Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informática aplicada à contabilidade
Advertisements

Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Sistema Operacional Introdução
Sistemas Operacionais
Noções de Sistemas Operacionais
Informática Aplica Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Comandos do Linux SO II.
Sistemas Operacionais - 2
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Módulo IV Sistemas operacionais
Aula 04-a Sistemas operacionais
Introdução à Informática
Introdução à Informática
Sistema Operacional LINUX
Fundamentos de Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
Threads.
Aula 6 – Sistema Operacional
LINUX.
Introdução ao Sistema Operativo
Sistemas Operacionais Introdução
Sistemas Operacionais
GSO I ETEC João Bellarmino – Unidade Itapira 1º Módulo
Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.
Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Gestão de Sistemas Operacionais II
Sistemas Operacionais de Redes de Computadores
Conhecendo os Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS II
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS
Introdução à Informática
Sistemas operativos - o que são. -Carateristicas. - diferenças
Sistemas Operacionais
PIRATAS DO V ALE DO SILÍCIO Prof. André Aparecido da Silva.
Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial
SISTEMAS OPERATIVOS UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE FACULDADE DE ENGENHARIA ENGENHARIA INFORMÁTICA – PÓS LABORAL 2012 CADEIRA DE INFORMÁTICA.
SIO – Sistemas Operacionais Jailson Batista Fev/2003 UNIBRATEC.
S ISTEMAS O PERACIONAIS Prof. André Aparecido da Silva.
Computação L1: Infra-Estrutura Básica
Sistemas Operacionais
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
Software livre Uma visão geral: dos primórdios dos gnus ao atual habitat dos pingüins.
Sistemas Distribuídos
Sistemas Operacionais
Sistemas operacionais
Hardware e software Alunos: Vinicius Brunelli e Pedro Armando
Colégio Agrícola “José Bonifacio” Sistemas Operacionais Prof. Carlos Eduardo Caraski.
Sistema Operativo Um sistema operativo basicamente é o ``volante´´ do computador (em comparação ao carro),este controla o computador, este permite uma.
FUNDAMENTOS DE COMPUTAÇÃO
Sistemas Operacionais
História dos Sistemas Operativos
Sistemas Operacionais Aula 2 Danielle Costa
Tipos de Sistemas Operacionais
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS.
Capítulo 5 Entrada/Saída 5.1 Princípios do hardware de E/S
Sistemas Operacionais Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
Visão Geral do Sistema Operacional Linux Elisabete Tomomi Kowata UnUCSEH - Anápolis.
Sistemas Operacionais de Redes Introdução ao Linux IGOR ALVES.
GNU/Linux LEONARDO ESTRELA, Nº20, 10ºITM Índice Introdução História Software Livre Download Kernel Linux Ubuntu Unix Conclusão Interface do GNOME, uma.
Transcrição da apresentação:

Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Fernandes Gonçalves Sistema Operacional

Esquema do Computador Software Hardware Sistema Operacional

Sistema Computacional = hardware + software Tipos de Software: Programas do sistema: gerenciam a operação do computador Programas de aplicação: programas de usuário Sistema Operacional: principal programa do sistema, que controla todos os recursos do computador (dispositivos físicos e funções de software).

90% computadores domésticos  Sistema Operacional Todos os computadores necessitam de um programa para operar. Eles recebem o nome de Sistema Operacional. Os mais utilizados são: WINDOWS 90% computadores domésticos  Comercializado  LINUX  90% servidores de rede   Gratuito 

USUÁRIOS SISTEMA OPERACIONAL HARDWARE

Software Proprietário Toda empresa cobra pelo produto que desenvolve e distribui. Software Livre Executar o programa para qualquer propósito; Estudar seu código fonte e adaptá-lo para que se comporte como desejado; Copiá-lo e distribuí-lo da forma que foi recebido; e Melhorá-lo e distribuir as modificações.

