A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Materiais x Equipamentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Materiais x Equipamentos"— Transcrição da apresentação:

1 Materiais x Equipamentos
Operações Unitárias Materiais x Equipamentos

2 Caldeira é um recipiente cuja função é, entre muitas, a produção de vapor através do aquecimento da água. As caldeiras produzem vapor para alimentar máquinas térmicas, autoclaves para esterilização de materiais diversos, cozimento de alimentos e de outros produtos.

3 CALDEIRAS

4 CALDEIRAS

5 Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os reservadores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo. É constituída por diversos equipamentos integrados , para permitir a obtenção do maior rendimento térmico possível e maior segurança. Esta definição abrange todos os tipos de caldeiras, sejam as que vaporizam água, ou outros fluidos e que utilizam qualquer tipo de fonte de energia, inclusive as elétricas, reatores químicos ou nucleares.

6 Para que servem? As Caldeiras são usadas nas indústrias para produzir vapor saturado e vapor superaquecido.As indústrias precisam de vapor saturado nos seus processos industriais, por exemplo: Cozinhar Alimentos Secar Madeira Fazer Papel O Vapor superaquecido normalmente é usado na geração de energia elétrica, acionado uma turbina a vapor, que por sua vez toca um gerador de energia elétrica.

7 TUBULAÇÕES Tubulação é um conjunto de tubos e acessórios voltados ao processo industrial, principalmente para distribuição de gases, óleos, vapores, lubrificantes e demais líquidos industriais e, chegam a representar 70% do custo dos equipamentos, ou 25% do custo total da instalação.

8 As tubulações industriais são utilizadas em indústrias de processamento, químicas, petroquímicas, refinarias de petróleo, alimentícias e farmacêuticas para transportar fluídos de uma entrada (bomba), para uma saída (reservatório).

9 Cilindros de gases

10  sistema de distribuição de gases

11 Vasos de pressão são todos os reservatórios, de qualquer tipo, dimensões ou finalidades, não sujeitos à chama, fundamentais nos processos industriais que contenham fluidos e sejam projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica, ou submetidos à pressão externa, cumprindo assim a função básica de armazenamento. Em refinarias de petróleo, Usinas de Açucar e Etanol, Indústrias Químicas e Petroquímicas os vasos de pressão constituem um conjunto importante de equipamentos que abrangem os mais variados usos. 

12 Vasos de Pressão

13 SILOS

14 A produção de grãos é um dos principais segmentos do setor agrícola, não só no Brasil, mas em todo o mundo. No Brasil, a soja é a "estrela" da nossa agricultura, além dela, toda a produção de grãos já representa mais de 100 milhões de toneladas por ano.  Os silos metálicos é ainda escasso mas estes são muito utilizados nas áreas rurais e portuárias.

15 Construção Esses equipamentos podem ser fabricados a partir da madeira, da alvenaria, do concreto ou do aço. No entanto, os silos mais utilizados atualmente, sobretudo no Brasil, são aqueles fabricados a partir de sistemas metálicos. Isso se justifica também porque os silos metálicos são mais apropriados ao armazenamento de materiais agropecuários, garantindo maior eficiência e durabilidade.

16 Acidentes Quanto às explosões, os silos para cereais são considerados os mais perigosos. Porém, é importante lembrar que a concentração de pós nesses complexos contribui para as explosões. As mais frequentes explosões deste tipo são causadas por: pós de materiais metálicos; pós de materiais plásticos e pós de produtos agrícolas. Não só a existência do pó, mas sim a sua quantidade e distribuição no recinto, a umidade, a concentração de oxigênio e o tamanho e a temperatura da fonte de ignição também aumentam a probabilidade de explosão de um silo.

17 Melhorias Um problema encontrado em silos é a formação de arcos no interior da massa, o que impede o devido escoamento do material. Isso acontece pela falta de ventilação, causando fermentação deste material. Para isso, recomenda-se o uso de silos inclinados para facilitar o escoamento desses produtos. Além disso, é possível acrescentar melhorias como o sistema de areação, termometria e respiros. O sistema de areação retira a umidade e resfria os grãos armazenados, mantendo um ambiente simples para não deteriorar o grão. Os respiros complementam esse trabalho de areação, diminuindo a pressão interna durante a carga e descarga do mesmo e evacuando o ar do sistema de areação. O sistema de fluxo serve para verificar a temperatura do material armazenado.

18 EXPLOSÕES DE SILOS

19 Sistemas de vibração para silos

20 Transportes de sólidos
Sólidos difíceis de manusear Formas diversas: peças grandes e angulares, extensas e contínuas lâminas ou pós finos. Podem ser: quentes, abrasivos, frágeis, explosivos ou plásticos. Manuseio: Armazenamento Transporte Alimentação

21 Armazenagem em pilhas

22

23 DEFINIÇÃO

24 DEFINIÇÃO

25 DEFINIÇÃO

26 DEFINIÇÃO


Carregar ppt "Materiais x Equipamentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google