Arcadismo (Setecentismo)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução ao Romantismo
Advertisements

O romantismo I – Contexto Histórico.
O que estudar para a prova de Literatura do ENEM
YOU NEEDED ME Você precisa de Mim ....
ROMANTISMO Contexto.
Arcadismo Século XVIII.
Tomás Antônio Gonzaga Tomás Antônio Gonzaga (Miragaia, 11 de agosto de 1744 — Ilha de Moçambique, 1810), cujo nome arcádico é Dirceu, foi um jurista, poeta.
Literatura [ Periodização ].
o amor nos tempos modernos
ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração.....
Para refletir... e mudar!!!.
Sobre amor, rosas e espinhos
Frases....
PRECE DE GRATIDÃO Autora Amélia Rodrigues Música Psicografia
Para refletir e mudar... De sempre o melhor... E o melhor virá!
Eu aprendi que a melhor sala de aula do mundo é aos pés de uma pessoa mais velha.
Psicografia Divaldo Franco
Frases....
Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos
PRECE DE GRATIDÃO PRECE DE GRATIDÃO Música Ave Maria, de Gounoud
Amores Loucos    Depois de uma longa noite no melhor dos amores, ele vê uma foto de um outro homem sobre a mesa. Isto lhe incomoda e começa a ficar.
AMIGOS ETERNOS.
Profª. Karen Neves Olivan
A rosa sozinha. Por Suellen..
Por Um Minuto Canta: Bruno e Marrone Dê Enter para ouvir a música.
De sempre o melhor... Para refletir e mudar... E o melhor virá!
TRAGO UMA ROSA PARA VOCÊ
CARTA DE SETH Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos Crystal
EU TE PEDI O QUE ERA MEU PARTIR
Sobre amor, rosas e espinhos
Eu Aprendi.
Reina em Mim Sobre toda a terra Tu és o Rei Sobre as montanhas e o pôr-do-sol Uma coisa só, meu desejo é Vem reinar de novo em mim.
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Wiliam Aquino Um amigo telefonou-me aos primeiros raios do sol. Queria que eu, durante a minha caminhada matinal, olhasse com especial atenção para.
Sou uma poetisa.
Eu sou um poeta.
Tema: Sou um poeta.
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
Profª. Karen Neves Olivan
Literatura : expressão de uma época
By Búzios Slides Para refletir... e mudar!!! Automático.
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração.....
Para aquelas pessoas que fazem
Meu Deus, como és grande! Imenso é teu amor!
Frases Porretas Colaboração: Marcelo Fiolo P. de C. Ferreira.
Deus é o primeiro, o melhor e último”.
Alunas: Camila Thomaselli nº04 Carolina Côrtes nº08 Carolina Molar nº09 Carolina Saade nº10 Carolina Sequeiros nº11.
ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO.
IMACULADA, MARIA DE DEUS,
Amores Loucos Depois de uma longa noite no melhor dos amores, ele vê uma foto de um outro homem sobre a mesa. Isto lhe incomoda e começa a ficar preocupado.
Tema: sou um poeta.
Sinalizaremos a sugestão de transição de slides de acordo com o roteiro enviado previamente. Este slide abertura, para a saudação inicial, pode ser utilizado.
Romantismo (1) 2ª Geração.
CORAÇÃO DESCOMPASSADO
Frases Porretas clicar.
Uma Resposta Inteligente.
POR AMOR, VENHA! De Sidnei Piedade Com som Apresentação de Nadir Berto.
( Filme Cidade dos Anjos )
HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016
Prece de Gratidão.
O que é felicidade?.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
DIA MUNDIAL DA POESIA.
Música:Longa Espera by Flávio Venturini Denise Severgnini Mardilê Fabre Cláudia Zin Vilma.
EU QUERIA SÓ TE DIZER QUE ME FIZESSE ENTENDER O QUE É A VIDA
Transcrição da apresentação:

Arcadismo (Setecentismo) Barroco (Seiscentismo) Literatura de informação Pré-modernismo Romantismo Realismo-Naturalismo Parnasianismo Simbolismo 1ª geração modernista 2ª geração modernista 3ª geração modernista Literatura contemporânea ERA COLONIAL ERA NACIONAL

Professora Karen Neves Olivan A Poesia Romântica Professora Karen Neves Olivan

O amor nos tempos modernos Temática recorrente em todas as artes. Concepção diferente em cada época.

O amor nos tempos modernos Eu sou aquele amante à moda antiga Do tipo que ainda manda flores Aquele que no peito ainda abriga Recordações de seus grandes amores Eu sou aquele amante apaixonado Que curte a fantasia dos romances Que fica olhando o céu da madrugada Sonhando abraçado à namorada (Erasmo Carlos e Roberto Carlos. Amante à moda antiga.)

O amor nos tempos modernos Se ela me deixou, a dor É minha só, não é de mais ninguém. Aos outros eu devolvo a dó, Eu tenho a minha dor. Se ela preferiu ficar sozinha, Ou já tem um outro bem. Se ela me deixou, a dor é minha, A dor é de quem tem. É meu troféu, é o que restou, É o que me aquece sem me dar calor. Se eu não tenho o meu amor, A sala, o quarto, a casa está vazia, A cozinha, o corredor. Se nos meus braços ela não se aninha, A dor é minha dor. É o meu lençol, é o cobertor, Eu tenho a minha dor (...) (Marisa Monte. Verde, anil, amarelo, cor de rosa e carvão.)

O amor nos tempos modernos Lira XIX (Tomás Antônio Gonzaga – 1792) Enquanto pasta alegre o manso gado, minha bela Marília, nos sentemos à sombra deste cedro levantado. Um pouco meditemos na regular beleza, que em tudo quanto vive nos descobre a sábia Natureza. Atende como aquela vaca preta o novilhinho seu dos mais separa, e o lambe, enquanto chupa a lisa teta. Atende mais, ó cara, como a ruiva cadela suporta que lhe morda o filho o corpo, e salte em cima dela. Repara como, cheia de ternura, entre as asas ao filho essa ave aquenta, como aquela esgravata a terra dura, e os seus assim sustenta; como se encoleriza, e salta sem receio a todo o vulto, que junto dele pisa. Que gosto não terá a esposa amante, quando der ao filhinho o peito brando e refletir então no seu semblante! Quando, Marília, quando disser consigo: "É esta de teu querido pai a mesma barba, a mesma boca e testa.” (...) Que prazer não terão os pais, ao verem com as mães um dos filhos abraçados; jogar outros a luta, outros correrem nos cordeiros montados! Que estado de ventura: que até naquilo, que de peso serve, inspira Amor doçura!

O amor nos tempos modernos Lira XIX, de Tomás Antônio Gonzaga Período literário: Arcadismo * Poesia bucólica, que exalta a vida simples na natureza, sinônimo de equilíbrio para o poeta. * Culto à razão, desprendimento dos sentimentos individuais. De mais ninguém, de Marisa Monte * Expressão de um estado emocional particular.

Romantismo Final do séc. XVIII e 1ª metade do séc. XIX. Surgiu na Alemanha e na Inglaterra, mas foi disseminada pela França, por causa da história. Contexto: * Revolução Francesa (1789), cujo lema era Igualdade, Liberdade e Fraternidade, que prometia uma sociedade nova, livre do absolutismo e sensível às necessidades do povo – levou ao poder a burguesia. * Liberalismo * Revolução industrial

Romantismo Opõe-se ao Arcadismo, isto é, ao racionalismo, à contenção e ao intelectualismo. Os pilares de sua expressão são: * o transbordamento da emoção; * o transbordamento da fantasia; * o individualismo.