Sistema nervoso Conceito:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução ao Sistema Nervoso
Advertisements

Desenvolvimento do Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Tecido  Tecido nervoso.
Sistema Nervoso.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Medula Espinhal Prof.Mara Marinho.
Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO Células do Tec. Nervoso Morfologia do Neurônio
TIPOS DE CÉLULAS DIVISÕES
MENINGES O SNC E A MEDULA ESPINHAL SÃO COBERTOS POR 3 CAMADAS DE TECIDO CONJUNTIVO DENOMINADAS DE MENINGES; ESTAS TEM A FUNÇÃO DE PROTEÇÃO SUSTENTAÇÃO.
Sistema Nervoso Central
EMBRIOGÊNESE E ORGANIZAÇÃO GERAL DO SNC.
Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO Células do Tecido Nervoso Morfologia do Neurônio
DIENCÉFALO E TELENCÉFALO
SISTEMA NERVOSO Silmara de Jesus Jorge.
Sistema Nervoso Prof.ª: Alline Batista.
SISTEMA NERVOSO O Sistema nervoso consiste de agregação altamente complexa de células. Neurônios: células especializadas em receber e transmitir sinais.
MEDULA ESPINHAL Parte do sistema nervoso central (SNC)
EXERCÍCIOS PARA PROVA PRÁTICA
FUNÇÕES DO SISTEMA NERVOSO
Introdução ao Sistema Nervoso Central
Wendell Rafael Silva da Nóbrega Therence Yves Pereira Barros da Silva
Componentes do Sistema Nervoso Central
Prof. Regis Romero.
SISTEMA NERVOSO – CAP.14 8ª SÉRIE
Ciências A coordenação nervosa– cap. 07 (8ª série)
SISTEMA NERVOSO.
Fisiologia Humana Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Anatomia Macroscópica
Sistema Nervoso .
EMBRIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO
Sistema Nervoso.
Morfofuncional V.
Anatomia Humana Profa Camila
Profa. Danielle Accardo de Mattos
FUNÇÃO SENSITIVA FUNÇÃO INTEGRADORA FUNÇÃO MOTORA
Sistema Nervoso.
BIOLOGIA I.
Aula 1 Larissa T Genaro Neuroanatomia.
NEURÔNIOS NEURÔNIO AMIELÍNICO NEURÔNIO MIELÍNICO.
Profª Me Camila Mantoani
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso.
EVOLUÇÃO DO SISTEMA NERVOSO: Os Nervos Espinhais
Anatomia Seccional do Crânio.
SISTEMA NERVOSO (OBJETIVOS ESPECÍFICOS I PARTE)
SISTEMA NERVOSO.
Embriologia do Sistema Nervoso
Tecido Nervoso.
Sistema Nervoso.
Embriologia, Divisões e Organização Geral do Sistema Nervoso.
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
PROFESSORA: ROSANA MORAES
ANATOMIA MACROSCÓPICA E DIVISÕES
Osso Parietal Osso Frontal Osso Occipital Osso Temporal Osso Esfenóide.
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
Sistema Nervoso Aula 1 Profª. Sandra Castro.
Disciplina de Fisiologia
MEDULA ESPINHAL Profa. Mariana Requião.
Sistema Nervoso Professora Fabiana Silva. Característica Capta e Recebe Estímulos Elabora a Informação Emiti a Resposta.
Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Células NEURÔNIOS IMPULSO NERVOSO SALTATÓRIO FORMADA PELOS OLIGODENTRÓCITOS – SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) FORMADA.
SISTEMA NERVOSO.
Anatomia do sistema nervoso dos animais domésticos
Sistema Nervoso – parte 1
Constituição do sistema nervoso
ANATOMIA DA CABEÇA E DO PESCOÇO
Transcrição da apresentação:

Sistema nervoso Conceito: As funções orgânicas, bem como a integração do animal no meio ambiente estão na dependência de um sistema especial denominado sistema nervoso. Isto significa que este sistema controla e coordena as funções de todos os sistemas do organismo.

Vesículas primordias O SNC origina-se do tubo neural que, na sua extremidade cranial, apresenta três dilatações denominadas vesículas primordiais: Prosencéfalo, mesencéfalo e o rombencéfalo. O restante do tubo é a medula primitiva.

Telencéfalo O Prosencéfalo Diencéfalo O mensencéfalo Mesencéfalo Metencéfalo O Rombencéfalo Mielencéfalo

Telencéfalo Diencéfalo Cérebro Mesencéfalo Mesencéfalo Metencéfalo Cerebelo e ponte Bulbo Mielencéfalo

Ventrículo encefálicos e suas comunicações Nas transformações sofridas pelas vesículas primordias, a luz do tubo neural primitivo permanece e apresenta-se dilatadas em algumas das subdivisões da aquelas vesículas, constituindo os chamados ventrículos que se comunicam entre si:

Forame interventricular A luz do telencéfalo corresponde aos ventrículos laterais (direito e esquerdo). Forame interventricular A luz do diencéfalo corresponde ao terceiro ventrículo. Aqueduto cerebral A luz do rombencéfalo corresponde ao quarto ventrículo.

Divisão do sistema nervoso Sistema Nervoso Central ( SNC ) Sistema Nervoso Periférico ( SNP ) Sistema Nervoso Autônomo (SNA) Meninges O encéfalo e a medula espinhal são envolvidos e protegidos por lâminas ou membranas de tecido conjuntivo chamados, em conjunto, meninges.

Estas lâminas são, de fora para dentro: Meninges Estas lâminas são, de fora para dentro: Dura-máter É a mais espessa delas Partem fibras delicadas, constituindo uma rede semelhante a uma teia de aranha Aracnóide

É a mais fina, está intimamente aplicada ao encéfalo e à medula. Pia-máter A aracnóide é separada da dura- máter por um espaço denominado espaço subdural e da pia-máter pelo espaço subaracnóide, onde circula o líquor.

Líquor No espaço subaracnóide e nos ventrículos circula um líquido de composição química pobre em protéinas, denominado líquido cérebro-espinhal ou líquor, sendo uma de suas mais importantes funções proteger o SNC, agindo como amortecedor de choques. O líquor pode ser retirado e o estudo de sua composição pode ser valioso para diagnóstico de doenças. É produzido no Plexo Coróides ( ventrículos laterais).

Divisão do Sistema Nervoso Central Encéfalo e medula Cérebro Cerebelo Encéfalo Tronco Encefálico mesencéfalo Tronco Encefálico ponte bulbo

A maior parte do encéfalo corresponde ao cérebro A maior parte do encéfalo corresponde ao cérebro. Na superfície dos dois hemisférios cerebrais apresentam-se sulcos que delimitam giros. O cérebro pode ser dividido em lobos, correspondendo cada um, ao osso do crânio com que guardam relação. Assim temos um lobo frontal, occipital, parietal e temporal.

Disposição da substâncias branca e cinzenta do SNC A observação atenta de um corte de encéfalo e medula, permite reconhecer áreas claras e áreas escuras que representam, respectivamente, o que se chama de substância branca e substância cinzenta. A primeira está constituída de fibras mielínicas e a segunda de corpos de neurônios.

Cérebro Medula espinhal No cérebro podemos visualizar uma massa de substância branca, revestida externamente por uma fina camada de substância cinzenta. O córtex. Medula espinhal Na medula, a substância cinzenta forma um eixo central contínuo ( H medular ) envolvido por uma substância branca.