Sistema Urinário É responsável pela estabilidade da composição química do meio interno do organismo; Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Homeostase, excreção e homeotermia
Advertisements

Sistema urinário Equipe de Biologia.
Excreção.
SISTEMA EXCRETOR.
SISTEMA EXCRETOR.
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos.
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
Sistema Excretor Professora Helena.
SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano
SISTEMA EXCRETOR 1.
SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção.
Aparelho Excretor.
SISTEMA EXCRETOR.
Depura sangue Prof.César Lima
SISTEMA URINÁRIO FUNÇÕES: A principal função do sistema urinário é auxiliar na homeostase (equilíbrio do organismo) controlando a composição e o.
Sistema Excretor.
SISTEMA EXCRETOR.
Aula 25 A excreção humana.
A OSMORREGULAÇÃO.
Sistema Excretor (extras)
Homeostase, excreção e homeotermia
Anatomia e Fisiologia Animal Aula 11. Sistema Urinário
FISIOLOGIA DO SISTEMA EXCRETOR (RENAL)
SISTEMA RENAL.
SISTEMA EXCRETOR Prof. João Paulo Gurgel Biologia
SISTEMA URINÁRIO Funções: controlar o volume de urina, a concentração de sais e a excreção dos produtos do metabolismo de compostos nitrogenados LOPES,
Fisiologia Humana Sistema urinário.
FUNÇÃO: HOMEOSTASE OSMEORREGULAÇÃO
Sistema Excretor.
Anatomia e fisiologia animal - Excreção
Colégio Maria Imaculada
Sistema Excretor.
EXCREÇÃO COMPARADA.
Sistema urinário.
Sistema Urinário.
Sistema Urinário Proteja os filtros de seu corpo, Se os rins não funcionam bem, sua saúde vai mal ! Beba 2 litros de água por dia! Viva melhor com menos.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
SISTEMA EXCRETOR HUMANO
SISTEMA EXCRETOR Prof.: Gilmar.
Ciências Cap. 09 Sistema urinário Prof.: Samuel Bitu.
Aula 45 Excreção Humana.
Sistema Urinário.
Eliminando os excretas do sangue.
SISTEMA EXCRETOR.
O corpo humano sistema excretor
Sistema excretor.
Fisiologia do Sistema Urinário
Sistema Urinário e Excretor 8º ano Ciências- Professora Vanesca
Sistemas Excretores Professor Fernando Stuchi.
SISTEMA URINÁRIO HUMANO
FISIOLOGIA COMPARADA EXCREÇÃO.
Excreção Definição: “Eliminação de produtos residuais do metabolismo celular e osmorregulação Unicelulares : vacúolos contrateis Esponjas e celenterados.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Prof. Guilherme Garcez Cunha.
Sistema Urinário.
Sistema Excretor Amanda Dantas.
EXCREÇÃO Eliminação de resíduos metabólicos e de substâncias tóxicas ingeridas ou originadas no próprio organismo.
Função, Constituintes, Mecanismo de ação
CIÊNCIAS, 8º Ano do Ensino Fundamental
Eliminação de produtos da atividade celular
Sistema Excretor BALA 2011.
SISTEMA URINÁRIO.
É um conjunto de órgãos que produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção do organismo. Os dois rins filtram todas as substâncias da corrente.
Estrutura e função do rim
Professora: Ayesa Aseff
SISTEMA EXCRETOR Professora Lívia Pola.
A ureia é produzida fígado (detoxificação hepática). 2 NH 3 + CO 2 → H2NH2N CH2NH2N O + H 2 O Excretas: substâncias que passam pelo interior das células.
Transcrição da apresentação:

Sistema Urinário É responsável pela estabilidade da composição química do meio interno do organismo; Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias nitrogenadas tóxicas (denominadas excretas que provêm principalmente da degradação de aminoácidos ingeridos nos alimentos), produzidas durante o metabolismo celular. Curiosidade: Aves marinhas obtém água dos alimentos que ingerem. Répteis marinhos e aves marinhas possuem na cabeça uma glândula de sal, que eliminam uma solução concentrada de cloreto de sódio.

Resíduos Nitrogenados Classificação quanto ao tipo de excreta: Amoniotélicos (animais que excretam amônia) → essa substância é extremamente tóxica aos organismos, sendo a alta solubilidade em água, uma propriedade química considerável durante a evolução principalmente dos invertebrados aquáticos e peixes ósseos. Ureotélicos (animais que excretam uréia) → substância solúvel em água, contudo menos tóxica que a amônia. Sintetizada no fígado dos vertebrados a partir da reação da amônia e o gás carbônico, representa uma estratégia adaptativa de certos animais terrestres: os anelídeos, os peixes cartilaginosos, os anfíbios, e os mamíferos. Uricotélico (animais que excretam ácido úrico) → substância de toxicidade baixa e insolúvel em água, uma forma mais adaptável à vida terrestre, utilizada pelos insetos, répteis e aves.

Cada produto de excreção de um organismo está relacionado ao tipo de ambiente onde vive.

Sistema Urinário Humano É composto pelos rins e pelas vias urinárias; É responsável pela regulação hídrica e iônica do organismo; As vias urinárias compreendem o ureter, a bexiga e a uretra.

Os rins Possuem externamente o córtex e internamente a medula. Recebem sangue das artérias renais e o devolvem para as veias renais para a veia cava inferior.

Os néfrons são as unidades funcionais dos rins Os néfrons são as unidades funcionais dos rins. Cada néfron apresenta duas partes principais: a cápsula glomerular e os túbulos renais. Estes são envolvidos por capilares que transportam o sangue a ser filtrado.

Formação da urina A urina se forma nos néfrons basicamente em duas etapas: a ultrailtração glomerular e a reabsorção tubular. É na cápsula glomerular que ocorre aultrailtração glomerular, que consiste no extravasamento de parte do plasma sanguíneo do glomérulo renal para a cápsula glomerular. O líquido extravasado é chamado filtrado. Da cápsula glomerular, o filtrado passa para os túbulos renais, onde ocorre a reabsorção tubular de substâncias importantes ao organismo como água, glicose, vitaminas, aminoácidos e sais minerais diversos. No duto coletor haverá mais absorção de mais água, finalizando a produção da urina que será conduzida à bexiga pelos ureteres.