A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGURANÇA NAS OPERAÇÕES COM AR COMPRIMIDO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGURANÇA NAS OPERAÇÕES COM AR COMPRIMIDO."— Transcrição da apresentação:

1 SEGURANÇA NAS OPERAÇÕES COM AR COMPRIMIDO.
SEGURANÇA DO TRABALHO – METALURGICA ONIX

2 O AR COMPRIMIDO O Ar comprimido é conhecido mundialmente como importante forma de energia, insubstituível em diversas aplicações e ocorre da compressão do ar ambiente (ar atmosférico). Suas vantagens são a conveniência, a flexibilidade e a segurança apresentada em suas operações.

3 CONTAMINANTES DO AR COMPRIMIDO
O ar ambiente é contaminado por partículas sólidas como: poeiras, microorganismos, vapores d’água, fumaça de óleo diesel, dióxido de carbono, monóxido de carbono, óxido nitroso, dióxido de enxofre, etc...

4 CONTAMINANTES DO AR COMPRIMIDO
Durante o processo de compressão, o ar comprimido também é contaminado pelo óleo lubrificante do compressor e por partículas sólidas provenientes do desgaste das peças móveis do mesmo. Na tubulação de distribuição, o ar comprimido ainda pode arrastar ferrugens e outras partículas.

5 AGRAVANTES A pressão e a temperatura do ar comprimido, potencializam os efeitos prejudiciais de todos os contaminantes, pois a redução gradativa da temperatura ao longo da tubulação causa a condensação de alguns contaminantes gasosos. Ao atingirem a fase liquida (condensado), esses contaminantes estarão presentes no fluxo de ar sobre diferentes aspectos, desde um filete condensado depositado nas partes inferiores da tubulação e dos equipamentos, passando por pequenas gotas e chegando até a aerossóis microscópicos, dispersos entre as moléculas do ar comprimido.

6 O RESULTADO DA MISTURA DE TODOS OS CONTAMINANTES É UMA EMULSÃO ÁCIDA (CORROSIVA) E ABRASIVA!!

7 O PERIGO DE APLICAR O AR COMPRIMIDO SOBRE O CORPO HUMANO.
A presença de ar ou gases nos tecidos conjuntivos (partes da pele) é conhecido como”EFISEMA SUBCUTÂNEO”. Uma definição mais simples seria “AR DEBAIXO DA PELE”.

8 O PERIGO DE APLICAR O AR COMPRIMIDO SOBRE O CORPO HUMANO
Devido o perigo que representa, o ar comprimido não deve ser aplicado sobre o corpo, usado para a limpeza de roupa de trabalho ou para tirar pó ou sujeira do cabelo, afinal um jato de ar comprimido pode: Romper um Tímpano, Causar hemorragia interna ao penetrar pelos poros da pele, Descolar a retina dos olhos, Causar infecções na pele, Inflamações nos tecidos conjuntivos por causa das impurezas presentes no ar comprimido.

9 O MAL DE MICHELIN Pode ocorrer de penetrar ar em baixo do tecido subcutâneo podendo até causar Embolia Subcutânea (também conhecida por Mal de Michelin pelo fato do acidentado aparentar ter “bolhas de ar” por várias partes do corpo).

10 EMBOLIA GASOSA A lesão poderá ser fatal se o ar chegar a penetrar em um vaso sangüíneo, porque pode produzir bolhas de ar que interrompe a circulação do sangue. Essa lesão denomina-se “EMBOLIA GASOSA”

11 PROJÉTEIS Pode-se empurrar ou arremessar partículas de metal ou outros materiais, a velocidades tão altas, que os convertem em mini projéteis perigosos para o corpo e principalmente para o rosto e olhos.

12 Use o Ar comprimido com cuidado, mantenha-o longe dos ouvidos, nariz e dos olhos. Use-o somente para os fins a que é destinado. Faça sua parte, trabalhe com segurança!! SEGURANÇA DO TRABALHO – METALURGICA ONIX


Carregar ppt "SEGURANÇA NAS OPERAÇÕES COM AR COMPRIMIDO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google