Um bom artista copia, um GRANDE artista rouba Vídeo - Piratas do Vale do Silício Filme documenta a ascensão do computador pessoal e a rivalidade entre Apple Computer (Apple II e o Apple Macintosh) e Microsoft (DOS, PC da IBM e Windows). Esteve Jobs( Apple ) x Bill Gates ( Microsoft) Um bom artista copia, um GRANDE artista rouba Picasso Linus Torvalds (Linux = Linus + Unix)

O Linux é distribuído comercialmente por várias empresas, com pequenas diferenças. Esses diferentes “sabores” de Linux são conhecidos como distribuições: Red Hat Enterprise Linux Slackware Open Suse Debian Ubuntu Linux Educacional

TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS Monoprogramáveis / Monotarefa Multiprogramáveis / Multitarefa Sistemas com Múltiplos Processadores

TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

-03/8/2011 - Tipos de Sistemas Operacionais Trabalho 1° Percurso: -03/8/2011 - Tipos de Sistemas Operacionais Mono –Tarefa – Multi-tarefa Multiprocessadores Citar Exemplos de Sistema Operacionais

Monotarefa - multitarefa

TIPOS de Trabalhos Batch -  através de um lote de tarefas enfileiradas, de modo que o sistema operacional só processa a próxima tarefa após o término completo da tarefa anterior.

TIPOS de Trabalhos 1 2 3

Classificaçãopor Tipos de Trabalhos de um SO. Time Sharing – Este conceito significa compartilhamento de tempo, ou seja, o tempo ocioso entre os processos são compartilhados com outros processos para dinamizar o sistema

TIPOS de Trabalhos

TIPOS de Trabalhos Real Time

Modo de Execução do Sistema Operacional Modo Usuário Modo Kernel Esta divisão permite que os aplicativos sejam executados com segurança.

O que é Kernel Kernel é núcleo do sistema operacional. Ele é o grande responsável por fazer a interação entre essas camadas. Em outras palavras, é o Kernel que gerencia os recursos do sistema e permite que os programas façam uso deles.

Finalidades Básicas do Kernel O principal propósito do Kernel(núcleo) é gerenciar os recursos do computador e permitir que outros programas rodem e usem destes recursos: Processador Memória

Quando liga o computador... O kernel inicia a detecção dos hardwares Carrega o Sistema Operacional Depois do usuário logado no computador, o kernel passa gerenciar as principais funções do sistema operacional:

O Kernel(núcleo) tem a função de gerenciar todos os recursos do computador; O Kernel do sistema operacional é residente na memória e, quando necessário, chama do disco programas do sistema operacional não residentes; Ainda que muitas de suas funções sejam ocultas, você terá de se comunicar diretamente com o sistema operacional para começar a usar um pacote de softwares aplicativos e executar várias tarefas de gerenciamento; As duas formas básicas de interface com o usuário são a interface de linha de comando e a interface gráfica; O sistema operacional MS-DOS e Linux e muitos outros sistemas operacionais de computadores de grande porte usam a interface de linha de comando. Grupo 3

Divisão de Acesso do Sistema Operacional Modo Usuário: Esse modo protege o hardware da ação direta do usuário. Ele Estabelece critérios de uso dos recursos e ordem de acesso aos mesmos, impedindo violação de espaço de memória de processos concorrentes e tentativas de acesso simultâneo a um mesmo recurso  gerência e proteção dos dispositivos. O modo usuário é feito de subsistemas com capacidade de transmitir requisições para os drives modo núcleo apropriados usando um gerenciador de entrada/saída. Dois subsistemas constituem a camada de modo usuário: o sistema Ambiental e o sistema Integral.

Divisão de Acesso do Sistema Operacional Modo Kernel: Esse modo protege o hardware da ação direta do usuário. Ele Estabelece critérios de uso dos recursos e ordem de acesso aos mesmos, impedindo violação de espaço de memória de processos concorrentes e tentativas de acesso simultâneo a um mesmo recurso  gerência e proteção dos dispositivos. No modo Kernel, quando o CPU está em modo kernel, ele é considerado confiável de execução de software , e assim ele pode executar qualquer instrução e referenciar qualquer memória de endereços (ou seja, locais na memória).   O kernel (que é o núcleo do sistema operacional e tem controle total sobre tudo o que ocorre no sistema) é um software confiável, mas todos os outros programas são considerados software não confiável.   Assim, todos os software de modo usuário deve solicitar o uso do kernel por meio de uma chamada de sistema para executar instruções privilegiadas, como o processo de criação ou entrada / saída de operações.