Objetivo: Descrição de Caso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Geração de Energia Elétrica Através das Ondas do Mar
Advertisements

CCB - Curva Característica da Bomba
UNIVERSIDADE E TECNOLOGIA Como a utilização inteligente de novas tecnologias pode ajudar Instituições de Ensino a ecnomizar recursos financeiros e humanos,
Instrutor: Edson Pires da Silva
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
Qual das vazões se usa no dimensionamento da tubulação
Eletrobrás PROGRAMA NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS SISTEMAS DE BOMBEAMENTO E AR.
Energia Útil Calor e Frio Paradigmas e Desafios
Energia Útil Calor e Frio Paradigmas e Desafios
Eficiência Energética
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
Soluções Avançadas em Gerenciamento de Energia
Conservação de Energia
Controle de Saneamento Remoto
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Aula de Assistência Sexta-feira 13!.
LEONARDO GEMMA, LUCA DI PILLA,FELIPPE FRANCESCONI
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Estudos de Contemporaneidade
Premissas Ambientais no desenvolvimento do Projeto
V & S ener r gia. CONSULTORIA EM ANÁLISE DE PERFIL DE CONSUMO ENERGÉTICO.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Iniciamos evocando o conceito de uma instalação de recalque
SELEÇÃO DA BOMBA HIDRÁULICA DE FLUXO
Vasos Sanitários de Caixa Acoplada
Sistemas Prediais de Suprimento de Água Quente
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Energia Solar Bianca e Laura 2M2.
Eficiência Energética
Válvulas de Bóia. Válvulas de Bóia Válvula de Expansão de Pressão Constante.

POTÊNCIA / FATOR DE POTÊNCIA
A importância da modelagem hidráulica
USO RACIONAL DA ÁGUA 1) Ao escovar os dentes, deixe a torneira fechada e use um copo para enxaguar a boca. Consumo 0,2 litro com torneira aberta.
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
ELETROTÉCNICA.
Aquecedor Solar de baixo custo combinado com isolamento geotérmico
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelApresentação Projeto META | Mar-2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica 14/05/2012 Projeto META TR.
DIMENSIONAMENTO rede de distribuição de água
Dia do Design Sustentável
Gás - Reduz até 50% no consumo de gás GN e GLP Tecnologia inovadora e patenteada no INPI Av. Carmem Miranda, 2099 | Jd. Madrid | Maringá - PR Fone: (44)
Daniel Omar Soria Santos Wagner Pinho Monteiro Francisco Ataide Thiago Yakomizo
O POTENCIAL DOS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS INTERLIGADOS À REDE ELÉTRICA EM ÁREAS URBANAS: DOIS ESTUDOS DE CASO Carolina da Silva Jardim, Eng. Civil
Materiais x Equipamentos
Universidade São Judas Tadeu Engenharia de Produção
Ciclos de potência.
Redes de sensores sem fio em ambiente industrial para medição inteligente de energia elétrica Definição do problema: A energia elétrica seguindo uma tendência.
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
Como Economizar? Renato Moreno Munhoz Síndico
TÍTULO DO TRABALHO Nome dos alunos Nome do Orientador Curso de xxxxx Industrial - FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE. INTRODUÇÃO “O progresso material.
O Produto Filtro Lumilight
PME Projeto Integrado II - 2º Semestre 2005 Departamento de Engenharia Mecânica - EPUSP Estudo de viabilidade para racionalização energética do.
Agradecimentos: Ao Hospital Estadual Vila Alpina e ao Seconci SP pelo apoio e auxílio com todo material necessário ao desenvolvimento do estudo. Ao utilizar.
MEDIÇÃO FATOR DE POTÊNCIA
Energieeffizienzprojekte1. 2 Evolução nos preços de energia no exemplo do „Gás“
A Utilização Racional de Energia (URE) consiste num conjunto de acções e medidas, que têm como objectivo a melhor utilização da energia. A URE é cada.
Comportamento em função de parâmetros dimensionais e operacionais.
FORUM MINEIRO DE ENERGIA RENOVÁVEL ENERGIA SOLAR J. Fernando Contadini
Ações de fomento das energias renováveis na Habitação Mara Luísa Alvim Motta Gerente Executiva GN Sustentabilidade e RSA.
Apresentação Energia Solar Fotovoltaica em empreendimentos de Habitação Popular na Paraíba em empreendimentos de Habitação Popular na Paraíba.
Slide 1 / 19 31/5/2016 PEA2200 Aula 2: Suprimento de Energia PEA 2200 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade Aula 3 – Usos finais de eletricidade.
II. Resistência elétrica
Dê um nome para sua ideia ETAPA 3 FORNECIMENTO DE GN PARA COMPLEMENTAÇÃO E/OU ENRIQUECIMENTO DE BIOGÁS EM UNIDADES MOTOGERADORAS DE ETEs USO ECOEFICIENTE.
EXERCICIO “Diagnóstico energético, eficiência energética, substituições inter-energéticas e correlação entre energia, desenvolvimento e meio ambiente”
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA CIÊNCIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO.
Energia Solar Condicionamento de Energia – EEL 805 Esthefânia Costa Joana Campos Juliana Bertoni Caio Bachega Gustavo Giansante.
Transcrição da apresentação:

Aquecimento Solar em Sistemas Públicos de Habitação com Dispositivo Inteligente Objetivo: Descrição de Caso O projeto nas residências de sistemas de habitação trata-se da implatanção de equipamentos coletores, reservatórios e demais instalações para aquecimento solar. Diferencia-se do convencional pela ausencia da resistência no reservatório, com o backup elétrico no próprio chuveiro e com o gerenciamento inteligente em cada banheiro. - O Dispositivo Inteligente fez dele um projeto solidamente viável, o que não era possível com os anteriores sistemas de aquecimento solar. A grande diferença esta agora na forma de garantir eletronicamente os resultados de RCB esperados pela implantação.

Dispositivo Inteligente Trata-se de um equipamento que é instalado em cada banheiro, que tem a seguinte missão: A) evitar que se perca a água fria residente nas tubulações, B) garantir que o sistema tenha restrições reais no Horário de Ponta, C) suprir o despreparo do usuário do sistema com uma automação individual. Algumas funções: 1 - Acionamento x Temperatura (o usuario erra, ele corrige) 2 - Potência Máx x Horário (bloqueia potencias maiores no Horário de Ponta) 3 - Potência Máx (permite que o chuveiro só possa ser usado como real complemento do sistema) *Soluciona o desperdício de água gerado pelos atuais projetos solares.

Benefícios: Esse projeto é uma grande arma em busca da planificação da curva de carga nacional, fazendo com que a infraestrutura de Geração, Transmissão e Distribuição toda seja beneficiada. A curva de carga é hoje desviada para a Ponta pelo setor Residencial no Brasil, e uma correção dessas beneficia o meio ambiente e a carente Infraestrutura energética nacional de uma maneira inusitada. Nunca tivemos um grande benefício com projetos de aquecimento solar, bombas de calor, GN e os outros justamente pela falta do Dispositivo Inteligente. Os projetos anteriores aumentavam o consumo de água, por estarmos habituados, no Brasil, a controlar a temperatura do banho pela Vazão, abrindo ou fechando a válvula do chuveiro. Alexandre Sedlacek Moana www.energias.com.br alex@energias.com.br