A PEDAGOGIA DA TEMPESTADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDENDO A CONSOLIDAR COM JESUS
Advertisements

A Graça do Senhor Deus na vida de Bartimeu
Jesus faz milagres. Leste no Evangelho como Jesus curava os enfermos e se preocupava com os que tinham necessidades?
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
Jesus ensina-nos o caminho do Céu Evangelho quer dizer “boa nova”
Escutando o oratório de S. Paulo de Mendelssohn “Levantemo-nos”
Sintamos presente o “Senhor Jesus”, escutando Tomás Luís de Victoria
no Evangelho de S. Marcos
MARCOS 13:1-4.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
___ ___ _________ (Mateus 14,31).
O confronto do Evangelho com a Idolatria
A HISTÓRIA DE UM EX-CEGO “Só sendo cego para ver”
CALMARIA.
A GRAÇA DO SENHOR DEUS NA VIDA DE BARTIMEU.
Tema: Aprendendo com as tempestades da vida.
TOQUE DE JESUS.
Uma perspectiva Bíblica
Evangelho segundo São Marcos Capítulo 05 Vers. 01 a 43
“E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia. Mas os discípulos vieram acordá-lo,
MEU FILHO SEM PALAVRAS.
O que procuro? Onde procuro?
(Mateus 14,31).
Mateus 13 - A parábolo do Joio
ALCANCE KIDS Jesus chama seus discípulos para orar.(Mateus 26)
Um testemunho eficaz Lucas 7:1-10.
CRER SEM VER: DESAFIO DA FÉ CRISTÃ
ENFRENTANDO AS TEMPESTADES DA VIDA
“Ouvindo o que havia ocorrido, Jesus retirou-se de barco, em particular, para um lugar deserto. As multidões, ao ouvirem falar disso, saíram das cidades.
O Ministério de Jesus Cristo
A Profundidade de Deus Lc. 8: 22-39
Quando as nuvens negras dos pensamentos tormentosos cobrirem com escuro véu o horizonte de tuas esperanças e a barca de teu coração agitar-se, desgovernada,
Restaurados por Cristo - Nicodemos
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.
JONAS: DE COSTAS Jonas JONAS: DE COSTAS Jonas
“Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre!” 2 Pedro 3.18.
Reorganizando as.
A Fé que transforma sua vida
Tema: Aprendendo com as tempestades da vida.
Jesus cura e um homem cego recupera a visão: Lucas
Sem Medo de Viver Medo das piores hipóteses
Vença o medo Mateus
Vença o medo Mateus
As qualidades do discípulo de Cristo
Texto Bíblico Mc a 52. Texto Bíblico Mc a 52.
Conhecer a Cristo Lucas 8:
Tempestades virão.
AS TEMPESTADES DA VIDA 35 E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado. 36 E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim.
- Senhor, salva-nos! Perecemos! Perguntou-lhes, então, Jesus:
O Projeto do Reino de Deus
NATUREZA HUMANA, OS FRUTOS DO ESPÍRITO E AS INFLUÊNCIAS DO MUNDO
Jesus Cristo chama os primeiros discípulos
FURACÃO KATRINA. FURACÃO MICKEY CORAÇÃO DO FURACÃO.
Nos ensinar nos fazer compreender nos endireita nos ajuda  A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro,
Carta do Apóstolo Paulo
JESUS E PEDRO.
(Mateus 14,31) Você conhece esse cena do Evangelho, não é? Ela retrata o momento em que Jesus anda sobre as águas Ela retrata o momento em que Jesus.
Como Vencer as Provações da Vida?
Ora, eis que se levantou uma grande agitação no mar, de modo que o barco estava sendo coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. E eles vieram.
QUE A TUA VONTADE SEJA FEITA”
A TEMPESTADE.
Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais ( milagres ) que não estão escritos neste livro. João 20:30.
40 TEMPO DE CONFIANÇA “E disse-lhes: Onde está a vossa fé?” — (LUCAS, capítulo 8,versículo 25.)
“A multidão ajuntou-se contra Paulo e Silas, e os magistrados ordenaram que se lhes tirassem as roupas e fossem açoitados...
Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata - Trabalho de Crianças, Intermediários e Adolescentes – Jesus, o Abrigo Seguro - 3 a aula Escola Bíblica Dominical.
Escola Bíblica Dominical
Transcrição da apresentação:

A PEDAGOGIA DA TEMPESTADE MARCOS 4. 35-41

MARCOS 4. 35-41 35 Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem. 36 E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam. 37 Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água.

