2ª Visita Ensaio da Festa 17/09/2006.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JESUS REZA A DEUS SEU PAI
Advertisements

Chapeuzinho Rosa ♥.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Início da Novena 05/10/2007.
Diagnóstico Rápido Participativo
1ª Visita 12/09/2006.
No quintal de Seu Zeca, pouco antes do início do ensaio e mais tarde que a hora marcada para que este começasse, Seu Zeca falava a Seu Dola da necessidade.
Festa do Rosário e 14/10/07. Quando cheguei ao distrito, no sábado as 18 horas e 40 minutos, Seu Dola conversava na porta de sua casa com um rapaz.
4ª Visita Festa de doze pra treze. 12/05/2007. Cheguei na Festa do dia doze pra treze, que é assim chamada pelos membros do grupo de Congado, às vinte.
Posteriormente a esta homenagem houve ainda a entrada na Igreja de uma mulher junto com sua filha, estas estavam doando para a Igreja uma imagem de Nossa.
Desta rua retornamos até chegar à Igreja. Ao nos aproximarmos desta, o sino tocava anunciado a chegada da banda para o início da celebração. Neste percurso.
8ª Visita - Ensaio - 19/08/2007. Este dia é o que havia ficado combinado com as mulheres para realização da caminhada transversal, ao chegar próximo a.
O grupo se dividiu em duas filas. Quando perguntei se poderia fotografar e gravar tudo, responderam-me que eu poderia ficar a vontade, teria apenas que.
No intervalo entre uma música e outra, Seu Dola anunciou que a irmandade havia sido convidada para participar das festividades de aniversário da cidade.
Da casa de Juquita fomos até a casa do Rei e da Rainha que repassaram a coroa no último ano, que fica na Rua Argina Silvino. Estes dois são genro e filha.
Cantos Missa 9hs dia 10/05/09.
A Boneca e a Rosa.
Para as mulheres "Cuidem de suas amigas".
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
UMA FAMÍLIA ESPECIAL.
CONVIDE O AMOR PARA INVADIR SUA CASA.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
JUSTIN BANBER - Fila de autógrafos - JUSTIN BANBER
A CRIANÇA E DEUS.
3ª Visita Festa do Rosário /10/2006.
Maria a Bem-Aventurada
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
Abrão era filho de Taré, da família de Noé, e morava com a esposa num lugar chamado Harã. Mas um dia Deus disse a Abrão: “Você deve partir de Harã com.
Uma criança pergunta a Deus Clique com o mouse para avançar.
a primeira árvore disse:
Vida! Homenagem às mães..
A eucaristia Começar.
O Tapetinho vermelho.
Natal Natal História de Natal.
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
A CADEIRA VAZIA Apoie para começar. Cliquez pour débuter.
O casamento de Isaque e Rebeca
O PROFETA MIQUÉIAS PROFETIZA SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Tapetinho Vermelho.
O Santo Padre na missa desta terça-feira (28 de Janeiro de 2014) falou sobre a fecundidade da oração de louvor. Ao comentar a primeira leitura, extraída.
E você, quem escolheria? Uma mulher regava o jardim de sua casa.
Pediu, então, a um anjo mensageiro que fosse chamar Pedro. O anjo chegou aonde Pedro estava. Tomava conta da entrada do céu. Parecia muito feliz e tranqüilo.
“E chamou o Senhor Deus o homem e lhe perguntou:
A menina dos olhos castanhos
Torre de marfim.
Na cidadezinha, bem na divisa Brasil/Argentina, a igreja enche para a missa das 10h. Argentinos, brasileiros, prefeito, etc... O padre começa o sermão:
Dialogo com Deus!.
ESTA DIZEM SER UMA HISTÓRIA REAL
Era uma vez uma menina chamada Flori.
Minha Missão 1 Coríntios 9:16
Carta de Paulo a Filemon
“Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em.
JOÃO, JÁ VELHINHO, FOI LEVADO
Irene Alvina Alice Clicar.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
Relacionamento com Deus
1ª Carta do Apóstolo João à Igreja de
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Uma conversa com Deus.
A CRIANÇA E DEUS
Deus honra José, o Escravo
Salmo de Davi escrito quando os moradores de Zife, à traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. SALMO,
Rei, Rei da Glória Rei, Rei da glória (2x) Na presença do Rei vamos celebrar Um canto de vitória vamos entoar Todo joelho diante dele há de se dobrar Pois.
Os pastorinhos de Fátima.
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. FÁTIMA É UM LUGAR DE ORAÇÃO. NOSSA SENHORA DISSE QUE É MUITO IMPORTANTE REZAR. VÊM PESSOAS DE TODO O MUNDO REZAR NO LUGAR ONDE.
Transcrição da apresentação:

2ª Visita Ensaio da Festa 17/09/2006

Cheguei ao ensaio, que acontecia após o almoço num domingo, junto com pessoas da comunidade do Buieié, que tinham vindo até o Fundão para o ensaio. Vanuza, moradora desta comunidade, disse-me haver um grande número de pessoas do Buieié que participam da Festa do Rosário. Junto dela estavam seu filho; Seu João de Deus, dançador antigo do Congado, de setenta e um anos; e Seu Antônio Cornélio, de sessenta e seis anos. Quando cheguei ainda eram poucas pessoas na casa de Seu Zeca. Estas, a medida em que iam chegando cumprimentavam os presentes com um “Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo”. Enquanto o ensaio não começava pude conversar com algumas pessoas. Perguntei a Dona Ana, esposa de Seu Zeca, se ela também participava do ensaio, ela respondeu-me que “só os homens dançam o Congado, tem é que fazer uma banda só de mulher”. .

Seu João de Deus disse que o pessoal do Buieié sempre participou da Festa do Rosário, “num ano a Santa ficou lá em casa, lá no Buieié, foram lá buscar ela pra trazer pra Igreja no dia da Festa”. Numa conversa entre Seu Dola e Seu João de Deus, que estavam próximos à mim, Seu João de Deus contava que foi convidado para ir a uma Festa de outro Congado, Seu Dola aconselhava: “O outro Congado eu até vou assistir, mas dançar eu não danço não. Tavam querendo te levar pra dançar em outro lugar?”. Seu João de Deus respondeu que o Congado dele era aquele dali.

Seu João de Deus, morador do Buieié, antigo participante da Festa do Rosário no Fundão.

Os nomes de Seu João de Deus e seu parente Antônio Cornélio, constam numa lista de presença que possui uma grande quantidade de nomes. No dia do ensaio haviam cinquenta presentes: trinta adultos e vinte crianças. Chamou-se por quatro mulheres: Dona Maria José Lauriano (Rainha Congo) e as três porta bandeiras. Dona Maria e uma dentre as três portas bandeiras estavam presentes.

Após a chamada foi anunciado que um membro pediu para deixar a irmandade. Foi anunciada também a entrada de Bruno, de sete anos, que foi advertido que naquele dia poderia dançar sem o casquete (chapeuzinho), mas da próxima vez não. Seu Dola, que fez a chamada, tem anotado a data de entrada e saída de todos os participantes.

João Décimo disse estar muito feliz com minha presença para conhecer a Festa de Nossa Senhora do Rosário. Começou sua fala no ensaio dizendo: “Que bom que esse menino vem ver nosso movimento e vai levar para frente”. Ao conversar comigo, ele disse ser “engraçado como que com o passar do tempo as pessoas vão ficando com vergonha, perdendo a fé e deixando o movimento. Parece que os jovens só participam dos movimentos da Igreja para aparecer. Aqui no Fundão até pra fazer as coisas na Igreja tá ficando difícil; nas Igrejas do Silvestre e da Cachoeirinha os ofertórios são uma beleza, só cê vendo; aqui no Fundão não se faz mais nada disso direito. A bíblia pede isso, não foi inventada agora, é do princípio do mundo. O pessoal do Congado é quase todo mundo da nossa família e não se pode ter vergonha da família. Tem dia que não tem nem as três meninas pra carregar o mastro de Nossa Senhora”.

O ensaio começou com a reza de um Pai Nosso e uma Ave Maria O ensaio começou com a reza de um Pai Nosso e uma Ave Maria. Combinou-se que a partir daquele dia o Rei Congo rezaria a primeira parte das rezas e o grupo responderia o restante. Organizou-se após a reza uma fila por ordem de altura, mas sempre com o violeiro (João Décimo) a frente. Se tivesse mais uma viola também viria a frente, se tivesse cavaquinho também.

Ao começar o ensaio, Seu Zeca e Seu Dola propuseram cantar músicas que seriam entoadas na festa.