A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 04-a Sistemas operacionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 04-a Sistemas operacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 04-a Sistemas operacionais
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA - ENG05207 Aula 04-a Sistemas operacionais Profs: Dr. Alexandre Rosa dos Santos Dr. Geraldo Regis Mauri ENG Informática

2 Introdução Um SO faz o papel de intermediário entre o aplicativo e a camada física do hardware. É um conjunto que permite a abstração do hardware, ou seja, o SO é uma das partes mais fundamentais do computador. Ele oferece aos usuários a facilidade de se comunicar com o computador e serve de plataforma para a execução de programas aplicativos. Se não houvessem sistemas desse tipo, todo software desenvolvido deveria saber se comunicar com os dispositivos de hardware do computador de que precisasse. É o SO quem precisa saber lidar com os dispositivos, sabendo falar com a placa de som, com a internet, com os disquetes, etc. Um software que seja feito para funcionar neste sistema não precisará de informações específicas do equipamento.

3 ...Introdução Esse software chamará funções do kernel (núcleo) e o sistema operacional é que fará a comunicação, repassando os resultados. Cada sistema operacional pode ter uma maneira própria e distinta de comunicar-se com o hardware, razão pela qual é comum que softwares feitos para um sistema operacional não funcionem em outro, principalmente no caso de linguagens compiladas. Uma outra forma de conceituar sistema operacional é como um gerenciador de recursos. É função do SO identificar que dispositivos estão ociosos e ocupados, como por exemplo, dividir o tempo de uso da CPU entre os vários processos, alocar e gerenciar o uso de memória principal e secundária.

4 Principais funções Como o sistema operacional é necessário para controlar muitas funções mais básicas dos computadores, ele continua em execução até a máquina ser desligada. Suas principais funções são: Proporcionar interface com o usuário; Gerenciar os dispositivos de hardware; Gerenciar e manter os sistemas de arquivo em disco; Dar suporte a outros programas. DICA: Ao introduzirmos alguma informação ou dar algum comando para a execução de uma tarefa o computador basicamente faz a gestão de controle da memória, supervisão de entradas e saídas de dados, organização e carregamento de programas, criação, manipulação, edição e eliminação de arquivos.

5 Tipos de SOs Monousuário: permite acesso de apenas um usuário de cada vez. Multiusuário: permite acesso simultâneo de múltiplos usuários ao computador. Monotarefa: permite a realização de apenas uma tarefa de cada vez, ou seja, executa apenas um aplicativo de cada vez. Multitarefa: permite a execução de mais de um aplicativo ao mesmo tempo.

6 Exemplos de SOs Windows 95: Sistema operacional “plug and play”, que permite a fácil instalação de dispositivos. Sistema GUI (Interface gráfica com usuário). Funciona em computadores 386 e posteriores. Multitarefa. Windows NT: Sistema operacional para rede de computadores. Também é um sistema GUI. OS/2: Sistema com inteface GUI. Funciona com computadores 286 e posteriores. Multitarefa. DOS: Sistema operacional baseado em comandos. Monousuário. UNIX: Sistema operacional desenvolvido para minicomputadores. Usado em diferentes tipos de computadores. Multiusuário e Multitarefa.

7 Tipos de interfaces Interface de comando e interface gráfica.
Para usar o sistema operacional com a interface de comando (CLI), digita-se comandos (palavras) utilizando o teclado do computador. Com a interface gráfica com o usuário (GUI), seleciona-se ações usando o mouse.

8 ...Tipos de interfaces CLI (Command Line Interface)
Os sistemas operacionais que se comunicam através da interface CLI, operam e manipulam informações e executam ações através de comandos digitados pelo usuário através do teclado. São bastante limitados em execução de tarefas e utilizam-se do mínimo de desempenho dos computadores e são muito pouco versáteis. Trabalham com o sistema monotarefa, monousuário, monoprocessamento, etc. Exemplos: Microsoft DOS, Apple DOS, Digital Researsh DOS, IBM PCDOS, CP/M entre outros.

9 ...Tipos de interfaces GUI (Interface gráfica com o usuário)
Proporcionam aos usuários, maior facilidade na operação e comunicação com os gráficos. As suas principais características: Formato de comunicação gráfico; É voltado ao usuário que não se utiliza da informática; Interação com o sistema feita através do mouse; Utilização da metáfora da mesa de trabalho (desktop) que representa uma mesa de trabalho eletrônica constituída de objetos como ícones, janelas, cortinas, caixas de diálogo, elevadores, botões etc. Navegador para acesso a Internet; Exemplos: Windows, Mac OS, Conectiva Linux, Sun Unix, IBM OS/2 entre outros.

10 Linux Baseado no Unix É uma solução integrada em uso de sistema operacional de qualidade profissional e caráter gratuito, que permite uma drástica redução de custos em empresas, e instituições acadêmicas e governamental. Há algum tempo atrás ele era bastante completo em relação com os softwares que o acompanhavam, porém tinha poucos softwares de terceiros, o que hoje deixou de ser um problema.

11 ...Linux Ele é gratuito, porém há empresas especializadas em fazer a distribuição industrializada de pacotes, como manuais, CD’s de instalação, programas entre outros, cobrando valores bem mais acessíveis que as licenças de softwares não gratuitos. No Brasil a principal empresa autorizada a fazer a distribuição Linux é a Conectiva. Algumas distribuições: Conectiva Kurumin (brasileira) Kalango Debian Fedora Knoppix Mandriva Red Hat Slackware SUSE Ubuntu Yellow Dog Linux (para Mac)

12 ...Linux

13 Windows É o mais popular entre os usuários de microcomputadores e o mais compatível com a ampla gama de softwares e equipamentos de hardware do mercado. Não é o melhor sistema operacional para computadores PC, uma vez que a sua estrutura interna é desorganizada, o que confere a ele menor estabilidade e uma maior probabilidade a apresentar erros. Embora atualmente ele tenha melhorado muito, suas principais características no que diz respeito à aplicação de novas tecnologias, foi muitas vezes copiadas de outros sistemas operacionais. Porém é o sistema operacional mais versátil para microcomputadores da atualidade, e apresenta entre algumas de suas vantagens a de possuir várias versões destinadas para certas rotinas de uso, todas elas oferecendo alguma vantagem na área em que são destinados.

14 ...Windows Versões: Windows 1.0: Lançado em 1985.
Windows NT: Lançado em 1993. Windows 95: Lançado em 1995. Windows 98: Lançado em 1998. Windows ME: Lançado em 2000. Windows 2000: Lançado em 2000. Windows XP: Lançado em 2002. Windows 2003: Lançado em 2003. Windows Vista: Lançado em 2006.

15 ...Windows


Carregar ppt "Aula 04-a Sistemas operacionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google