II – As Principais características do Romantismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
Advertisements

O romantismo I – Contexto Histórico.
Espiritualidade do Encantamento
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
A bendita entre as mulheres
Romantismo “Se quisermos defender a liberdade, precisamos negar o mundo exterior.” (Fichte)
o amor nos tempos modernos
Professora: Tânia Valéria
Literatura - Prof. Hélia
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
construção da felicidade
Pelas Portas do Coração
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
Não há nada comparado.
Do Livro Momentos de Luz
Mulheres , apaixonem -se
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
A LUZ DA LUA É A LUZ DO SOL Angela Guilhermina de Almeida Beirão.
ROMANTISMO.
ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO.
Mulher Poesia *FALCÃO S.R*
Profa Dra Suzana Lopes Salgado Ribeiro MPB/SP.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
CARTA DE SETH Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos Crystal
POR GENTILEZA, DESLIGUE O SEU CELULAR.
Carlos Drummond de Andrade
Reencontro.
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
JUNTO ÀS ÁGUAS DESTE MAR
Reina em Mim Sobre toda a terra Tu és o Rei Sobre as montanhas e o pôr-do-sol Uma coisa só, meu desejo é Vem reinar de novo em mim.
Não Há Deus Maior Não há Deus maior Não há Deus melhor
O SOL E A LUA INICIAR Pesquisa e edição Prof. Elazier Barbosa
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Hino da CF Ah! Quanta espera, desde as frias madrugadas,
ERA UMA VEZ... Havia uma ilha, e lá viviam todos os sentimentos
PRINCIPAIS ESCRITORES DE PROSA ROMÂNTICA NO BRASIL
Romantismo Prof. Juarez Poletto.
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
Revisão – professora Margarete
1 OLHANDO A SAGRADA FAMÍLIA, JESUS, MARIA E JOSÉ, * SAIBAMOS FAZER A PARTILHA DOS GESTOS DE AMOR E DE FÉ. MARIA, MÃE SANTA E ESPOSA EXEMPLAR; * JOSÉ, PAI.
Antologia Poética do Romantismo
Feliz com Maria A mãe de Jesus é proclamada mãe de Deus. A base da fé cristã se dá em Jesus, por Ele não ser apenas um homem e sim também Deus. O filho.
MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves. MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Meu irmão, minha irmã, nesse tempo de “pipocar de luzes” vivemos a expectativa de uma Grande Visita. Meu irmão, minha irmã, nesse tempo de “pipocar.
Chuva de graça , pedimos a Ti, Chuva de graça, derrama em nós, Canto de entrada Chuva de graça , pedimos a Ti, Chuva de graça, derrama em nós, Chuva.
Áureos tons da natureza, paleta das mãos de Deus,

MAS EU BEM SEI QUE O MEU FUTURO *
Em Sua Criação, uma palavra, entre todas as que o Pai pronunciou, foi absolutamente singular. Esta não poderia ser tanto objeto da inteligência como.
Pelas Portas do Coração
É noite enluarada, Olhei para o céu, Dentre as infindas estrelas, uma se destaca, Reflete uma luz maior, Emparelha-se a outra menor.
Castelos virtuais (01) Irene Alvina.
Romantismo (1) 2ª Geração.
Principais autores e obras.
Caríssimos, Hoje fixaremos o nosso olhar no rosto de Cristo que se apresenta a nós, no Tabor, na transfiguração. Contemplemo-lo não só num momento mas.
A excelência da criação e da Palavra de Deus Salmo 19 (Davi)
Naquele silêncio, cheio de mormaço de
Senhor minha vida esta vazia
" És precioso aos meus olhos..." (Isaias 43,4 ).
Click para mudar de slide
Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”. Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”
Obrigado por estar aqui Hoje! Deus te abençoe grandemente!!!
PELAS PORTAS DO CORAÇÃO
Somos a Igreja de Cristo parte 1
EU AMO A NATUREZA... SER E TER... SER E TER... AUTORIA: NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES
Oo sonho NORMA SILVEIRA MORAES SLIDES APRESENTA O SONHO QUE MOVE O IDEAL NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
ROMANTISMO NO BRASIL – 1836 “SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADES” – GONÇALVES DE MAGALHÃES CONTEXTO HISTÓRICO: Revolução Francesa ( 1789) A vinda da Família Real.
ROMANTISMO ( no Brasil de 1836 a 1881)
Transcrição da apresentação:

II – As Principais características do Romantismo

O Romantismo foi um movimento que ocorreu em quase todo o mundo ocidental. Há, porém, traços comuns que podem ser verificados em todos os lugares onde o movimento floresceu.

•Manifestação do choque com o cotidiano e com a realidade. As grandes transformações que vêm acontecendo desde o “século das luzes” guardam contradições. Ao lado da queda do poder das aristocracias, da crescente e eufórica burguesia, do progresso, surgem desequilíbrios que o liberalismo e o socialismo utópico prometeram resolver e não cumpriram. Os ideais de liberdade – igualdade – fraternidade tão decantados continuaram apenas no papel e longe das ruas onde campeavam as injustiças sociais.

