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Transcrição da apresentação:

Centro Integrado de Tecnologia da Informação Curso de C/C++ Aula 6 Allan Lima http://allanlima.wordpress.com/

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Roteiro História da linguagem C++ Diferenças entre C e C++ Declaração de Classes Ponteiros para Classes

O Surgimento de C++ Criada no Bell Labs em 1983 Por Bjarne Stroustrup Possui a performance de C E as funcionalidades de outras linguagens como Simula e Algol Padronizada apenas em 1997 Bjarne Stroustrup

Comparativo entre C e C++ Foi criada para ser C++ é uma extensão de C Mas não é 100% compatível com C C++ C

Comparativo entre C e C++ Estruturada Orientada a Objetos malloc e calloc new free delete Passagem por valor Passagem por referência stdio iostream Variáveis declaradas no início de um bloco Variáveis declaradas em qualquer parte do bloco

Comparativo entre C e C++ Inteiro como valor booleano Tipo bool Duas funções não podem ter o mesmo nome Duas funções não podem ter o mesmo protótipo Argumentos são sempre necessários Valor defaut para os argumentos Casts simples Novos tipos de cast string como array de caracteres Tipo string

Exemplos hello.cpp comparativo.cpp

Modelando um Retângulo em C struct Retangulo { int altura; int largura; }; int area(struct Retangulo *r) { return r->altura * r->largura; } int perimetro(struct Retangulo *r) { return 2 * (r->largura + r->altura);

Orientação a Objetos Analogia: Objeto Retângulo Largura: 10 Altura: 5 Atributos Área Perímetro Métodos

Orientação a Objetos Objetos são tipos definidos pelo usuário Eles podem ter: Atributos - são as informações que um objeto guarda Métodos - são as funções que determinam o seu comportamento

Classes São definições a partir das quais os objetos podem ser criados As classes determinam quais são os atributos e métodos de um objeto Sintaxe: class nomeDaClasse { corpoDaClasse; } listaDeObjetos;

Modelando um Retângulo em C++ class Retangulo { int largura; int altura; int area() { return largura * altura; } int perimetro() { return 2 *(largura + altura); } ret1; // declara uma variável do tipo Retangulo

Categorias de permissão Membros de uma classe podem ser: public Podem ser acessados em qualquer lugar private Só podem ser acessados pelos membros da própria classe protected Podem ser acessados apenas por membros da própria classe ou das suas sub-classes

Exemplo class Retangulo { int largura; private: int altura; public: int area() { return largura * altura; } protected: int perimetro() { return 2 * (largura + altura); }; Obs.: Por default todo membro de uma classe é considerado private // Exemplo de acesso: int main() { Retangulo r; // Errado: r.altura = 10; r.largura = 40; // OK: int a = r.area(); a = r.perimetro(); }

Classes Quando implementamos um método dentro de uma classe o compilador copia e cola o código toda vez que o método é chamado! O método é dito inline Isto torna o executável mais rápido Mas deixa o executável bem maior Só é bom para métodos muito curtos Qual a solução? Utilizar o operador ::

O Operador :: Permite a implementação de métodos fora da classe A classe passa a possuir apenas o protótipo do método O corpo pode ficar no mesmo arquivo ou em outro Sintaxe: nomeDaClasse::nomeDoMembro Também podemos usar o modificador inline para que mesmo assim o método seja inline

Exemplo class Retangulo { private: int largura; int altura; public: int area(); int perimetro(); }; // força o método a ser inline int inline Retangulo::area() { return largura * altura; } int Retangulo::perimetro() { return 2 *(largura + altura);

Construtor É um método especial que é chamado quando criamos um novo objeto Deve possuir o mesmo nome da classe Não possui retorno É utilizado para inicializar os atributos da classe

Destrutor Método especial que é chamado automaticamente quando um objeto está prestes a ser apagado da memória Deve ter o mesmo nome da classe mas precedido por um ~ Assim como o construtor ele não possui retorno Além disso, ele não pode ter parâmetros

Exemplo class Retangulo { private: int largura; int altura; public: Retangulo(int a, int l); ~Retangulo() { } // destrutor padrão }; Retangulo::Retangulo(int a, int l) { altura = a; largura = l; }

Métodos get e set get set Serve para se ter acesso aos atributos encapsulados de uma classe Exemplo: int getLargura() { return largura; } set Útil para permitir a modificação dos atributos da classe encapsulados void setLargura(int l) { largura = l; }

Exemplo class Retangulo { private: int largura; int altura; public: int getAltura() { return altura;} protected: void setAltura(int a) { // evita um valor inválido if (a > 0) altura = a; } };

Alocação de Memória new delete Aloca memória para um objeto Retorna um ponteiro para a posição alocada Exemplo: Retangulo *r = new Retangulo(10, 15); Retangulo *array = new Retangulo[10]; delete Libera uma região de memória alocada previamente delete r; delete[] array;

Erros Comuns // ... Retangulo r = new Retangulo(10, 15); // Errado: r não é um ponteiro!!! delete r;

Classe e Estruturas C++ permite a criação de estruturas com métodos Estas são praticamente idênticas às classes Porém todos os seu membros são public por default

Exemplo struct Retangulo { int getAltura() {// public por default return altura; } void setAltura(int a) { // public por default if (a > 0) altura = a; private: int largura; int altura; };

Modularizando o seu programa Quando queremos criar um projeto com diversas classes fazemos uso de algumas convenções: Criamos um arquivo “.h” só com a definição da classe e os métodos inline E um arquivo “.cpp” só com a implementação dos seus métodos

Exemplos Retangulo.h Retangulo.cpp main.cpp

Exercícios Crie um classe chamada Ponto: Seus atributos são as suas coordenadas x e y Implemente um construtor que recebe estes dois parâmetros Defina os métodos gets inline e os sets normalmente Escreva um método chamado equals que recebe um outro ponto como argumento retornando true se as coordenadas de ambos forem iguais e false caso contrário. Implemente um método chamado distancia que recebe um outro ponto como argumento e calcula a distância entre os dois Implemente uma classe chamada Circulo Seus atributos são o ponto que determina o seu centro e o tamanho do raio Defina um construtor que recebe estes dois argumentos Defina os métodos gets e set inline Implemente um método chamado equals que recebe um outro círculo como argumento retornado true se as coordenadas e o raio de ambos forem iguais e false caso contrário. Escreva um método chamado área que calcula a área do círculo Crie um método chamado perimetro que calcula o perímetro do círculo

Referências Slides da cadeira de Introdução à Programação do CIn: http://www.cin.ufpe.br/~phmb/ip Arnaut: Oficina de Programação http://www.arnaut.eti.br/op/index.html Programação orientada a objectos em PHP http://www.tutoriaismania.com.br/imprime.php?id=396 Slides de Gustavo (ghpc@cin.ufpe.br) do Curso de C/C++

Agradecimentos Gustavo Henrique Porto Pelo material cedido para montagem da aula