38 E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos? 39 E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança. 40 Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? 41 E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?

INTRODUÇÃO Deus é bom , sempre bom. Às vezes, porém, não conseguimos ver a bondade de Deus nas circunstâncias da vida; mas, ainda assim, Deus continua sendo sempre bom. As tempestades da vida não anulam a bondade de Deus. Jesus passara todo o dia ensinado à beira mar sobre o reino de Deus. Ao final da tarde, ele deu uma ordem aos discípulos. Deveriam entrar no barco e passar à outra margem, para a região de Gadara, onde havia um homem possesso. Enquanto atravessavam o mar, Jesus, cansado dormiu. Em seguida uma tempestade terrível os surpreendeu, enchendo de água o barco. O propósito deste texto é mostrar a você que as tempestades que nos assolam podem estar fora do nosso controle, mas jamais se encontram fora do controle divino.

I- COMO SÃO AS TEMPESTADE DA VIDA Podemos aprender algumas lições importantes com esse episódio: 1) As tempestades da vida são inesperadas (Mc.4.37) As tempestades não mandam aviso. Elas chegam à nossa vida sem mandar recado e sem pedir licença. 2) As tempestades da vida são perigosas. Mateus diz que “o barco era varrido pelas ondas” (MT 8.24). Muitas vezes, as tempestades chegam de forma tão intensa que deixam as estruturas da nossa vida abalada. Põem no chão aquilo que levamos anos para construir. 3) As tempestades da vida são impossíveis de administrar. Elas são maiores do que as nossas forças. Há problemas que nos deixam com uma profunda sensação de impotência.

I- COMO SÃO AS TEMPESTADE DA VIDA 4) As tempestades da vida são surpreendentes. Muitas vezes, as tempestades mais borrascosas que enfrentamos na vida não vêm de horizontes distantes nem trazem coisas novas, mas apanham aquilo que era ordinário e comum em nossa vida, e bota tudo de cabeça para baixo.

II- OS CONFLITOS QUE ENFRENTAMOS NAS TEMPESTADES DA VIDA 1) Como conciliar a obediência a Cristo e a tempestade? (Mc4.35 “...passemos para outra margem..”) 2) Como conciliar a tempestade e a presença de Jesus ? Mc 4.35 Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem. 36 E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; ... 3) Como conciliar a tempestade e o sono de Jesus ? (Mc4. 38 E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; ...)

III- AS GRANDES PERGUNTAS FEITAS NAS TEMPESTADES DA VIDA Marcos apresenta- nos três perguntas e todas são instrutivas. Aqui temos a pedagogia da tempestade: 1a Pergunta (“Mestre, não te importa que pereçamos?(Mc 4.38) Em primeiro lugar, esse grito evidencia o medo gerado pela tempestade. Em segundo lugar, esse grito evidencia alguma fé. Em terceiro lugar, esse grito evidencia uma fé deficiente.

2a Pergunta) “Por que sois assim tímidos. Como é que não tendes fé 1ª A promessa de Jesus (Mc4.35) 2ª A presença de Jesus (Mc4. 36) 3ª A paz de Jesus (Mc 4.38) 4ª O poder de Jesus (Mc 4. 39)

3a Pergunta)“Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? (4.41) Jesus é o Mestre supremo que veio estabelecer o reino de Deus (Mc 4.34) Jesus é perfeitamente homem (Mc 4.38) Jesus é perfeitamente Deus (Mc 4.39) Jesus é aquele que tem toda a autoridade para libertar o aflito ( Mc4.39,41)