Na literatura romântica manifesta-se um sentimento de insatisfação com o mundo, uma atitude de rebeldia profunda em relação a todas as convenções.

•Predomínio da imaginação: O artista revela incrível capacidade de criar mundos irreais. Há como um desejo obsessivo de evadir-se para épocas remotas no passado e lugares exóticos e pitorescos. Esse aspecto do romantismo é uma das manifestações do choque do “eu” com o mundo. A natureza aparece como que personificada, transcendente e divina. A imaginação faz o transporte da realidade física para a mais pura abstração.

“Eu amo a noite taciturna e queda! Amo a doce nudez que ela derrama. E a fresca aragem pelas densas folhas do bosque murmurando; Então malgrado o véu que envolve a terra, A vista do que vela, enxerga mundos, e apesar do silêncio, o ouvido escuta Notas de etéreas harpas.” (Gonçalves Dias)

• Subjetivismo: É essa característica a própria alma do Romantismo. Toda a realidade do mundo é traduzida segundo a ótica pessoal do autor. Não há modelos nem regras a seguir, o que se manifesta é o mundo interior, a liberdade criadora.

• Evasão: Há no poeta o desejo de evadir-se no espaço e no tempo, indo para um mundo imaginário de sonhos e fantasias onde se revelam emoções pessoais. A morte, o suicídio, as imagens macabras podem ocorrer aqui. Mais uma vez manifesta-se o choque do “eu com o mundo”.

“Por isso, ó morte, eu amo-te e não temo. Por isso, ó morte, eu quero-te comigo. Leva-me à região da paz horrenda. Leva-me ao nada, leva-me contigo.”

•Senso de Mistério: A presença constante do sobrenatural e do terror levam a uma manifestação de mistério, de imagens evanescentes, fugazes e até apavorantes. Trata-se de uma faceta da visão excessivamente pessoal da realidade.

“Quem és tu? quem é tu? Vulto gracioso, Que te elevas da noite na orvalhada? Tens a face nas sombras mergulhadas... Sobre as névoas te livras vaporoso... Quem é tu? Quem és tu? És minha sorte! És talvez o ideal que est’alma espera! És a glória talvez! Talvez a morte!... (Castro Alves)

• Consciência da Solidão: Essa característica decorre também do choque do “eu” com o mundo. Não há lugar para o poeta, a saída é a fuga ou a morte.

“Vivi na solidão – odeio o mundo. E no orgulho embucei meu rosto pálido como um astro na treva... Senti a vida um lupanar imundo – Se acorda o triste profano esquálido A morte fria o leva.” (Álvares de Azevedo)

•Reformismo: Ao invés de isolar-se do mundo, o artista pode quere transformá-lo. É nessa trilha que encontramos Castro Alves, ligado à causa abolicionista ou à luta por justiça social.

“Quebre-se o cetro do papa, Faça-se dele uma cruz! A púrpura sirva ao povo Pra cobrir os ombros nus” (Castro Alves)

•Religiosidade e Fé: O Artista crê em si mesmo, no mundo que cria e sobretudo em Deus. Quanto à religiosidade cabe-nos ressaltar que não é uma constante.

•Culto da Natureza: A natureza é vista pelos românticos como o local de alívio para todos os males da alma, de perfeita tranqüilidade. O “mito do bom selvagem” é de essência romântica: o homem em estado natural ainda não contaminado pela civilização. A natureza no romantismo não é apenas pano de fundo, é participativa e se funde à própria alma do artista. O culto à natureza e ao homem natural produziu-se no romance brasileiro através de obras como O Guarani, Iracema, etc.

•Predomínio de Sentimento sobre a Razão: A paixão e o amor são a medida de todas as coisas. No Romantismo a poesia passa a ser auto-retrato de paixão é sincera e emocionada. Revela extremos de sacrifícios, de tristeza, bem como de alegria plenas.

•Idealização da Mulher: A mulher entre os românticos é divinizada, inatingível e de estonteante beleza.

(Trecho de Senhora, de José de Alencar). “Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela. Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro: foi proclamada a rainha dos salões. Tornou-se a deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade. Era rica e formosa. Duas opulências que se realçam como a flor em vazo de alabastro; dois esplendores que se refletem, como o raio de sol no prima do diamante. Quem não se recorda da Aurélia Camargo, que se atravessou o firmamento da corte como o brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira o seu fulgor? (Trecho de Senhora, de José de Alencar).

Quanto aos aspectos estéticos, o Romantismo inovou a poesia Quanto aos aspectos estéticos, o Romantismo inovou a poesia. As formas poéticas até então conhecidas como: a ode, o soneto, a elegia e outras deram lugar a formas livres e inéditas. O poeta passa a gozar também de liberdade de escolha da metrificação e no ritmo. Os românticos começaram na poesia um processo de libertação estética que vem a culminar na grande explosão modernista do século XX.