.
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
O que é e como fazer uma contracepção de emergência?
Revisão de Conteúdos do Primeiro Bimestre
REPRODUÇÃO HUMANA.
Reprodução Professora: Teresa almeida
PLANEJAMENTO FAMILIAR
Para que servem? -Prevenir a gravidez /planear a família -Proteger contra as IST- Infeções Sexualmente Transmissíveis (alguns)
*Sistema Reprodutor* Função: garantir a perpetuação da espécie, ou seja, não deixar a espécie entrar em extinção. Temos 2 tipos: Sistema reprodutor feminino.
Métodos Anticoncepcionais. Métodos AntiConcepcionais.
METODOS CONTRACEPTIVOS
O sistema reprodutor Puberdade Adolescência Hormônios Ejaculação
Métodos Contracetivos Não Naturais Químicos
METÓDOS CONTRACEPTIVOS. MÉTODOS CONTRACEPTIVOS É essencial o conhecimento do funcionamento, sua eficácia, vantagens e desvantagens. O desconhecimento.
METÓDOS CONTRACEPTIVOS
METÓDOS CONTRACEPTIVOS
Métodos Anticoncepcionais
Métodos Anticoncepcionais
Transcrição da apresentação:

Planejamento familiar Prof.: Fernanda C. Madeira

Métodos Naturais ou comportamentais São poucos eficazes se não forem combinados com outros métodos. Método da tabelinha ou Ogino-Knaus É o mais indicado para a mulher que quer engravidar, do que para a mulher que quer evitar uma gravidez.

Método da temperatura basal Após a ovulação, a temperatura basal aumenta entre 0,3 e 0,8°C. Existem vários problemas comuns que alteram a temperatura corpórea e dificultam a confecção do gráfico, por exemplo: gripes, noites mal dormidas, necessidade de levantar frequentemente à noite e outros.

Método do muco ou Billing A mulher deve ser orientada a respeito das mudanças que o estrogênio provoca no muco cervical na metade do ciclo. O muco cervical aumenta em quantidade, fica filante e transparente no período ovulatório, lembrando o aspecto de clara de ovo.

Coito interrompido  É um método de contracepção no qual, durante a relação sexual, o pênis é removido da vagina logo antes da ejaculação, impedindo a deposição de sêmen no interior da vagina.

Método da amenorréia da lactação

Métodos de barreira Condom, camisinha ou preservativo Dispositivo de látex (masculino) ou poliuretano (feminino). Retém o sêmen impedindo o seu contato com a vagina bem como a transmissão de microorganismos por via sexual.

Diafragma Anel flexível, que a mulher deve colocar na vagina para cobrir o colo do útero. Deve ser utilizado junto com um espermicida.

Espermicidas Substâncias químicas que imobilizam e destroem os espermatozóides.

Dispositivo intrauterino - Diu É um artefato de polietileno, ao qual pode ser adicionado cobre ou hormônios, atua impedindo a subida dos espermatozóides nas tubas uterinas, não havendo a fecundação.

Anticoncepcionais hormonais orais (pílulas) Fármacos a base de estrógeno e progesterona. Atua inibindo a ovulação, interfere na função das tubas uterinas, alteram as funções endometriais, modificam o muco cervical. Pílulas monofásicas Pílulas multifásicas Pílulas de baixa dosagem ou mini pílulas Pílulas do dia seguinte

Anticoncepcionais hormonais administrados por outras vias Injetáveis : - mensal e – trimestral Implantes Adesivo anticoncepcional

Métodos definitivos: - laqueadura e vasectomia Beijinhos!!!